Ai pudesse eu ter um jardim…. – Gelatina de ruibarbo e pêra com canela

Se há altura do ano em que gostaria de viver numa casa com um jardim  fora do centro da cidade, é a chegada da Primavera, quando me acomete  uma incontrolável vontade de plantar flores e legumes. Isto é tanto mais estranho porque eu nunca plantei nada que não fossem vasinhos de ervas aromáticas, não percebo patavina deste assunto,  não aprecio particularmente o contacto com a natureza, e tenho um medo paralisante de insectos e pequenos animais.
 Ainda assim sonho, por breves semanas que antecedem a chegada das alergias, com uma horta, cheia de morangos e tomateiros, uma horta onde eu pudesse ir apanhar, quando as batatas e o salmão já estivessem prontos a servir, endro fresquinho, e sempre que me apetecesse esta sobremesa  uns talos de ruibarbo.
 
 

Ingredientes:

  • 4 talos de ruibarbo
  • 1 pêra
  • 1 pau de canela
  • 70 gramas de açúcar (1dl de adoçante em pó se preferem uma versão super light)
  • 4 folhas de gelatina.

Preparação:

Lavem e cortem  o ruibarbo e a pêra  em pedacinhos. Coloquem-nos num tacho ao lume juntamente com 2,5 dl de água, o açúcar e o pau de canela.

Cozam em lume brando até a fruta se começar a desfazer e o líquido da cozedura ter ganho um tom rosa.

Coem o líquido usando uma passador de rede fina. Tenham cuidado para não deixar passar pedaços de fruta.

Para esta gelatina vamos apenas usar a calda onde cozeu a fruta. Podem aproveitar a polpa depois de escorrida para fazer gelado, triffle, ou comer com iogurte.

Amoleçam as folhas de gelatina num pouco de água fria e dissolvam-nas na calda de ruibarbo. Deitem o preparado em tigelinhas ou pequenas formas e guardem no frigorífico até servir.

Eu decorei a minha gelatina com iogurte e um pouco de amêndoas para lhe acrescentar uma textura estaladiça, mas creme de baunilha, frutos silvestres, chantilly  ou morangos são também excelentes alternativas.

12 thoughts on “Ai pudesse eu ter um jardim…. – Gelatina de ruibarbo e pêra com canela

  1. Tenho feito gelatina de laranja em doses industriais para conseguir dar conta da avalanche cítrica que se abateu sobre a minha casa. Desde que vi a Nigela fazer gelatina de ruibarbos que fiquei encantada com este tom rosa. Gostava de provar para saber a que sabe a combinação com a pêra.
    Ficou linda! 🙂
    Beijinhos

    Gostar

  2. Olá Ana
    Obrigada pela visita e comentario. Pensei que vivías na Turquia, afinal é um bocadinho distante.
    Gostei do teu espaço e das tuas receitas, esta em particular que tenciono por em pratica, logo que reponha o stock de ruibarbo.
    Um beijo

    Gostar

  3. Não tens jardim mas tens ruibardo 🙂 Eu de bichos só não gosto muito de gafanhotos. Ainda ontem me caiu uma aranha na mão e não ligo nenhuma. Pah, cobras também não é exactamente bicho que aprecie he he
    Bom fim de semana!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s