Ana - cozinheira · bolos e sobremesas

A sobremesa do menu de S Valentim no restaurante que vai fazer sucesso em vossas casas – Fondants de chocolate com caramelo, gengibre e framboesas

Só com este título até eu já estou cansada!
Esta é a sobremesa que vamos servir sábado na noite de S. Valentim. Não temos uma mesa livre, e tendo em conta que há sempre quem apareça à última da hora sem ter feito marcação, vai ser uma noite em cheio! Já vos contei que o ano passado o jantar desta note foi uma catástrofe e por isso este ano tínhamos não só de ter um menu catita, como de fazer um serviço impecável.
Fiquei surpresa quando o head-chef me disse para escolher a sobremesa, poder escolher um prato para o menu é uma honra, para “este” menu é ainda mais especial.

DSC_02401
(E é por estas e por outras que mesmo que o HC não seja perfeito e por vezes tenhamos vontade de atirar com o avental e gritar-lhe “faz tu!”, lhe somos tão dedicados e nunca lhe dizemos não.)

Fazer fondants perfeitos à lá minute para mais de cem pessoas é difícil, não vos vou mentir. Há dois anos estive na estação de sobremesas na passagem de ano, e por pouco não chorei.
Tínhamos cento e cinquenta convidados e o head-chef….(momento de lhe apertar o pescoço) só tinha encomendado 12 ramekins. Doze!!! Para cento e cinquenta pessoas!!!

Para o S. Valentim eu podia e devia ter escolhido uma sobremesa mais simples (porque só temos dois fornos que vamos usar para o prato principal ao mesmo tempo que eu cozo os fondants), mas o que é um serviço se não acabar tudo aos gritos e ataques de nervos na cozinha e clientes deliciados na sala de jantar?

E haverá sobremesa mais kitsch e romântica do que fondants de chocolate?

DSC_0243a

Esta sobremesa é fácil e com alguns truques até os noviços na cozinha podem fazer um brilharete. Se nunca fizeram fondants vejam o meu passo a passo aqui.

Aqui fica o guia para a sobremesa perfeita com muito pouco trabalho e um grande sucesso.

Vão precisar de:
– meia receita dos meus fondants de chocolate ( o suficiente para 4 ramekins)
– centros de caramelo para os fondants
– merengues de gengibre
– chantilly
-sorbet de framboesa (comprem já feito)
– framboesas frescas
– canudos de chocolate ou outras decorações

DSC_0248a

De véspera podem:
Fazer a massa dos fondants e colocá-la nos ramekins
Fazer os centros de caramelo e congelá-los
Bater o chantilly
Fazer os merengues com as duas claras que vos sobraram da massa de fondant

20 minutos antes de servir:

Tirem os fondants do frigorífico, coloquem um centro congelado dentro de cada um, e levem-nos ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 10 minutos. (Esta operação vai de-pender dos vossos fornos e tamanho dos ramekins por isso aconselho-vos a fazer um teste an-tes)
Decorem os vossos pratos e tirem o sorbet do congelador.
Desenformem cuidadosamente os fondants, terminem o empratamento com o sorbet e sirvam imediatamente.

As receitas:

Fondants – vejam aqui

Centro de caramelo salgado:

1 dl de leite
1 dl de açúcar
Sal

Preparação:
Levem a lume brando o leite e o açúcar até obterem um caramelo claro. Deitem em mini for-minhas de silicone (estilo para fazer pralinês ou gelo) salpiquem com sal e levem ao congela-dor.

Merengues de gengibre:

Ingredientes:
2 claras (vão ter imensos merengues)
6 colheres de sopa de açúcar
Gengibre em pó a gosto

Preparação.
Batam as claras em castelo, acrescentem aos poucos o açúcar e gengibre. Com um saco de pas-teleiro façam pequenos merengues e levem-nos ao forno até estarem secos e estaladiços (95°C)

12 thoughts on “A sobremesa do menu de S Valentim no restaurante que vai fazer sucesso em vossas casas – Fondants de chocolate com caramelo, gengibre e framboesas

  1. Oh-my-god!
    Para fazer mais de cem destas preciosidades a sairem assim com esta apresentação linda eu tinha de tomar calmantes durante todo o serviço, Ana!
    Eu percebi bem que só tens dois fornos e que os vais partilhar com o prato principal?! lol Mas isso não quer dizer que vai haver algum ‘maluco’ a abrir a porta quando não deve?!
    Tu queres acabar louca, ai queres, queres!
    Boa sorte! ❤

    Gostar

  2. Querida Ana,
    Adoro fondant de chocolate, mas nunca ousei fazer, pois acho sempre que vão sair um desastre e por isso, admiro muito a tua coragem de ires fazer algo tão delicado para essa quantidade monstruosa de comensais, lol!!
    Espero que o facto de só haver 2 fornos não te vá estragar a noite e enervar, quanto ao resto, tenho a certeza que será um passeio na praia para ti.
    Um grande beijinho,
    Lia.

    Gostar

  3. Ana, espero que seja uma noite em grande!
    A sobremesa é mais que perfeita, adoro essa combinação de sabores e chocolate é sempre chocolate, e um fondant com esse centro, uau, salivo!
    Admiro-te imenso, e estou a adorar seguir estas tuas aventuras e o teu trabalho, que vejo que estás a adorar mesmo muito.
    Um beijinho.

    Gostar

  4. Ana o jantar, um sucesso ?De certeza. Que sim.
    O meu também , mas….o caramelo ficou assim um açúcar amarelo a saber a tofee , não usei claro. Alguma sugestão do que poderá ter corrido mal? Calor a mais ?

    Gostar

    1. Isabel, lamento imenso… Penso que o ponto do caramelo poder ter ficado muito apertado…poderá ter sido isso? muito tempo ao lume? E do sabor, gostaram? Que pena que n correu tao bem como desejavas, e desculpa se falhei em alguma indicacao.

      Gostar

  5. Ana não falhou explicação nenhuma , a artista é que….enfim. Mas não estragou nada, porque simplesmente como não gostei do caramelo , não usei,e os fondants, para primeira vez, saíram fantásticos . Só me aventurei a fazê -los , porque tenho absoluta confiança nas suas receitas e porque a Ana (apanágio) de quem sabe , faz que tudo pareça tão simples…. Por favor, não deixe que a cozinha a “devore” de novo, e nós ficarmos outra vez …longe dos seus textos.

    Gostar

  6. UAU! Que coisa tão linda, só pode correr bem, que é o que merece 😀
    Deve ser tããão enervante cozinhar assim – é o que eu diria, se não tivesse dito já isso 1001 vezes nos comentários anteriores 😛
    12 ramequins para 150 pessoas é obra! Imagino…
    (nem imagino sequer!)
    Essa sobremesa parece-me o máximo! 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s