bolinhos e bolachas · bolos e sobremesas

A escrita em dia e um doce para o fim-de-semana

Quase, quase com o fim-de-semana a chegar, queria aproveitar para vos deixar algumas mensagens. Estes posts são um bocadinho aborrecidos, mas  não sei que outra forma posso usar para comunicar convosco… E para irem comendo enquanto lêem, aqui fica também a sugestão de uns mini bolinhos que espero vos agradem.

  • Antes de mais os meus agradecimentos pela vossa participação e comentários. Obrigada por ontem terem tomado o vosso tempo para partilhar comigo e com os outros leitores da Padaria, as vossas experiências e ideias em relação ao tema da marmita, vou ainda hoje tentar responder aos vossos comentários. Outros blogues focam já este tema com ideias e sugestões de almoços  que podem ser levados para o trabalho, eu vou criar aqui uma categoria com o tema “marmita”, e tentar publicar mais receitas e ideias sobre este tópico.
  • No outro dia vi que alguns comentários de leitores tinham ido parar à caixa do spam,  se me deixaram um comentário que nunca foi publicado, e ao qual eu não respondi, as minhas maiores desculpas. Terei de estar mais atenta ao que o wordpress considera spam.
  • Se também têm um blogue,  deixem-me por favor a vossa morada no formulário dos comentários. De outra forma não sei como vos posso também visitar e conhecer as vossas casas.
  • Não se esqueçam que a segunda edição do Convidei para jantar, está a decorrer em casa da Suzana! Aproveitem para começar o mês com um convidado especial à vossa mesa. (Eu cubro a cara de vergonha porque já escolhi os convidados, mas ainda não me consegui decidir em relação às receitas.)
  • Criei uma página (por baixo do cabeçalho), dedicada aos clientes. Se experimentaram um receita da Padaria, com ou sem sucesso, e gostarem de a partilhar com ou outros leitores, podem fazê-lo aqui. Se têm blogue, basta que façam um comentário com o link para o vosso post, indicando se querem ou não que eu publique uma fotografia vossa. Se não têm blogue, como a Andrea, que me sugeriu a criação deste espaço, enviem as vossas fotografias por e-mail. Tomo a liberdade de marcar as imagens com os nomes dos autores.

E sem mais demora porque o sábado se aproxima e precisamos de um docinho para o fim-de-semana, aqui fica a receita destes mini bolinhos de amêndoa e pêra.

Usei uma receita para o recheio de tarte frangipane, mas substitui a manteiga por queijo cottage, em termos de textura e sabor, acho que até melhorou um pouco. Nota-se o sabor a queijo, e no que diz respeito a gordura e calorias,  é muitíssimo mais simpático.  Em vez de ramekins, podem usar uma forma grande e claro que a escolha da fruta fica ao vosso critério. Podem servir os bolinhos tal como estão nas fotografias, ou virados ao contrário estilo up side down cake.

Ingredientes: (4 ramekins)

  • 150 gramas de queijo cottage ou requeijão
  • 120 gramas de açúcar
  • 3 ovos
  • 225 gramas de amêndoas picadas
  • 1 pêra grande descascada e cortada em pedacinhos
  • 1 colher de café de canela
  • Manteiga para untar e farinha ou açúcar para polvilhar os ramekins

Preparação:

Aqueçam o forno a 180ºC.

Untem e polvilhem os ramekins. Cubram o fundo das forminhas com a pêra.

(Se estão a usar cottage cheese, escorram-no bem antes de o misturar com os outros ingredientes.)

Batam os ovos com o açúcar e a canela. Acrescentem o cottage cheese/requeijão batido, e por fim as amêndoas.

Deitem o preparado nos ramekins e levem ao forno até que estejam firmes e douradinhos. (Com o tamanho dos meus ramekins demora 25 minutos, para ter a certeza de que estão prontos, não se esqueçam do teste do palito.)

27 thoughts on “A escrita em dia e um doce para o fim-de-semana

  1. Gosto destes queques, parecem-me bem húmidos e fofos. Estou realmente satisfeita com o facto de hoje já ser sexta, se esta semana tivesse mais um dia eu caía para o lado. E ainda não convidei ninguém para jantar 😦

    Gostar

  2. Ana:
    pessoalmente, sou mais fã do sabor da avelã, embora também goste de amêndoa; mas como não faço só para mim, gostaria de saber se, usando a avelã em vez da amêndoa, também combinará com pêra ou se é melhor escolher outro fruto… Opinião precisa-se 😉
    Obrigada e bom fds!

    Gostar

  3. Uma excelente sugestão para o fim-de-semana 🙂
    Parabéns pelo blog e pelas iniciativas e desafios propostos ( foi através deles que descobri recentemente esta “padaria”)
    Gostei muito do que vi e vou passar a leitora assídua e, espero, participar nos desafios 🙂
    Beijinhos e mais uma vez parabéns 🙂

    Gostar

  4. Adorei estes bolinhos tão fofos, que animam qualquer um para o fim-de-semana. Gosto da amêndoa com a pêra e a troca da manteiga pelo queijo. Ficam super húmidos e apetecíveis.
    Já convidei e já jantei com o meu chef eleito 🙂 Adoro o facto de teres criado este projecto!
    Um abraço minha querida.

