A Pastelaria

Bolas de Berlim e Doughnuts – Há doidos para tudo

Bem sei que é preciso ser-se mesmo doido para fazer Bolas de Berlim e Doughnuts em casa, quando temos a pastelaria da esquina com as montras cheias de bolinhas fofas e  ainda mornas, não é como sabem o meu caso. Aqui se quero uma bola com creme, tenho de a fazer, e não me importo. Esta receita faz parte do desafio dos Daring Bakers de Outubro do ano passado e foi proposta pela Lori do blog Butter me Up. Aqui podem ver a receita completa e as fotografias de todos os participantes. Eu participei com uma versão de Bolas de Berlim que podem ver aqui. Usei a receita habitual de Creme de Pasteleiro para o recheio. Hoje deixo-vos apenas a receita para Berlim e Doughnuts simples. Ao contrário do que parece são muito fáceis de fazer e depois de prontos e polvilhados com açúcar podem ser congelados.

 

Ingredientes: (para 12 Bolas de Berlim, ou 12 Doughnuts)

  • 180 ml de leite
    35 gramas de manteiga
    2 colheres de chá de fermento de padeiro em pó
    40 ml de água morna
    1 ovo
    25 gramas de açúcar
    ½ colher de chá de sal
    ½ colher de chá de noz-moscada
    325 gramas de farinha
  • Óleo para fritar
  • Açúcar e canela para polvilhar, ou creme de pasteleiro ou doce de fruta para rechear.

Preparação:

Aqueçam ligeiramente o leite e a manteiga até que esta derreta. Deixem arrefecer um pouco. Adicionem a água morna na qual dissolveram o fermento. Transfiram o preparado para a tigela da vossa batedeira, ou uma tigela grande se não usam uma batedeira fixa. Acrescentem o ovo, o açúcar, o sal, a noz-moscada e metade da farinha. Batam com a pá indicada para massas grossas (gancho), em baixa velocidade até tudo estar bem incorporado. Adicionem o resto da farinha e continuem a bater até a massa se despegar das paredes da tigela, demora aproximadamente 4 minutos. (Podem fazer exactamente o mesmo amassando à mão, demora um pouco mais de tempo, mas gasta mais calorias, no fim  podem comer uma bolinha extra)

Depois de pronta deitem a massa numa tigela untada com um pouco de óleo   e deixem-na fermentar durante um hora.

Polvilhem a vossa bancada com farinha, estendam a massa e cortem com um copo as Bolas de Berlim e os Doughnuts. Cubram com um pano e voltem a deixar levedar por mais 30 minutos.

Aqueçam o óleo e fritem os doughnuts aproximadamente um minuto de cada lado. Não encham demasiado a fritadeira/frigideira para evitar arrefecer o óleo o que resulta em doughnuts pesados e   oleosos.

Coloquem os doughnuts num tabuleiro forrado com papel absorvente, deixem-nos arrefecer um pouco antes de os rechear ou polvilhar com açúcar e canela.

One thought on “Bolas de Berlim e Doughnuts – Há doidos para tudo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s