A minha vida na Suécia · Natal

A aldeia do Pai Natal em Vellinge

Algumas fotografias que tirámos este sábado na Aldeia do Pai Natal na loja Vellinge Blomman, um local que o meu “eu criança” se recusaria a visitar.

Quando era miúda tinha medo de palhaços, e do Pai Natal. Durante todo o mês de Dezembro os sábados de manhã de compras na Baixa, transformava-se em horas infindáveis de horror e permanente alerta. A loja O Balão, onde comprávamos as nossas roupinhas, substituía para a ocasião o palhaço que habitualmente tinha à porta, por um Pai Natal verdadeiro, mais à frente a entrada na minha loja de brinquedos favorita era-me vedada por mais um Pai Natal, manequim em tamanho natural, que agitava constantemente os bracinhos estilo zombie.

Para não apanhar frio este Pai Natal e a sua rena viajam de carro voador.

 Chegando ao Rossio (ou aos Restauradores não me lembro), a coisa piorava ainda mais. Para atravessar a zona a que eu chamava “Covil dos Pais Natais”, e onde estava o mais temidos de todos eles, um Pai Natal que até trenó tinha, emparedava-me entre a minha mãe e a minha tia, e de nariz no chão, lá me arrastava rua fora.

 A minha óbvia expressão de terror nunca passava infelizmente desapercebida aos Pais Natais de serviço que cada vez que me viam, imaginando eu estaria triste por outro qualquer motivo, disparavam na minha direcção para me vir animar.

O quartinho do Pai Natal

Era nesta altura que, tanto eu como a minha irmã que sofria do mesmo problema, perdíamos as estribeiras e desatávamos a chorar. Os senhores bem tentavam o seu melhor, e segundo a minha mãe até tiravam a barba, (eu não sei porque como imaginam nunca tive coragem de olhar), mas não adiantava, eu não queria balões nem beijinhos, nem conversas nem festinhas, queria ser adulta e nunca mais ter de atravessar ruas minadas por estas criaturas.

Na casa do Pai Natal, os meninos grandes e corajosos podem também deixar as suas antigas "nappar" ou "chupetas" 🙂
A entrada na cozinha do Pai Natal com paredes de pepparkakor gigantes

Trinta anos depois e à distância de mais de três mil quilómetros, não passo um Natal sem visitar a Aldeia do Pai Natal para fazer compras e ver como os mais pequenos se encantam com este local de magia, quem diria?

A minha zona favorita, a fábrica das pepparkakor! Os bonequinhos são animados 🙂
Cortadores de pepparkakor para todos os gostos.

 

9 thoughts on “A aldeia do Pai Natal em Vellinge

  1. Muito me ri com a tua história, embora para ti naquela altura isto não fosse motivo para graças, até percebo. O que eu dava por um desses cortadores de homenzinhos de gengibre…por aqui não consegui encontrar.
    Um beijinho.

    Gostar

  2. Olá…
    Parece coincidência…tu aqui a falares da Aldeia do Pai Natal…e onde moro (Óbidos) está a decorrer festividades natalícias dentro das muralhas que Têm o nome “Vila Natal”.
    Quanto à tua questão: lembro sim de me falares do frasco de doce de gila e conheço uma receita excelente. Ela é confeccionada pela minha mãe desde antes de eu nascer. Como preferes que te dê a receita?

    Beijinhos

    Gostar

  3. Olá! Nunca tinha visto tanto cortante junto, eheh…muito bonitas estas fotos!!
    Hoje de manhã quando abri o meu facebook, dei de caras com uma notícia que não me deixou muito feliz, a notícia foi dada pela Catarina do blog, http://receitasesaboresdomundo.blogspot.com ela mencionou um blog que tem postado inúmeras receitas de outros blogs, apesar de todas estarem identificadas com o blog de origem achei um perfeito abuso pois pelo que entendi nem autorização pediu…como vi variadíssimas receitas suas no blog decidi alertar para esta situação. Acho que o nosso trabalho parece ser respeitado e não copiado para que outros fiquem com o mérito. Peço desculpa se estou a intrometer-me demasiado no assunto mas achei que devia alertar!
    Beijinhos

    Gostar

  4. É verdade, há que fazer as pazes com o passado… Eu em crianc’a era mais do tipo desmascaradora de pais natais.. Reconhecia-os ‘a distancia! Esse local deve ser mesmo um sonho para a pequenada que ainda acredita nas historias do pai Natal 🙂
    Fiquei particularmente de olhos arregalados quando vi a imensid’ao de cortadores de pippakökur!! ahhh!!
    beijinho* boa semana*

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s