bebidas · Natal

Glögg – vinho quente sueco

Glögg – vinho quente sueco – receita

 

O Glögg é a bebida mais tradicional do Natal sueco, e com a neve e o frio que aqui temos, bem precisamos de algo que nos aqueça quando chegamos a casa. Há imensas variedades de Glögg, algumas receitas até sem álcool. Todos os anos surgem novas combinações de sabores que o viking e eu vamos experimentando. Na Suécia compramos geralmente o Glögg já pronto, mas é demasiado doce para o meu gosto.  Podemos também fazer Glögg em casa, deixo-vos a receita sueca que habitualmente uso quando estou em Portugal. Esta bebida deve consumir-se quente! Como em Portugal não temos um recipiente próprio para manter o Glögg quente, usamos o tachinho do fondue, com uma pequena concha para servir. É um sucesso garantido. Algumas pessoas colocam passas e amêndoas picadas no copo em que servem a bebida.

Receitas – (podem variar as quantidades de álcool ao vosso gosto)

Ingredientes:

7,5 dl de vinho tinto

2 dl de vodka (ou outra bebida branca, a aguardente é também muito comum aqui)

5 colheres de  sopa de açúcar

2 paus de canela

6 cravinhos

1 colher de sopa de sementes de cardamomo

Cascas e sumo de duas laranjas

Preparação:

Misturem todos os ingredientes, excepto a vodka, num tacho  grande. Tapem-no e deixem a ganhar sabor algumas horas ou de um dia para  o outro. Antes de servir juntem a vodka e aqueçam o glögg. Passem a bebida por um passador antes de servir. Guardem as sementes e canela, podem voltar a misturá-las no glögg para ganhar ainda mais sabor para o dia seguinte.

10 thoughts on “Glögg – vinho quente sueco

  1. Olá Ana! Será que me podia dizer onde se pode encontrar glögg, já pronto, em Portugal? De qualquer maneira hei-de experimentar esta receita que parece deliciosa! Obrigada*

    Gostar

    1. Ana,
      No ano passado penso que se vendia Glögg no Ikea, mas este ano já estive agora a ver e só encontro Snaps… vou pedir à minha família para passar por lá para confirmar.

      Bom Natal!

      Gostar

  2. Durante quanto tempo se pode guardar? Eu achava que tinha que consumir em pouco tempo… Hmm, enquanto estiver frio é tempo dele!Sabe sempre bem. Já agora queria pedir outra coisa, tem a receita de kanelbullar? Obrigada. Bj

    Gostar

    1. Olha, eu bebi agora um que tinha aberto antes do Natal. Como fizeste em casa, e tendo menos açúcar, é melhor guardares numa caixa ou garrafa no frigorifico. (Nós qd fazemos caseiro, vamos guardandoo resto da bebida com as especiarias no frigorifico e acrescentando mais vinho à medida que vamos querendo beber mais, qt vais velho mais aromático fica.

      bj

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s