Lussekatter- origem e diferentes formas

Leiam os meus posts relacionados: dia de Lucia na Suécia,  receita passo-a-passo dos Lussekatter.

Lussekatter (gatos de Luz ou de Lucia), são uns pãezinhos semi-doces preparados com açafrão que tradicionalmente se comem no dia de Santa Luzia (Lucia em sueco), por todo o pais. Originalmente  estes bolos nada tinham a ver com os festejos da Lucia, mas sim com o medo que as pessoas  tinham de Lúcifer. Na Alemanha, de onde a tradição foi importada, dizia-se já no século XVI que Lúcifer, disfarçado de gato, aparecia para castigar as crianças mal comportadas. Jesus por seu lado, tomava a forma de rapazinho e vinha à Terra oferecer bolos aos meninos que se portavam bem. Para manter Lúcifer, senhor das trevas, afastado, estes bolos eram iluminados com açafrão. Os Lussekatter (gatos de Lucifer) chegaram à Suécia no século XIX e devido ao nome que também poderia significar gatos de luz, tornaram-se sinónimo das celebrações do dia de Lucia.

Estes bolos ou pãezinhos têm diferentes formas tradicionais, os nomes variam imenso e por vezes as fontes online e livros que consultei não coincidem. Falei com a minha sogra, mas ela, ou da idade, ou por não ser tema  que lhe provoque grande preocupação, também não foi capaz de me ajudar muito. Encontrei alguns desenhos online que vou publicar aqui com a tradução dos vários formatos de Lussekatter. As fontes dos desenhos estão no fim do post.

(da esquerda)Carruagem dourada, Carruagem de Natal, duas versões do Gato de Luz, O rapaz, Flor de Lis, O porco, O cavalo(?) (pode também signifcar um tipo de pão)

Aqui mais duas formas - Bock - a cabra, e o meu favorito – Prästens Hår – cabelo de padre

   

Imagens/Bilder
http://julegott.blogg.se/category/julbaket.html
http://www.nintendoforumet.se/viewtopic.php?pid=167213
http://www.polarbearpodcast.com/html/lussekatter.htm

2 thoughts on “Lussekatter- origem e diferentes formas

Deixar uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s