Já tentei várias receitas de Pastéis de Nata, incluindo a da nossa bíblia, a Cozinha Tradicional Portuguesa de Maria de Lourdes Modesto, esta é a minha versão que faz uns pastéis leves e um pouco menos doces.
(10 – 12 pastéis (depende do tamanho das vossas formas)
300 g de massa folhada congelada
250 ml de natas
80 g de açúcar refinado
3 gemas + 1 ovo
1 colher de chá de maizena (colher cheia)
Raspa de 1 limão
Icing sugar e canela para polvilhar
Massa :
Descongelem a massa seguindo a instruções do vosso pacote, estendam-na de forma a obterem um rectângulo. (Atenção que não se pode mexer muito na massa folhada, nada de esticar com o rolo e voltar a dobrar, ou fazer um bola e estender!) Enrolem o vosso rectângulo de massa como se fosse uma torta e dividam-no em fatias de mais ou menos um centímetro, esta medida depende das vossas formas. Por isso o melhor, sem têm dúvidas, é cortar uma fatia primeiro e forrar com ela uma forma.
Como se forram as formas?
– Coloquem a fatia enrolada de massa folhada na forminha, com os dedos estiquem a massa, do centro para as bordas. A massa tem de ficar fininha. (Uns 2 ou 3 milímetros)
Coloquem as forminhas no frigorifico enquanto preparam o creme.
Creme:
Batam o ovo e as gemas, a raspa de limão e o açúcar. Dissolvam a maizena num pouco de natas. Aqueçam as restantes natas sem deixar ferver. Juntem as natas, os ovos com açúcar, e as natas com maizena. Mexam bem e levem ao lume. Lume brando sem parar de mexer, se nunca prepararam este tipo de cremes, podem usar um banho-maria. Demora mais tempo mas evita o perigo de ovos mexidos. Assim que o creme levantar fervura, retirem do lume. Passem o preparado por um passador de rede (não é obrigatório), tapem bem com película aderente, e coloquem no frigorifico.
O segredo para uns pastéis de nata estaladiços é um forno muito, muito quente, eu faço os meus a 300°C. Os verdadeiros pastéis de Belém são cozidos a temperaturas superiores que os nossos fornos de casa simplesmente não conseguem atingir.
Uns 15 minutos antes de cozer os pastéis, aqueçam o forno na temperatura máxima.
Retirem o creme e as forminhas do frigorífico, encham-nas com o preparado (3/4 para não transbordarem enquanto estão no forno.) Cozam durante 8 ou 9 minutos. Polvilhem com icing sugar e canela e sirvam com um cafezinho.
Olá, Ana,
Descobri o seu site acidentalmente. Desde então sou visita (quase) diária.
Agora, ao ler post antigos, descobri esta receita de pastéis de nata e não resisto a partilhar a minha, que é a da Vaqueiro e que sai sempre muito bem:
faço o creme com 250 g de natas (podem ser light ou até de soja, já fiz com ambas e ficam bem), a que junto 100 g de açúcar, uma colher de café de farinha de trigo e 4 gemas. Leva-se ao lume até começar a engrossar ligeiramente. Se fizer algum grumo, o que não costuma acontecer, pode-se sempre usar a varinha mágica para o triturar.
GostarGostar
Muito obrigada pela sugestão e por ser cliente aqui da Padaria. Vou certamente fazer a sua receita, o meu post sobre pasteis de nata está a precisar de uma revisão….
Quando fizer a sua receita envio-lhe um e mail.
Mais uma vez muito obrigada e um excelente fim-de-semana.
GostarGostar