A minha vida na Suécia · A Pastelaria · bolos e sobremesas

Every time it rains..bacon from heaven – toucinho do céu

Não sei se  se recordam do clássico filme Pennies from Heaven, ou da canção com o mesmo nome, mas  foi nela e na dificuldade de traduzir o nome de mais uma sobremesa conventual portuguesa,  que fui pensado enquanto cozia o meu Toucinho do Céu.

“Every time it rains, it rains pennies from heaven
Don’tcha know each cloud contains pennies from heaven?
(You’ll find your fortune fallin’ all over town)
(Be sure that your umbrella)
Is upside down”

A verdade é que a tradução Bacon from Heaven/ Bacon från Himlen não deixa por aqui ninguém ansioso pela sobremesa. Invariavelmente a introdução a um “novo” doce português é acompanhada de muitos gestos, explicações em várias línguas, fotografias e pesquisas no Google. Já falámos de freiras, pão velho e azeitoninhas de maçapão, de fios de ovos e doce de gila (e que complicado foi),  e de doces como “barrigas de freira” e “papos de anjo”, nomes que a família sueca achou imensamente divertidos.

Para esta versão de Toucinho usei a mistura de duas receitas, uma que encontrei num livrinho antigo da revista Activa de doces conventuais que trouxe comigo, e a que a queridíssima Anabela fez o favor de me enviar, mas que infelizmente usava muito menos doce de gila do que eu tinha em casa a passar do prazo.

A primeira tentativa correu muito bem. Não sei se o cozi demais, mais ficou com uma textura quase “chewy” e verdadeiramente deliciosa. Em Portugal repeti a receita, podem ver a fotografia neste post, cozendo o bolo durante menos tempo, pessoalmente gostei mais da minha primeira versão, mais compacta e rica.

Ingredientes:

  • 200 gramas de amêndoas picadas sem pele (recomendação da Anabela)
  • 4 ovos + 7 gemas (ovos grandes)
  • Raspa  da casca de 1 limão
  • 350 g de açúcar
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 225 gramas de doce de gila ( o doce que eu tinha era espanhol e é bastante mais escuro e compacto que o que habitualmente compramos em Portugal.)

Preparação:

Forrem uma forma de fundo amovível com papel vegetal muito bem barrado com manteiga.

Batam os ovos e passem-nos por uma peneira fina. Juntem os restantes ingredientes, batam bem. Levem a cozer ao lume, mexendo sempre para cozer bem os ovos.  Deitem a mistura na forma e levem ao forno a 200ºC. O tempo de cozedura depende do tamanho da forma, eu segui  as indicações da Anabela e fui testando com um palito até o bolo estar seco. Passados 10 minutos, do total de 25 que o meu esteve no forno, o bolo começou a escurecer e eu cobri-o com um pouco de papel vegetal.

Deixem arrefecer, polvilhem com icing sugar e sirvam com fios de ovos, ou se forem menos tradicionais, um pouco de natas batidas sem açúcar.

12 thoughts on “Every time it rains..bacon from heaven – toucinho do céu

  1. Estava uma verdadeira maravilha , acho mesmo que foi o doce que mais apreciei.
    Ontem, encontrei o último pedaço que “roubei” da mesa de Natal. Tinha-o escondido no congelador, para mais tarde saborear, mas não consegui resistir-lhe.
    Pena que já acabou…
    Bjs

    Gostar

  2. Uma delícia! E realmente, alguns doces portugueses têm nomes caricatos 🙂 Não deve ser nada fácil explicá-los a estrangeiros e deve dar origem a umas boas gargalhadas 🙂 Beijinho

    Gostar

  3. Adoro toucinho do céu, Ana, ou melhor bacon from heaven! Em pequena eu dizia à minha mãe, que era preciso atirar um porco ao ar para resultar neste bolinho! hehehe. Brincadeiras de criança. Eu adoro fazer, na altura do natal e páscoa também, é super rico e delicioso, sem exageros, claro!
    Um beijinho.

    Gostar

  4. Ficou um encanto o teu toucinho do céu… uma verdadeira maravilha para a vista!
    Senti-me bastante feliz por ter contribuído na confeção desta iguaria…quando precisares de alguma coisa basta pedires… quer dizer, não contribuí quase nada pois as mãos de fada são tuas….

    Beijinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s