A minha vida na Suécia · refeições rápidas · vegetais e outros acompanhamentos

Barricados em casa e um prato que vale por três

Com a ameaça  de temperaturas muito baixas, decidimos que em vez dos nossos habituais passeios de fim-de-semana, o que melhor que tínhamos a fazer era barricarmo-nos em casa e aproveitar dois dias sem o nariz fora da porta. Abastecidos de mantimentos para o corpo e alma, fechámos a porta e passámos sábado e domingo a ver filmes e a ler. Maior conforto que que a nossa casa quentinha, com os meninos ao colo, um livro e um chávena de chá não deve existir.

 Para o almoço, e aproveitando o forno já quente de cozer pão, fiz umas deliciosas batatas doces com espinafres, alhos e queijo feta.  É um prato que vale por três, e se saboreia como uma refeição completa, sopa e sobremesa incluídas. Um verdadeiro cobertor  para o nosso estômago que nos deixa satisfeitos e confortados sem a sensação de termos comido demasiado.

Os torrãozinhos de feta contrastam na perfeição com a doçura e  dos alhos e das batatas assadas numa caminha de espinafres regados com um pouco de azeite e mel. Para que os ingredientes não cozinhem e sequem demasiado, faço uma pré cozedura das batatas e dos alhos. Se preferirem nada vos impede de os assar directamente na travessa e juntar depois os espinafres. Usei queijo feta, mas penso que o halloumi por também ser bastante salgado, deve ser uma boa opção nesta receita.

 

Ingredientes nas quantidades que o vosso conforto exigir

  • Batatas doces aos cubos
  • Dentes de alho sem pele
  • Azeite
  • Mel
  • Queijo feta
  • Sal e pimenta
  • Alecrim

Preparação:

Cozam as batatas e os alhos até que estejam quase macios.

 No  fundo de uma travessa deitem um fio de azeite,  cubram com os espinafres e tempere-nos com um pouco de sal e pimenta. Por cima coloquem os alhos e as batatas escorridas  mas ainda quentes. Salpiquem com azeite e alecrim e levem ao forno só o tempo de cozinhas os espinafres e tostar as batatinhas.  

 Cubram com queijo feta em pedacinhos, reguem com azeite e mel e sirvam imediatamente.

 

14 thoughts on “Barricados em casa e um prato que vale por três

  1. Olá Ana, o meu fim de semana também foi como o teu comida reconfortante, sofá e cházinho. Adoro fins de semana assim em plena harmonia do lar. É reconfortante sentir que estamos seguros na nossa casa juntamente com a nossa familia.
    Adorei a tua sugestão, mas na minha casa teria de servir como acompanhamento a um peixe ou carne! Sugestão a levar em conta 🙂

    Beijinhos e boa semana.

    Gostar

  2. hehe,sabe tão bem ficar assim barricado em casa,no conforto e na preguicite 🙂 Aqui já está calor (3ºC risos) mas os dias estão maioritariamente cinzentos…
    Vim aqui ao teu blog e por coincidencia acabei de meter umas batatinhas doces ao forno 🙂 Se calhar inda vou pra lá atirar uns espinafrezitos!
    Continuem a desfrutar! Desejo-vos uma optima semana***

    Gostar

  3. Ana, um fim-de-semana de conforto. Conforto para a alma, espírito e estômago. O meu sábado foi a trabalhar mas o domingo foi bastante parecido, forno ligado, filmes e livros, companhia de quem mais gosto.
    Adorei a sugestão, que sai do forno bem quente e aconchega. Batata doce e queijo feta fica delicioso.
    Um beijinho.

    Gostar

  4. Agora, qdo disseste “barricados em casa” até fiquei… … … mas vejo que a decisão foi de mutuo acordo e que nada nada melhor poderia ser escolhido
    Beijinhos
    (se te serve de consolo aqui tb está muito frio)
    🙂

    Gostar

  5. As vezes sabe tão bem ficar assim em casa, sem sair. Eu adoro fazer isso, de vez em quando. E esse prato parece-me optimo! Cá por casa também gostamos de batata doce, tem um sabor divinal. Feita assim, deve ser de loucos! 😀 Beijinho.

    Gostar

  6. Ana, um fim-de-semana perfeito, cheio de conforto para o corpo e para a alma:) Adoro esses dias, entre o calor do forno e o aconchego do sofá, na companhia de filmes, livros e uma bela chávena fumegante de chá!
    A tua sugestão parece-me divinal, adorei a combinação de sabores!
    Beijinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s