Carne · Heston Blumenthal · Refeições light · refeições rápidas

Tagliata com salada de rúcula e parmesão – Simplicidade por Heston Blumenthal

 

O título do post quase parece um paradoxo, mas a forma como os ingredientes são preparados  e cozinhados, o detalhe com que se combinam e enaltecem sabores e texturas, provam bem que esta é uma receita de Heston Blumenthal. Não como carne, mas até eu admito que a tagliata tinha um aspecto e aroma deliciosos, fiquei-me com a salada de rúcula com parmesão temperada com o maravilhoso molho. Uma receita leve e fácil de preparar que vamos repetir.

 

Esta receita é de Heston Blumenthal e foi traduzida e anotada por mim. Percebo pouco de carne, e não faço ideia de como traduzir bifes de “sirloin”. Não tenho em casa livros portugueses de receitas de carne e online só encontro “contrafilé” o que me parece ser português do Brasil. Vejam aqui uma imagem com a área de onde vem o “sirloin”.

 Ingredientes (4 pessoas)

  •  Azeite para cozinhar os bifes
  • 2 bifes com 300 gramas cada
  • 120 ml  de azeite extra-virgem
  • 3 dentes de alho
  • 4 hastes de alecrim
  • 2 tiras de casca de limão
  • Sumo de 1 limão
  • Sal e pimenta preta (eu usei também uns grãozinhos de pimenta vermelha para decorar)

Para servir:

  • 60 gramas de rúcula
  • 40 gramas de queijo Parmesão  em tirinhas finas cortadas com um descascador de legumes.

Preparação:

Aqueçam bem uma frigideira pesada. Cubram o fundo da frigideira com 2 mm de azeite e voltem a aquecer até o azeite estar a ferver. É importante que a frigideira esteja extremamente quente antes de cozinharem a carne.

Retirem os bifes do frigorífico e temperem-nos apenas com sal. Segundo HB não podemos usar pimenta nesta fase porque acabaria por se queimar e dar mau gosto aos bifes.

Coloquem os bifes na frigideira, virando-os cada 15 segundo durante dois minutos e meio. (Eu aconselho-vos a secarem muito bem os bifes com papel absorvente antes de os colocarem na frigideira para evitar que o azeite salpique demasiado. Dependendo da altura dos bifes e do vosso gosto, 2 minutos e meio pode ser tempo demasiado para cozinhar a carne.)

Retirem os bifes da frigideira e deixem-nos descansar numa grelha com um prato por baixo para apanhar os sucos.

Entretanto retirem a frigideira do lume e deitem fora quase todo o azeite, não lavem nem limpem a frigideira, deixem-na arrefecer durante 2 minutos. Passado este tempo coloquem na frigideira o azeite extra-virgem, os dentes de alho esmagados, o alecrim, e a casca de limão. (Para ajudar a libertar os aromas do limão massagem um pouco as cascas entre os vossos dedos antes de o utilizarem.) Deixem o preparado em infusão enquanto os bifes repousam durante 5 minutos. Adicionem o sumo de limão. Passem o molho por um passador de rede e acrescentem os sucos que escorreram dos bifes.

Cortem os bifes em tirinhas com 0,5 cm. Temperem com sal e pimenta e coloquem-nos no prato de servir, por cima deitem metade do molho.

Temperem a rúcula com sal e o restante molho, coloquem-na sobre os bifes e decorem com o queijo parmesão e uns flocos de sal.

13 thoughts on “Tagliata com salada de rúcula e parmesão – Simplicidade por Heston Blumenthal

  1. Ana,
    Será bife de lombo ou bife da vazia, as melhores peças para bife.
    Para quem goste de carne (como eu 🙂 )é certamente um prato delicioso. Gostei especialmente do molho: alho , limão e alecrim…que óptima combinação.
    Beijinhos

    Gostar

  2. Ana,
    Será bife de lombo ou bife da vazia, as melhores peças para bife.
    Para quem goste de carne (como eu )é certamente um prato delicioso. Gostei especialmente do molho: alho , limão e alecrim…que óptima combinação.
    Beijinhos

    Gostar

  3. Olá Ana,
    Ficou uma refeição deliciosa. A carne é bem tenrinha e saborosa. Eu também não sei traduzir, mas concordo com a Carla, talvez seja do lombo ou da vazia…
    Beijinhos

    Gostar

  4. Talvez seja bife do lombo. Ainda há pouco tempo estive de olhos postos em receitas do Heston Blumenthal e fiquei fascinada com a riqueza de pormenores e texturas. Este prato está fantástico, a apresentação, o molho, a riqueza de sabores.
    Um beijinho.

    Gostar

  5. Ana,
    Esta com um aspecto delicioso… O sirloin e’ muito bom e muito tenrrinho,
    aqui nos USA usamos muito para churrascos e não só, mas também bastante
    caro. Gostei da receita 🙂

    Beijinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s