pão, sourdough

Soda bread com espelta e centeio

Soda bread é uma variedade de pão muito rápida de se fazer  na qual em vez do tradicional fermento de padeiro, se usa bicarbonato de sódio. A reacção entre este ingrediente e o ácido láctico presente no buttermilk, aqui uso a versão sueca filmjölk, faz com que surjam na massa pequenas bolinhas de ar, o que faz o pão crescer e ficar fofo.
Existem imensas receitas para este tipo de pão, as irlandesas e mais tradicionais são feitas apenas com farinha de trigo,  bicarbonato de sódio (bread soda),  sal e buttermilk.
Para hoje, porque nos estava a apetecer um pãozinho quente com queijo e vinho do Porto, fiz uma versão deste pão com espelta e farinha de centeio.  Podem ler a minha receita de geleia de vinho do Porto, que também  nos serviu de acompanhamento, aqui.
 
 
 
 

Fazer soda bread é muito fácil e rápido, mas são necessários alguns cuidados. Como já referi é a reacção do bicarbonato de sódio com o ácido láctico que torna o pão fofo, esta  reacção  começa assim que estes dois elementos entram em contacto. Por isso e para evitar que acabemos por fazer um pão duro e pesadão,  é imprescindível que:

 – misturem os ingredientes com o garfo ou a mão com os dedos abertos muito rapidamente

 – trabalhem a massa o menos possível

– pré-aqueçam o forno e coloquem a massa a cozer rapidamente.

Se não encontrarem buttermilk, acrescentem umas gotas de limão a  um pouco de leite, vão obter também excelentes resultados, eu já experimentei.

Ingredientes:

  • 250 gramas de farinha de centeio
  • 200 gramas de farinha de espelta
  • 1 colher de chá de sal (depende um pouco do vosso gosto)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 4dl de buttermilk ou leite com umas gotas de limão
  • Sementes para decorar (facultativo)

Preparação:

Aqueçam o forno a 225ºC.

Se não estão a usar buttermilk, preparem o leite com o limão.

Forrem um tabuleiro com papel vegetal.

Coloquem todos os ingredientes secos numa tigela.

Acrescentem a quase totalidade do buttermilk/leite, mexam rapidamente adicionando o restante líquido.

Passem a massa para o tabuleiro e com as mãos enfarinhadas moldem a massa dando-lhe um formato arredondado. Façam uns cortes na massa e, se assim o desejarem, polvilhem-na com um pouco de mistura de sementes.

Levem ao forno durante 25 a 30 minutos, ou até o pão estar cozido, o que acontece quando ao batermos levemente no pão este produz um som oco e seco.

12 thoughts on “Soda bread com espelta e centeio

  1. Ana sou apaixonada por pão, não pode faltar em casa.
    Super rápido esse pão, hoje tenho que fazer pão, mas o tempo é curto, vou aproveitar e experimentar este.Obrigado.
    Vamos lá ver se vai sair bem!

    Bjs

    Gostar

  2. Prezada Ana, na explicação você diz que o que faz o pão fofo é a reação do bicarbonato com o buttermilk. Mas, não há bicarbonato na receita… É assim mesmo? E, obrigada pela receita do buttermilk. Não temos aqui no Brasil, mas sempre vemos receitas com ele.
    Abraços da Ana Trigo

    Gostar

  3. Ana

    Fiz esta receita de pão e foi um sucesso, não apenas a sua execução, mas o resultado, agradou a toda a a família. Os mais velhos recordaram-se de tempos antigos e os mais novos simplesmente adoraram.
    Pena nãopoder fazer o upload das fotos que tirei!

    Gostar

  4. Olá Ana

    Tal como a Ana, sou grande fã da cozinha e mais fã ainda por pão. Como tal estive a experimentar esta receita de pão “rápido”, mas com algumas alterações. A primeira fez para experimentar, fi-lo como aqui é apresentado. Nas receitas seguinte fiz pão com azeitonas, pão com tomate seco e já tenho na calha com nozes e nozes com passas. Para alem desta pequenas variações acrescentei também um pouco de sal (não muito), e um fio de azeite. Até agora todas as versões feitas foram bem recebidas quer por miúdos e graúdos. Obrigado pelas dicas!

    Cmpts

    Nuno

    Gostar

    1. Nuno,
      Obrigada por ter tido a simpatia de me contar os seus bons resultados. E que boa ideia misturar outros ingredientes!! O paozinho com azeitonas e tomate seco não me vai escapar.
      Um abraço e até breve.

      Gostar

  5. Olá Ana, experimentei fazer este pão mas inicialmente a massa ficou demasiado mole. Não sei o que possa ter corrido mal. Utilizei farinha de trigo integral em vez da de espelta e coloquei leite com limão, em vez do buttermilk.
    Como a massa ficou mole adicionei mais farinha até conseguir moldar a bola e devo dizer que o resultado final foi muito apreciado!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s