Tarte de frangipane e frutos silvestres – Boas férias!

Estamos de férias e com pouco tempo de internet.  Ainda sim, e agradecendo já os vossos votos de melhoras e a vossa atenção, deixo-vos os meus desejos de umas férias felizes, cheias de dias passados ao Sol e descanso. Para celebrar o mês de Agosto, partilho convosco uma deliciosa receita de Verão. Um abraço e até breve.

Esta tarte com recheio de amêndoas e frutos silvestres é tão deliciosa e leve que não sei como me escapou até agora. A tarte em si é muito versátil e de acordo com a época do ano podemos ir alterando as frutas e sabores do recheio. Frangipane é uma mistura de ovos, açúcar, manteiga e amêndoas picadas que, embora possa parecer estranho, faz um pouco lembrar as queijadas de Sintra. A receita original é do Chef Matt Moran do programa Masterchef Australia.

Eu preparo a receita toda com um processador de alimentos, mas podem fazer a massa à mão e usar uma batedeira para o frangipane. Como não gosto de massa de tarte doce, substitui o açúcar pelo mesmo peso de farinha. Metade da receita da massa é suficiente para forrar um forma de tarte com 25 cm de diâmetro. Para a minha tarte usei morangos e mirtilos, mas podem usar os frutos silvestres de que mais gostarem, a receita do masterchef Australia indica, para além dos morangos e dos mirtilos, framboesas.

Ingredientes:

Para a massa: (indico metade da receita original)

  • 190 gramas da farinha de trigo
  • 25 gramas de icing sugar ( que eu substitui por o mesmo peso de farinha)
  • ½ ovo (guardem o resto para o recheio)
  • 100 gramas de manteiga

Recheio:

  • 125 gramas de manteiga
  • 125 gramas de icing sugar
  • 2 ovos + metade do ovo que usaram para a massa
  • 125 gramas de amêndoas finamente picadas
  • 25 ml de rum (eu usei água de rosas)
  • ½ dl de doce de morangos ( n usei)
  • 1 caixinha de: morangos, mirtilos, framboesas. O chef Matt Moran aconselha a não usar frutos congelados, mas eu não segui esta indicação e a minha tarte ficou maravilhosa.

Preparação:

Começamos com a massa. No processador de alimentos misturem a farinha com a manteiga e o açúcar se optarem por usá-lo na massa. Acrescentem o meio ovo e processem até a massa começar a estar ligada. Formem um disco com a massa e guardem-na no frigorífico durante 30 minutos. Estendam a massa e forrem uma forma de tarte, voltem a colocar a massa no frigorífico enquanto preparam o recheio. Aqueçam o forma o a 180º  No processador de alimentos misturem bem o icing sugar com a manteiga, as amêndoas  e a água de rosas. Acrescentem os ovos e processem até obterem um creme fofo. Encham a tarte com o recheio, decorem com os a fruta e levem ao forno durante aproximadamente 30 minutos ou até estar cozida e douradinha.

17 thoughts on “Tarte de frangipane e frutos silvestres – Boas férias!

  1. Mhhhh!! Dar logo de caras com esta tentação, dá-me logo outra disposição!
    Por cá andei a apanhar mirtilos, quem sabe se não experimentarei!
    beijinho*

    Like

  2. A última tarte frangipane que fiz foi com figos, há cerca de um ano, lembro-me que usei os últimos da temporada. Adoro a textura do recheio que combina tão bem com frutas. Que delícia que deve ficar com frutos silvestres!
    Mesmo a saber a férias. :)
    Beijinhos

    Like

  3. Nunca fiz nem comi mas vi a dita cuja ser feita no masterchef austrália e fiquei com vontade mas não anotei nada. Mas agora já posso anotar :) boa semana Ana bjinho

    Like

  4. Olá Ana,
    Visito o seu blog… e vejo que ainda não há novidades…
    Por onde anda? … Será q ainda está de férias?
    Só me resta desejar boas férias! … que sorte ;)
    Já me esquecia de dizer a sua tarte ficou linda!
    Bj

    Like

  5. eu vi esse episódio do master class ( chef ) Australia e gostava de fazer essas e muitas mais receitas que la aparecem e ensinam mas por vezes aparecem ingredientes que cá em Portugal não há. alguém sabe de algum site ou de alguma maneira de substituir os ingredientes que eles usam? por exemplo: icing sugar ( açucar em gelo ) substituiste por farinha mas será que foi o mesmo efeito porque nao tem nada a ver? vai dando mais exemplo porque eu de cozinha pouco percebo mas gosta da cozinha de outros paises. um abraço para todos

    Like

    • Nuno,
      Obrigada pela visita, vou continuar com as receitas do Masterchef Australia!!
      Só uso ingredientes que se possam encontrar em Portugal, ou dou alternativas.
      Icing sugar não quer dizer “em gelo”, é “açúcar para cobertura”. Cobertura (de bolos) como sabes traduz-se para “icing” em inglês. (vê aqui – http://en.wikipedia.org/wiki/Icing_(food) ) Em Portugal chama-se icing sugar, açúcar de confeiteiro ou açúcar em pó, e vende-se em qq lado. Olha aqui no continente: http://www.continente.pt/Search.aspx?search=icing%20sugar

      Não subsitui por farinha por n ter o produto, que se encontra em qq supermercado em Portugal, mas pq como disse n gosto de bases de tarte doces. Se fez o mesmo efeito, bem não fez pq não ficou doce, mas se não provares garanto-te que n vês a diferença entre farinha e icing sugar. podes ver mais sobre icing sugar aqui – http://en.wikipedia.org/wiki/Powdered_sugar

      Espero ter ajudado.
      Volta sempre

      Ana

      Like

  6. Oi!
    Adorei a receita mas fiquei com uma dúvida! As frutas congeladas você deixou descongelar um pouco antes de colocá-las? Deixou de um dia para o outro fora da geladeira? Ou tirou do congelador direto para a torta? Agradeço!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s