bolos e sobremesas

Agrrrrrrhhhhhhhhh!!! – e fondants de chocolate branco sem glúten

Há ocasiões em que tudo nos parece correr menos bem.
Já vos disse que no grande plano do universo a mim coube-me a parte de não poder fazer planos, não posso, há que aceitar, não posso.
Contei-vos toda contente que ia estar livre até quarta-feira, claro que não estou, que ia passar o fim-de-semana na minha cozinha e preparar uma receita sueca, mas passei o sábado de cama (gripe, nada grave) e ontem falhei três vezes a receita do bolo que ia publicar. Três vezes!! Uma receita que estou farta de fazer em casa! E tenho os fracassos em vídeo, ah pois…..

DSC_0023a (3)

Tentativa 1 – Fiz um merengue e bati com a batedeira as amêndoas picadas em vez de misturar levemente. (onde estava a minha cabeça, não sei, estava a fazer um vídeo e distrai-me)
Tentativa 2 – Os merengues chegam ao forno, mas deixei-os queimar, claro que com gripo não senti o cheiro e quando dei por eles estavam castanhos.
Tentativa 3 – Merengues lindos, nougat lindo, engano-me na receita do recheio, e só dei por isso quando ensopei os pobres merengues de tal forma que derreteram.

Hoje claro vou trabalhar, e por isso não tenho tempo para tentar de novo a receita, tentar não, fazer, aqui não se tenta, faz-se ou não se faz!

O post de hoje também não correu como era esperado, e noutras circunstâncias eu teria optado por voltar a tirar as fotografias, e a cozer os fondants, mas como sabem não há pessoa mais teimosa do que eu (a não ser a minha mãe e a minha sogra) e hoje eu decidi que havia de publicar a receita destes bolinhos! (ainda que a bateria da máquina tenha acabado no momento em que ia tirar as fotografias e os frutos silvestres se tenham enterrado no fondant enquanto esperava para recarregar a bateria.)

São uma delícia, são fáceis de fazer, não têm glúten, mas não vos aconselho a prepará-los com gripe, irritadas e umas horas antes de ter de ir trabalhar, à chuva, doente, de noite e sem saber o estado em que vou encontrar a cozinha….

DSC_0020a (2)
Hoje já passei por várias das vossas casas, mas por algum motivo não consigo ler os meus comentários nem aparece a mensagem “em moderação”. Sou a única com este problema?

Amanhã tudo vai estar melhor e eu volto com mais entusiasmo e uma receita melhor apresentada! (espero eu)

Fondants de chocolate branco – sem glúten
Para 3 fondants

Ingredientes:
3 gemas
100 g de chocolate branco
50 g de açúcar
40 g de manteiga
60 g de fécula de batata

Preparação:
Aqueçam o forno a 160°C.
Barrem os ramequins com manteiga e cubram o fundo com um quadradinho de papel vegetal
Derretam a manteiga e o chocolate
Batam as gemas com o açúcar, misturem a manteiga e o chocolate e envolvam a fécula de ba-tata.
Deitem o preparado nos ramequins e levem-nos ao forno durante aproximadamente 14 minu-tos. Decorem com frutos silvestres e polvilhem com icing sugar. Sirvam imediatamente.

7 thoughts on “Agrrrrrrhhhhhhhhh!!! – e fondants de chocolate branco sem glúten

  1. Bolos sem glúten parece-me muito bem! Tive uma altura em que pensei fazer intolerância (tinha dores inexplicáveis nos joelhos) e não havia muitos doces que pudesse fazer 😦
    Recebi o teu comentário sem problemas 😉
    As melhoras! xo

    Gostar

  2. As melhoras, Ana. Tenho a certeza que os bolos são maravilhosos, mesmo que as fotos tenham ficado abaixo do teu exigente critério (embora a mim me pareçam perfeitas!) e que tudo vai correr bem no trabalho. Já agora, adoro ler o que partilhas sobre o trabalho, dá-me a oportunidade de viver um bocadinho esse mundo através de ti. Obrigada!

    Gostar

  3. Frutos vermelhos enterrados à parte, acho que os fondants ficaram lindos e têm um ar super apetitoso! Então agora depois de almoço, só apetece saltar para o écran e provar um 🙂
    É verdade que às vezes as coisas não correm como planeamos e quando somos teimosas (eu também sou) isso dá-nos cabo dos miolos!!! Temos de aprender a respirar fundo e a relativizar (está tudo bem, estamos bem, podemos tentar outra vez e aprender com isto e vai correr bem!). Tenho tentado fazer este exercício ultimamente e não é fácil, mas pelo menos não dou por mim a sentir os olhos encherem-se de lágrimas como daquela vez em que torrei umas bolachas que tinham demorado taaanto tempo a fazer, refrigerar, cortar, congelar, e depois ir ao forno… (“Está tudo bem, eu estou bem, vou tentar outra vez e vai correr bem” VS. “Vou masé atirar com o tabuleiro varanda abaixo e sentar-me ao pé do forno a chorar!!!”). Hum estarei a ficar um bocadinho louca?… 😛

    Também recebi o comentário sem problemas!
    Beijinhos 🙂

    Gostar

  4. Há sim ocasiões em que tudo corre mal, mas olha, há coisas piores e estes teus fondants, apesar de as framboesas estarem enterradas como dizes, eu comia já um com bastante vontade, pois está super convidativo!
    Um beijinho,
    Lia.

    P.S. – Hã e não, não conheço o teu irmão que vive em Edimburgo. Quem sabe um dia, nos cruzamos por acaso. Nós viemos para cá e nunca procuramos juntar-nos a comunidades portuguesas, pois não concordamos com esse estilo de vida. Se emigras, é para abraçar a cultura do País que te adoptou e não para criar pequenas comunidades de diferentes países. Esta é, pelo menos para nós, a postura correcta. Os portugueses que conheço cá, já eram amigos de longa data em Portugal e é 1 e conheço mais uma portuguesa que se mudou para cá, mas cujo contacto já vem de aunado vivia em Portugal!

    Gostar

  5. Há dias assim, em que o universo parece conspirar contra nós.
    Nada de temer, tudo se resolve e tu, valente e corajosa, e determinada, consegues vencer os obstáculos.
    Eu comia já esse fondant, deve ser tão delicioso quanto guloso.
    Espero que já estejas melhor da gripe.
    Um beijinho.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s