bolinhos e bolachas · Cremes, molhos, gelados e mousses

Frites com ketchup e mayo …tipo

Embora não seja grande fan das partidas e mentiras do dia 1 de Abril, não resisti a fazer para hoje uma sobremesa especial com faux food.  Tanto eu como o viking adoramos frites, o petisco nacional da Bélgica, país que visitamos com alguma frequência e onde comemos e bebemos sempre maravilhosamente. Para esta receita inspirei-me na faux food que vi no blogue da Lora. (se gostam da ideia de faux food, espreitem, se ainda não viram os meus cupcakes de espinafres) 🙂
Fiz a receita o mais simples e neutra possível a pensar nas amigas que visitam a Padaria e que queiram preparar este doce com os mais pequenos. Se só há adultos, levem a brincadeira mais longe! Que tal uma “maionese” com uma pitada de caril? Ou uns flocos de chilli no” ketchup”?
 
 

 

 

as verdadeiras frites

 

 

O viking a comer frites numa visita a Bruges

 

E a receita 🙂

Ingredientes:

Para as “frites”:

  • 120 gramas da farinha
  • 1 ovo
  • 80 gramas de açúcar
  • 1 pitada de baunilha
  • 100 gramas de manteiga

Para o “ketchup”:

  • 200 gramas de framboesas congeladas
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Para a “maionese”

  • 1,5 dl de natas
  • 2 colheres de sopa de sumo de tangerina/laranja
  • 1 colher de sopa de icing sugar

Preparação:

Aqueçam o forno a 175ºC. Forrem o fundo de uma forma de bolo inglês com papel vegetal. ( ou usem um destes sprays modernos para barrar a forma).

Batam a manteiga com o açúcar, a baunilha e o ovo até terem um creme fofo, misturem a farinha. Deitem o preparado na forma e levem ao forno. A massa coze muito rapidamente, vão fazendo o teste do palito. Assim que estiver pronto mas não dourado, retirem do forno. Desenformem e cortem o bolo em palitos. Coloquem-nos num tabuleiro e voltem a colocar no forno até estarem douradinhos e com o aspecto de “frites”

Entretanto preparem o “ketchup”

Coloquem as framboesas congelados com o açúcar num tachinho e levem ao lume até terem a consistência de uma compota. Passem as framboesas por uma peneira de rede fina e reservem até servir.

E para a maionese:

Batam as natas em chantilly e acrescentem o icing sugar e o sumo de tangerina, se acham que a mistura está demasiado líquida, podem juntar-lhe umas gotinhas de sumo de limão.

Para servir basta colocar o” ketchup” e a “maionese” em tigelinhas e acompanhar com os palitos de “frites”.

11 thoughts on “Frites com ketchup e mayo …tipo

  1. Ana,

    Aqui há uns anos na revista Saveur fizeram um especial 1 de Abril com receitas para enganar os amigos. Adorei e até cheguei a fazer um capuccino de couve-flor que tirei de lá (ainda há dias publiquei no mural do TFL no facebook). Também havia nessa revista uma receita a imitar as batatas fritas com ketchup: faziam-na com palitos de maçâ que depois era molhados num molho de morangos, salvo erro. Adorei a tua sugestão!

    bjs

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s