Ana - cozinheira · cremes, dips, snacks e molhos salgados · More soup for you! · Peixe · refeições rápidas · Restaurantes

A mania da economia

Como certamente sabem, nos restaurantes como em nossas casas, nada se deita fora. (A não ser que um chef mais distraído ou porquinho se esqueça de uma tabuleiro de filé mignon no frigorifico até eu dar com ele já a mudar de cor.)
Num outro post hei de contar-vos como calculamos o custo dos pratos e de como tudo ou quase tudo numa cozinha deve ser aproveitado, mas hoje deixem-me falar-vos da nossa sopa de peixe.

DSC_0150

A sopa de peixe no nosso restaurante é o equivalente aos rissóis em nossas casas, um prato para aproveitar as sobras de peixe que temos quando filetamos e cortamos em porções peixe para o almoço e o à lá carte.

Devia ser um prato com custo zero em proteína, rápido de preparar e que fosse o mais económico possível, mas claro que não é.

E não é porque tudo, do caldo de lagostim ao óleo de endro é feito por nós e demora horas e horas.
O head chef teve também a ideia peregrina de acrescentar camarões à sopa e portanto o que começou como um prato de aproveitamentos, o que aproveita na realidade é o peixe, tudo o resto é comprado e preparado unicamente para a sopa.

DSC_0149

Ainda assim esta é uma sopa excelente, está no menu há um ano e é um dos pratos que mais vendemos. (O head-chef nega-se a tirar a sopa do menu porque ainda não se lembrou de outro aproveitamento para o peixe, e nós continuamos a ferver panelões sem fim de cascas de lagostins.)

Qualquer dia partilho convosco as nossas receitas de caldos: peixe, lagostim, vitelo, galinha… todos feitos no restaurante, mas tenho pensado que fotografias de enormes panelas cheios de ossos a ferver talvez não façam as fotografias mais bonitas.

DSC_0144

E a receita, ligeiramente adaptada às cozinhas caseiras.

Ingredientes: (4 pratos)
1 litro de caldo de lagostim ou lagosta (comprem já feito, de loucura já basta o restaurante)
2 dl de Vinho branco
Óleo ou azeite
200 gramas de uma mistura de cenouras, cebolas e funcho picados
Peixe e camarões a gosto
Batatas cozidas
1 litro de leite (ou uma mistura de leite e natas)
Sal e pimenta
Folha de louro
Sementes de endro
Sementes de coentros.
1 colher de sopa de pasta de tomate

Óleo de endro:

O mesmo peso de endro fresco e óleo alimentar neutro.
Preparação do óleo

Esta receita é ideal para quem tem uma bimby. De outra forma um copo misturador também serve.
Batam os ingredientes até conseguirem um óleo verdinho e lindo se tiverem a bimby, aqueçam este óleo até 73 °C.
Passem por um passador fino e um pano limpo de cozinha, guardem num frasco bem fechado nos vossos frigoríficos.
Preparação da sopa:
Salteiem os legumes e os aromáticos num pouco de óleo. Acrescentem o puré de tomate. Juntem o caldo de lagostim e o vinho branco e deixe reduzir até deixarem de sentir o álcool. Passem todo este preparado por um passador de rede fina.
Deitem fora os vegetais e aromáticos reservem apenas o líquido.
Levem o líquido que reservaram ao lume, acrescentem as natas ou leite e retifiquem os temperos, Antes de servir juntem o peixe (que coze muito rapidamente) as batatas e os camarões.
Sirvam com o óleo de endro e endro fresco.

14 thoughts on “A mania da economia

  1. Obrigada por partilhar as suas reçeitas. Fiquei muito interessada na nesta em particular, diz que podemos comprar caldo de lagostim ou lagosta. Sabe aonde posso comprar em Portugal?
    Obrigada

    Gostar

  2. Adoro sopa de peixe!. Feita pelo meu pai. Claro que a sopa que fazemos em nossa casa não é tão requintada, mas é deliciosa 🙂
    Adorei esse óleo de endro, tenho de experimentar fazer.
    Em relação aos outros caldos, esquece as fotos e partilha as receitas 🙂 :), se bem que não me importo nada com fotos de panelões cheios de ossos.
    Beijocas

    Gostar

  3. Olá Ana, sei bem do que falas, pois nos programas que vejo que são filmados em restaurantes, lá estão sempre as panelas de caldos disto e daquilo a fumegar e tenho aqui um amigo que adora fazê-los e então, vou tendo a sorte de ter sempre caldos caseiros porque ele depois partilha comigo.
    Adorei esta sopa, pois adoro sopas de peixe e massadas de peixe e coisas dessas.
    Beijinhos grandes,
    Lia

    Gostar

  4. Olá Ana
    Antes de mais, um obrigada muito especial pela tua atenção para com O Meu Estaminé. Fiquei muito emocionada por receber as tuas visitas.
    Fiquei tão contente por te saber de volta! Parabéns pelo teu percurso, pela tua tenacidade e pelo teu sucesso.
    Gostei imenso do vosso Caldo de Peixe. Cá em casa também se aproveita tudo, mas os peixes nunca utilizei em Caldos ou Sopas. Costumo fazer o aproveitamento para “Risotto” e fica muito bom com o camarão.
    Fiquei curiosa com óleo de endro que nunca provei. Vou procurar para fazer.
    Obrigada por partilhares estes “segredos” connosco. Bjs. Bombom

    Gostar

  5. Ana,

    adoro endro e felizmente consigo encontrar fresco num dos supermercados russos cá do Porto. E tb tenho bimby, portanto acho que estou apta para fazer esse óleo de endro. No entanto, não uso óleo em casa, mas penso que tb deve ficar bom com azeite, sim?

    Gostar

  6. Ana
    Que bom teres voltado. Vim cá dizer-te que as tuas fotos são muito boas e de profissional 😉
    Mas aproveitei para guardar está preciosidade. Adoro sopas de peixe e faço sempre caldos caseiros para base, aqui não tenho endro, mas quando for a Portugal vou fazê-la.
    Beijo

    Gostar

  7. Ola Ana

    De facto a receita de sopa de peixe parece-me muito muito interessante. Agora tenho “mais” uma dúvida. A técnica que usou para fazer óleo de endro pode ser usada para fazer qualquer outro tipo de erva, como p.e. de salvia, ou rosmaninho? Se sim é obrigatório sempre elevar a mistura aos 73ºC?

    Mais uma vez muito obrigado

    Nuno

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s