refeições rápidas

Envelopes com espinafres e queijo feta

A minha versão de uma receita tradicional das cozinhas gregas e turcas.

Para esta receita vão precisar de massa filo. Esta massa, de origem grega ou turca, é leve e fina com uma folha de papel. Utiliza-se tanto para pratos salgados com para doces também em vários países do Médio Oriente. Em Portugal já se pode encontrar esta massa à venda nas grandes superfícies. Trabalhar com massa filo não é difícil, mas exige alguns cuidados. Para evitar que seque tenham a parte da massa que não estão a utilizar no momento sempre dentro de um saco plástico e coberta com um pano húmido.

Ingredientes:

1 pacote de massa filo (descongelado)

400 gramas de espinafres congelados

200 gramas de queijo feta

1 ovo

Azeite

1 pitada de: canela, pimenta, cominhos, coentros secos, gengibre seco.

Sal

Preparação:

Numa frigideira cozinhem, em lume brando, os espinafres congelados em duas colheres de azeite. O objectivo é que os espinafres fiquem secos, por isso usem um pouco de água só se for absolutamente necessário.

Enquanto os espinafres cozinham, batam o ovo numa tigela e acrescentem os temperos. Partam o queijo em cubinhos pequenos. Adicionem os espinafres ao misturando bem, envolvam o queijo com cuidado para não o desfazer, provem antes de acrescentar algum sal. (Vai depender do vosso gosto e da quantidade de sal que o queijo feta tem.)

Abram o pacote de massa filo, cortem as fatias ao meio (se forem folhas quadradas, ou em 3 partes se tiverem um rectângulo grande) com uma faca afiada ou um cortador de pizzas. Coloquem um dos blocos de folhas de massa numa tábua. A outra metade voltem a colocar dentro do pacote e envolvam num pano húmido para não secar.

Pincelem a primeira folha levemente com azeite, numa das extremidades coloquem uma colher de sopa de recheio. Levantem as duas primeiras folhas da massa e dobrem-na várias vezes de modo a que o vosso recheio esteja dentro de um envelope triangular.

Repitam até obterem o número de envelopes que desejam. Podem congelar  tanto o recheio como a massa filo separadamente.

Aqueçam o forno (180ºC).

Disponham os envelopes num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Pintem-nos levemente com azeite e cozam até que estejam dourados e estaladiços.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s