pão, sourdough

Sourdough – segunda e última parte

Para quem acha que isto do sourdough é muito giro, tudo natural e freak, boa sorte,  aqui em casa nunca mais! Como a receita que segui propunha,  comecei por misturar  uma chávena de farinha com uma chávena de água, coloquei tudo numa caixa bem fechada, e guardei num lugar seco e sem correntes de andar. (Eu deixei dentro do meu forno desligado.) Ao segundo dia o preparado tinha, como havia escrito, um líquido suspeito. Segui as instruções, deitei metade desta massa fora e acrescentei mais meia chávena de farinha e meia chávena de água. (Para mim que sou poupadinha, este deitar fora de ingredientes, ainda que seja só farinha, faz-me um bocado de confusão…)

Foi portanto com muita expectativa que, no tercceiro dia, tirei do forno a minha caixinha com o starter, o milagre que daria origem a muito pão, de tal forma que, segundo li, teria suficiente produto para dividir com os meus amigos. Parece-me que isto do sourdough é uma espécie de flor de  iogurte (Kefir). (Deus nos livre de outra vaga de frigoríficos cheios de caixas de meio quilo de margarina Flora com coisas a crescer dentro.)

Já tinha, felizmente, na mão a máquina fotográfica. Abri a caixa, e realmente mosquitos não havia. Não havia porque tinham todos fugido, os meus gatos também, foram-se esconder debaixo da cama. Eu, como tinha prometido fotografias, aguentei-me! A massa estava a borbulhar, o que penso seria bom sinal, mas o cheiro! O cheiro! Estive a pensar desde ontem ao que cheirava o meu starter, uma mistura de queijo que esteve no frigorífico dentro de uma caixa de plástico durante semanas e vários autocarros cheios de trabalhadores de Lisnave de volta a casa depois do trabalho. (Compreendam a falta de graça desta comparação, falta-me o engenho de Suskin.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s