bolos e sobremesas

Nutella cake in a cup – 5 de Fevereiro é dia de Nutella

  Nutella day é uma iniciativa da  Sara  –  Ms. Adventures in Italy  e da  Michelle  –  Bleeding Espresso Podem ler mais sobre este desafio aqui. Não é a primeira vez que preparo uma sobremesa com este creme de chocolate, um dos sabores favoritos do meu viking, que não vive sem uma camada de pelo menos 1 cm de Nutella nas torradas ao fim-de-semana. Vejam aqui a minha bavaroise de café e Nutella. Para participar nas celebrações do dia Nutella fiz uma receita de cake in a mug.

 
 
 
 
 
 
Até há alguns meses nunca tinha ouvido falar do que parece ser um fenómeno que parece ser o bolo da/na caneca, que hoje decidi experimentar. Confesso-vos que nunca foi ideia que me tivesse impressionado ou chamado muito a atenção. O facto é que gosto de fazer os meus bolinhos no forno, gosto de preparar a massa, barrar a forma, esperar que forno aqueça, sentir o cheirinho do bolo a cozer no forno, tudo isto é para mim tão importante, ou mais, do que o simples facto de comer. Como gosto de partilhar tudo o que preparo na cozinha, fiz uma receita para duas chávenas.

 

Ingredientes:

 60 gramas de farinha
 2 colheres de sopa de açúcar
 2 colheres de sopa de nuttella
 1 ovo
 3 colheres de sopa de leite
 2 colheres de sopa de  manteiga

Para decorar

  • Mais nutella, pois claro
  • avelã

Preparação:

Nas chávenas onde vão fazer os vossos bolinhos, derretam a manteiga no micro-ondas. (Estão a aproveitar para barrar logo as vossas mini-formas.) Numa tigela batam o ovo com o açúcar, a nutella e a manteiga derretida. Juntem a farinha e o fermento. Deitem o preparado em duas chávenas e cozinhem no micro ondas, em potência máxima durante 3 minutos. Decorem com avelãs picadas e nutella e sirvam ainda morno.

7 thoughts on “Nutella cake in a cup – 5 de Fevereiro é dia de Nutella

  1. This cake looks awesome. I answered your question on the blog.
    I have been working with king arthur flour recipe. And it seems to work just fine. I keep the starter in the refrigerator and feed it every week but if I kept it at room temperature, it would be even better. I use water from the tap but let it sit overnight before using it in the starter. Recipe is on king arthur flour website. Looking forward to your entries.

    Gostar

  2. Oláaaa 🙂
    Que bela cara tem esta receita, vou já experimentar 🙂
    Uma pergunta só, nos ingredientes, não refere fermento mas no preparo diz para juntar a farinha e o fermento… Afinal qual é a quantidade de fermento?
    Obrigada e uma boa semana 😉

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s