De volta a casa, imagens das férias e um Feliz Ano Novo

Depois de uma semana em Portugal, regressámos este fim-de-semana a casa. Os nossos meninos já nos perdoaram por de novo os termos deixado no Pethotel, e apesar do choque térmico e dos primeiros dias um pouco nostálgicos por me sentir tão longe da minha família, a nossa vida volta à normalidade.
Era minha intenção ter deixado uma mensagem de Bom Natal e Feliz Ano Novo tanto na Padaria como nos vários blogues amigos, tinha até pensado mostrar-vos um pouco da preparação do Natal na minha casa, carreguei com o laptop e a máquina manual, mas nenhum dos dois chegou a sair das malas, fica para o ano.
Desde dia 20 que não tocava num computador, estou desejosa de ver as vossas novidades!
Embora atrasados, aqui ficam os meus votos de um excelente 2012 e algumas fotografias das nossas férias. (Faltam-me ver as fotografias de duas máquinas, por isso este post ainda será editado.)
Este ano a minha sogra Evelyn também foi passar o Natal connosco. Para nós, e em especial para o meu viking é uma felicidade redobrada. Férias em Portugal, Sol, golfe em Dezembro, ser o menino mimado da minha família, e uns dias com a mãe só para ele.

Algumas imagens de um passeio por Almada: a visita indispensável ao mercado, e ao Café Central. Quando era pequena a minha mãe não me deixava comer pirâmides, e é certinho que não passo férias em Portugal sem devorar umas quantas, para disfarçar, desta vez pedi a versão ratinho.

O meu café favorito em Almada continua a ser a Páscoa, mas neste dia tínhamos vindo de Cacilhas aos Miradouros a andar, com o viking de mapa na mão a liderar a expedição, e para continuar a subida precisávamos de energia e uma cadeirinha.


O viking e a mãe foram sozinhos aos Jerónimos pela segunda vez, eu penso que esta visita é apenas uma desculpa para irem aos Pastéis de Belém, menos mal que nos trouxeram uma dúzia para o café.

Uma subida ao Cristo Rei, há vista mais bonita?

À medida que vão estando prontos os doces tomam o seu lugar na mesa de apoio. Aqui já podem ver alguns dos pratos que não faltam no Natal da minha família e as novidades trazidas pelos novos membros.
 – Broas de Mel e erva-doce
– Suspiros de amendoim da minha bisavó Narcisa
– Rolo de Maçapão, chocolate e frutos secos da Evelyn
– Prato de rissóis, croquetes e pastéis de bacalhau. (Não sei o que estavam a fazer nesta mesa, na véspera o viking tinha dito que gostava daqueles fritinhos em feitio de meia-lua. Foi o suficiente…)
–  Pastéis de Belém (já sabem como aqui chegaram)
-Tronco de Natal
– Toucinho do céu

Ainda por chegar à mesa:
 – Fillhós e coscorões (sempre feitos pela minha Tia e pela avó Bé.)
– Pão de rala
– Bavaroise de Caramelo (Doce cavalo –  a nossa sobremesa de dia 24)
– Bolo Rei
– Broas castelares

Depois de visitarmos parte da exposição do meu irmão no CCB, decidimos ir almoçar a Setúbal. O Magnus juntou à caldeirada, ao arroz de pato, e aos rissóis  mais um prato favorito.

De preto e de costas, eu e a minha sogra Evelyn.

No último dia aproveitámos o Sol com um passeio pelo parque da Paz. Agora só voltamos daqui a uns meses.