    Gostar

    1. Já vi já vi já vi! Vi e morri de ciumeira!! Ainda bem que não nos disseste antes quem ias convidar, ou era uma fila de fans à tua porta a querer trazê-lo para casa. Não há chef mais cool e sexy do que o Sr Tony!!
      beijinhos

      Gostar

  5. Ana,
    De vez em quando é mesmo preciso pôr a escrita em dia. Vou gostar de ver as marmitas que fazes para o viking,assim tenho mais ideias para as minhas. Quanto ao desafio do mês: a minha cabeça ainda ás voltas com o convidado. Para o jantar já tenho algumas ideias, mas o convidado está dificil 🙂
    Adorei os bolinhos. Gosto dos bolos pequenos, em ramequins, saciam a minha gulodice e não me tento em comer mais uma fatia e mais uma. Já o D. gosta dos bolos maiores, para ter sempre um desconsolo, como ele diz. Mas fiquei com uma dúvida: nos ingredientes só mencionas a manteiga para untar as formas e na receita dizes que se deve bater os ovos com a manteiga…será que querias dizer bater os ovos com o queijo, já que o usaste como substituto da manteiga?
    Beijinhos e um bom fim-de-semana

    Gostar

    1. Ai filha a minha cabeça…vou corrigir. Valem-me os leitores como tu que me ajudam com os erros nas receitas =D
      Tb gosto de bolinhos pequenos, somos só dois, se faço uma coisa grande andamos ai a comer bolo uma semana, e até se estragam.
      Eu sigo sempre como sabes o teu projecto marmita, tem sido uma inspiração cá em casa.
      bjs e bom fim-de-semana

      Gostar

  6. Que lindos ficaram os teus queques, Ana e tão tentador que ficou o interior! Gostei, com canela, pêra e amêndoas só podem ser uma maravilha e o queijo deve combinar lindamente!
    Eu ainda ando aterrorizada com a ideia de convidar um chef, tenho 3 hipóteses e ainda não me decidi, nem decidi o menu… É que convidar um chef requer muito cuidadinho!!! 😀
    Um beijinho e um excelente fim de semana para ti e para o teu viking 🙂

    Gostar

  7. Olá Ana.
    Não aborreces nada. Gostei imenso que tivesses posto a escrita em dia! Sabes que fiz batota neste 2º desafio?… Como estava indecisa, escolhi primeiro a receita e só depois quem a comeria. Para a semana prometo publicar!
    Babette

    Gostar

    1. Eu para a semana tb já publico, vou cozinhar hoje. Isto só de uma cabeça doida como a minha, tenho tanto que fazer este fim-de-semana que me levantei às 5 para começar a preparar as coisas. Qd o viking acordar já está esta cozinha virada do avesso.
      bjs

      Gostar

  8. Bom dia querida Ana, fiquei ” presa ” ao post das marmitas, que de resto achei fantástico,
    não resisti a ler todos os comentários:) parabéns pelo post. As marmitas chegaram timidamente, mas já se massificaram. Imagina que foram criadas bolsas/malas todas “fashion” para transportar marmitas:)
    Estes bolinhos de peras estão encantadores, imagino-os deliciosos com toda a magia que a pera oferece ao bolos.
    Um beijinho com votos de um excelente fim de semana.

    Gostar

  9. Aborrecidos? Nã! 😉
    Eu tenho andado tão ocupada ultimamente que nem tenho tido tempo para vizitar as minhas vizinhas da blogoesfera…
    Vou ter de me inteirar desse projecto da marmita, e a outras tantas coisas que não tenho prestado a devida atenção…
    Quanto ao Convidei para jantar.. já tenho convidado, mas a escolha da receita é que está mais dificil…
    E esses bolinhos cheiram-me mesmo a fim de semana 🙂
    beijinho*

    Gostar

  10. amêndoa e pêra resulta super bem! costumava fazer uma receita de um bolo óptimo! acho q tb levava baunilha.consegues imaginar! PS: acabei de fazer uma mousse de chocolate p um jantar c os meus colegas americanos

    Gostar

  11. Olá Ana! Tenho andado arredada, mas é só por falta de organização! Quando chegamos a uma certa idade, parecemos umas baratas tontas! Pelo menos eu, sinto-me assim.
    Desde que fiz a Geléia de Laranja e Gengibre, que tenho andado a lembrar-me de ti! Quando o Provador de O Meu Estaminé a provou a acompanhar um Assado de Aves, disse-me: “Está igualzinha à que eu comia na Suécia”!
    Eu, como nunca fui à Suécia (apesar de ele me ter prometido quando nos casámos que me havia de levar lá e já se passaram 42 anos…) nunca provei. Mas fiquei contente por ele ter gostado!
    Amanhã vou publicar uma receita da minha lavra: Geléia de Vinho do Porto. Ficou um espectáculo!
    Quero dizer-te que gostei imenso dos teus bolinhos de Pera e Amendoa. Cá em casa também somos só 2 e o marido não é grande apreciador de doces, mas gosta de tudo o que leva fruta. Assim, com estas quantidades, é óptimo para não haver grandes sobras! Obrigada por partilhares tantas ideias e coisas boas. Bjs. Bombom

    Gostar

  12. Oh Ana, achei este bolo uma delicia 😀 Porque é que ficou com esta cor rosadinha? Terá sido das amêndoas? Já estou a imaginar o sucesso que irão fazer na minha casa :):):)
    Também gostei do tema das Marmitas e acho que realmente é das melhores opções que se podem fazer nos dias de hoje… em todos os sentidos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s