A Pastelaria · bolos e sobremesas

Pastéis de Nata

Já tentei várias receitas de Pastéis de Nata, incluindo  a da nossa bíblia, a  Cozinha Tradicional Portuguesa de Maria de Lourdes Modesto, esta é a minha versão que faz uns pastéis leves e um pouco menos doces.
(10 –  12 pastéis (depende do tamanho das vossas formas)

300 g de massa folhada congelada   
250 ml de natas 
80 g de açúcar refinado
3 gemas + 1 ovo

1 colher de chá de maizena (colher cheia)
Raspa de 1 limão
Icing sugar e canela para polvilhar

Massa :

Descongelem a massa seguindo a instruções do vosso pacote, estendam-na de forma a obterem um rectângulo. (Atenção que  não se pode mexer muito na massa folhada, nada de esticar com o rolo e voltar a dobrar, ou fazer um bola e estender!) Enrolem o vosso rectângulo de massa como se fosse uma torta e dividam-no em fatias de mais ou menos um centímetro, esta medida depende das vossas formas. Por isso o melhor, sem têm dúvidas, é cortar uma fatia primeiro e forrar com ela uma forma.

Como se forram as formas?

– Coloquem a fatia enrolada de massa folhada na forminha, com os dedos estiquem a massa, do centro para as bordas. A massa tem de ficar fininha. (Uns 2 ou 3 milímetros)

Coloquem as forminhas no frigorifico enquanto preparam o creme.

Creme:

Batam  o  ovo e as gemas, a raspa de limão  e o açúcar. Dissolvam a maizena num pouco de natas. Aqueçam as  restantes natas sem deixar ferver. Juntem as natas, os ovos com açúcar, e as natas com maizena. Mexam bem e levem ao lume. Lume brando sem parar de mexer, se nunca prepararam este tipo de cremes, podem usar um banho-maria. Demora mais tempo mas evita o perigo de ovos mexidos. Assim que o creme levantar fervura, retirem do lume. Passem o preparado por um passador de rede (não é obrigatório), tapem bem com película aderente, e coloquem no frigorifico.

 O segredo para uns pastéis de nata estaladiços é um forno muito, muito quente, eu faço os meus a 300°C.  Os verdadeiros pastéis de Belém são cozidos a temperaturas superiores que os nossos fornos de casa simplesmente não conseguem atingir. 

Uns 15 minutos antes de cozer os pastéis, aqueçam o forno na temperatura máxima.

Retirem o creme e  as forminhas do frigorífico, encham-nas com o  preparado (3/4  para não transbordarem enquanto estão no forno.) Cozam durante 8 ou 9 minutos.  Polvilhem com icing sugar e canela e sirvam com um cafezinho.

2 thoughts on “Pastéis de Nata

  1. Olá, Ana,
    Descobri o seu site acidentalmente. Desde então sou visita (quase) diária.
    Agora, ao ler post antigos, descobri esta receita de pastéis de nata e não resisto a partilhar a minha, que é a da Vaqueiro e que sai sempre muito bem:
    faço o creme com 250 g de natas (podem ser light ou até de soja, já fiz com ambas e ficam bem), a que junto 100 g de açúcar, uma colher de café de farinha de trigo e 4 gemas. Leva-se ao lume até começar a engrossar ligeiramente. Se fizer algum grumo, o que não costuma acontecer, pode-se sempre usar a varinha mágica para o triturar.

    Gostar

    1. Muito obrigada pela sugestão e por ser cliente aqui da Padaria. Vou certamente fazer a sua receita, o meu post sobre pasteis de nata está a precisar de uma revisão….
      Quando fizer a sua receita envio-lhe um e mail.
      Mais uma vez muito obrigada e um excelente fim-de-semana.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s