20 thoughts on “De volta a casa, imagens das férias e um Feliz Ano Novo

  1. FELIZ ANO NOVO!
    O seu blog é um dos que sigo, mas não tenho sido muito assídua. Ultimamente tenho vindo mais vezes e segui-la mais de perto faz parte dos meus projectos para este ano. Sou sensível às pessoas portuguesas que são forçadas a viver no estrangeiro, talvez por lá ter também filhos e netinhos. Mas o marido viveu na Suécia onde trabalhou 5 anos. E só não voltou porque eu não quis…
    Imagino a tristeza e a saudade que sentiu nestes dias, mas não se esqueça que “O Adeus é o que faz do regresso uma festa”.
    Tudo de Bom! Bjs. Bombom

    Like

    • Fátima,
      Muito obrigada pelo seu comentário tão carinhoso.
      Penso que como não temos filhos e o meu marido é sueco, nunca pensei na impossibilidade de voltar a Portugal. De facto. e embora tenha imensas saudades da minha família, temos a nossa vida aqui, e honestamente, a não ser que aconteça alguma coisa grave, não penso voltar a 100% para Portugal.

      bjs

      Like

  2. Que maravilha, não sabia que vinhas ate cá
    Ainda bem que recarregaste baterias.
    Qto ao ratinho…não achas que o devias levar para compensar os teus meninos pela ausência?! ih ih ih
    (Foi bom “conhecer-te” em 2011, não sei se já disse, mas se disse não tem qq problema repetir uma verdade)
    bjs

    Like

  3. Umas festas e férias cheias de emoção e carinho. Nada como estar em família, conviver à volta de uma mesa linda como essa tão bem recheada. E que o novo ano seja bem recheado, Ana, desejo tudo de bom, que alcances os teus sonhos :)
    Um beijinho.

    Like

  4. Gostei muito de te imaginar por entre as ruas de lisboa com um viking e a sogra sueca. E de saber mais um pouco agora das tuas tradições de Natal portuguesas!
    Um bom ano para ti. Com muita saúde e alegria!… O resto lá se irá compondo!
    Beijo
    Babette

    Like

  5. Olá Ana! Mas que ricas férias… Sabe sempre tão bem dar um pulinho a Portugal, para junto do quentinho da nossa familia, das nossas raízes!
    Passei para te desejar um optimo 2012! Que tudo corra bem, e que os teus desejos se tornem realidade :)
    Beijinho***

    Like

  6. Nesta altura do ano sabe tão bem estar com a família, não é? Espero que as férias em Portugal tenham servido para recarregar energias, acalmar as saudades, e que 2012 seja um ano feliz. Beijinho

    Like

  7. Olá Ana, em primeiro lugar quero-te desejar um muito feliz 2012*.
    Fico contente que tenhas passado umas boas férias junto da tua familia, e claro, vendo as fotografias,
    vejo que em portugal somos vizinhas:) será que passámos uma pela outra sem nos conhecermos? É bem
    possivel.
    Beijinhos e uma boa semana.

    Like

  8. Olá Ana!
    Bem vinda de volta. Já vi que apanhou uns dias bonitos em Portugal!
    Achei curioso, pois eu também gostava muito de pirâmides em miúda e acabava por comer às escondidas pois a minha mãe dizia que eram feitas de restos! Devia ser um mito urbano …
    Um grande 2012 para vocês!
    Bjnhos

    Like

  9. Ana, a comecar pela feira, que maravilha de tanta gostosura eh essa?????
    Menina, fiquei aqui morrendo de vontade, ate deixaria a tentativa de dieta de lado.
    As fotos ficaram lindas.
    Um excelente 2012 pra vocë.

    Beijo

    Like

  10. Espero que o teu natal tenha corrido da melhor forma /repleto de amor, alegria, saúde e paz)!!! E já percebi que o ano novo não podia ter corrido melhor pois regressaste às origens muito bem acompanhada de entes queridos e de belos docinhos.

    Beijinhos e um bom ano!!!

    Like

  11. Ana, tb já cá chegou com algum atraso, mas vejo que o Natal foi com tudo o que a tradição pede e o indispensável carinho da família. Que bom! :))
    Deixo um grande beijinho e votos de um 2012 Feliz.

    Like

  12. Voltar às origens, em especial nessa época, é muito emocionante.
    Admiro os pratos típicos de cada país. Em nossa família, desde pequena, temos o hábito das rabanadas, aletria, bacalhoada, hábitos alimentares que herdamos dos portugueses, para nossa alegria.
    Um grande ano de 2012!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s