candy · comida sueca · Natal

Knäck – caramelos suecos

Knäck – caramelos suecos

 Indispensáveis no Natal sueco, estes caramelos são realmente maravilhosos e muitíssimo fáceis de preparar. Depois de prontos duram, se lhes conseguirmos resistir, imenso tempo, o que os torna um presente caseiro delicioso.

 

Alguns pontos importantes para assegurar o sucesso desta receita:

1-      Vamos trabalhar com caramelo a ferver, portanto, e para quem nunca trabalhou com açúcar em ponto, lembro os cuidados que devemos ter para evitar acidentes: uma tigela grande com água fria sempre à mão; crianças e animais fora da cozinha; tudo preparado antes de começarmos; olhos sempre no fogão.

2-      Tradicionalmente o knäck é colocado, depois de pronto em forminhas de papel,  e se vão preparar estes caramelos para oferecer esta é a melhor opção. Eu  usei formas de chocolate e desenformei-os, ficam lindos, mas torna-se mais difícil colocá-los em caixas ou latinhas de oferta.

3-      A receita indica que o preparado deve estar em Ponto de Rebuçado . Isto significa que o açúcar deve ferver até atingir a temperatura de 125 *C.

Se não têm um termómetro, podem usar o método tradicional. Para testar se a calda está no ponto de rebuçado (ponto de bala no Brasil) deitem um pouco do preparado numa pequena tigela com água fria. Com os dedos (não se preocupem porque arrefece muito rapidamente) formem uma bola que deve ser consistente  mas moldável.

A minha sogra ensinou-me a usar neve em vez de água na tigela, se estiverem numa zona mais fria, aproveitem e sigam à risca a tradição sueca.

4-      De acordo com o vosso gosto podem, assim que o knäck estiver em ponto de rebuçado, retirá-lo do lume, o que resultará nuns caramelos mais moles, ou deixar subir o ponto um pouco mais, para caramelos rijos.

Ingredientes:

A mesma medida de: açúcar, natas, xarope dourado ou melaço

Amêndoas picadas a gosto (facultativo)

(eu usei como medida 1 decilitro e foi o suficiente para 16 caramelos grandes)

Preparação:

Coloquem o açúcar, o xarope e as natas num tacho e levem ao lume, mexendo de vez em quando, até atingir ponto de rebuçado. (Eu começo a testar depois do preparado estar a ferver durante 15 minutos.)

Misturem as amêndoas e cuidadosamente encham forminhas de papel com o preparado. Deixem arrefecer bem antes de servir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s