A minha vida na Suécia · comida sueca · livros

Prinsessornas kokbok – O livro de Receitas das Princesas

 – O livro de Receitas das Princesas   – Jenny Åkerström-Söderström (edição de 1933)

Prinsessornas kokbok

Um presente do meu marido, e o livro sueco de receitas de que mais gosto, tanto pelas receitas que apresenta, como pela janela aberta para a história e costumes culturais e gastronómicos da Suécia no início do século XX. Prinsessornas kokbok  é um clássico da culinária sueca e teve até ao fim dos anos cinquenta inúmeras reedições.

 Jenny Åkerström, a autora do livro tinha em Estocolmo uma escola de culinária e gestão do lar, as princesas Märtha, Margaretha e Astrid foram alunas nesta escola e são elas as princesas que dão nome ao livro.

Nesta obra podemos encontrar receitas para o dia-a-dia e receitas para dias de festa, organizadas nos capítulos: Sandes e Merendas, Sopas, Peixe, Molhos, Carne, Acompanhamentos, Sobremesas, Pães e Bolos, Caramelos e Confeiteira, Conservas.

Para além das receitas fazem parte do livro capítulos com conselhos para a limpeza do lar, onde podemos aprender a limpar prata, janelas e cortinados; Um capítulo dedicado ao uso do fogão Aga, e outro com a lista de utensílios e equipamentos para a cozinha. Em 1932, e antes da chegada do Ikea, equipava-se uma cozinha na Suécia por 320 coroas. (32€).

As receitas são ilustradas por fotografias e desenhos que reflectem também o gosto e a moda da época. Alguns ingredientes, receitas e indicações parecem-nos hoje estranhas, como por exemplo “lave a manteiga e coloque-a no tacho.”

naperons de papel feitos em casa

 

 

a fazer forminhas de papel para o knäck

Por este motivo e pelas diferenças por exemplo com as temperaturas e qualidade dos fornos, existência ou não de determinados ingredientes, ou exigências da vida moderna (neste livro tudo é feito devagar, se fazemos caramelos temos de fazer também as forminhas de papel.),  torna-se por vezes mais complicado usar as receitas deste livro, mas com algumas adaptações e cuidados, é um esforço que vale bem a pena.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s