Daring Bakers – Abril 2011 – Mousse de xarope de ácer e recipientes comestíveis

 O desafio deste mês foi-nos trazido pela  Evelyne do blogue  Cheap Ethnic Eatz que nos trouxe um dos mais tradicionais produtos do Canadá, xarope de ácer. O nosso desafio foi fazer uma mousse, seguindo a receita da Evelyne, (adaptada de Jaime Oliver is not my boyfriend)   e em conjunto com o desafio dos Daring Cooks que a Renata propôs este mês, criar um recipiente comestível.

 
 
Estes recipientes podiam ser feitos com quaisquer ingredientes, bacon, chocolate, bolo, pão, fruta, legumes… Vejam as criações de todos os Daring Bakers e a receita completa em inglês aqui. Há prémios para os melhores recipientes, e todos podemos votar nos nossos favoritos até 27 de Maio na página – http://thedaringkitchen.com
Eu participei com recipientes feitos de tuiles de framboesa. Como sabem tuiles são uma espécie de bolachas muitíssimo finas que depois de retiradas do forno podem ser moldadas nas formas que desejamos. Inspirei-me em algumas fotografias de flores de ácer vermelho e  com os meus tuiles fiz pequenas flores que enchi com a mousse de ácer. É uma sobremesa diferente, linda e chic a valer!

As receitas:

Tuiles de framboesa

Ingredientes:

2 dl de puré de framboesas (sem sementes)

2 colheres de sopa cheias de icing sugar

Preparação:

Num processador de alimentos, ou usando a varinha mágica, batam o puré de framboesas com o icing sugar. Deitem o preparado num tabuleiro forrado com um tapete de silicone, alisem o puré espalhando-o bem e levem ao formo aquecido a 85ºC durante aproximadamente 90 minutos. O tempo de cozedura depende da espessura da vossa placa de framboesa, e portanto aconselho-vos a irem levantando uma pontinha do puré  testando a sua consistência, Quando estiver pronto descola-se facilmente do tapete e pode ser cortado e moldado como desejarem. Trabalhem rapidamente, depois de frios os tuiles ficam secos e duros.

Mousse de ácer

Ingredientes:
• 240 ml de xarope de ácer
• 4 gemas
• 3 folhas de gelatina
• 360 ml de natas (35 % de gordura)

Preparação:

Aqueçam o xarope até levantar fervura, retirem do fogão. Numa tigela batam as gemas e aos poucos vão adicionando o xarope de ácer. Aqueçam 60 ml de natas e dissolvam neste líquido as folhas de gelatina previamente amolecidas em água fria, juntem batendo bem, ao preparado de xarope e gemas. Reservem no frigorífico até estar quase frio. Batam as restantes nadas em chantilly e adicionem-nas ao creme. Dividam a mousse por tigelinhas individuais ou usem recipientes comestíveis. Guardem no frigorífico até servir.

16 thoughts on “Daring Bakers – Abril 2011 – Mousse de xarope de ácer e recipientes comestíveis

  1. Ana, parabéns! Você é uma das 5 finalistas do concurso dos Daring Bakers! Espero que você não se importe que eu exiba uma foto da sua obra de arte (com link para seu post, claro), em meu blog.
    Bjss, Renata

    Gosto

Deixar uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s