A Pastelaria · bolos e sobremesas · comida sueca · Cremes, molhos, gelados e mousses · sju sorters kakor

Bolo Oscar II – a tarte de amêndoa do Ikea – finalmente!

Oscar II foi o último rei da Suécia e Noruega e penso que é por esse motivo que este bolo é tradicional nos dois países e graças. ao Ikea conhecido por todos.
Eu já tinha feito este bolo, constituído por um merengue com amêndoas e um creme de gemas e manteiga várias vezes e sem receita, mas depois da mensagem da Maria João, lembrei-me que talvez muitos mais leitores quisessem aprender a fazer esta sobremesa em casa.

DSC_0035-2a
E para fazer a receita a preceito, segui a que vem na bíblia dos bolos e bolinhos suecos, o Sju sorters kakor, foi o meu mal.
Como vos contei ontem, falhei a receita três vezes, ora o merengue, ora o creme, ora o caramelo… um par de vezes por estar distraída, outras porque simplesmente não era o meu dia…
E à quarta tentativa cá está a torta de amêndoas do Ikea. Sugiro-vos que sejam mais pacientes do que eu e esperem até o creme ter solidificado um pouco mais antes de o usar, mas à parte disso, não estou descontente.

DSC_0039a

 

Para vos ser honesta, esta manhã acordei decidida a vencer a batalha que tem sido fazer este bolo, fui às compras, (no domingo usei todos os ovos, açúcar e amêndoas que tinha em casa), e fechei-me na cozinha. Habitualmente adoro estar na minha cozinha, mas hoje mais do que fazer um bolo ou descontrair-me com o meu passatempo favorito, estava preparada para uma batalha.
O resultado não é perfeito, podia ter aparado os merengues e esperado que o creme estivesse mais sólido, mas venci o Oscar II, posso suspirar de alivio, não volto a ver estes merengues tão cedo.
Deixem-me dizer-vos apenas que esta não é de todo uma receita difícil. É constituída apenas por três elementos muito fáceis de preparar. Eu é que aparentemente estou demasiado cansada para seguir uma simples receita.

DSC_0041a

Desta sobremesa fazem parte os seguintes elementos:

Merengues
Praline
Creme de gemas e manteiga

Vamos à receita:

Merengues:
Ingredientes:
4 claras
125 g de açúcar
100 g de amêndoas picadas com pele

Preparação:
Aqueçam o forno a 150°C. Desenhem 3 círculos numa folha de papel vegetal.(usei o tamanho de um pires de chávena de chá)
Batam as claras em castelo, acrescentem o açúcar aos poucos. Cuidadosamente envolvam as amêndoas picadas. (a gordura das amêndoas vai fazer as claras perderem ar, por isso têm de trabalhar rapidamente).
Dividam o preparado pelos 3 círculos, alisem e levem ao forno durante 30 minutos.

Praline:
120 g de amêndoas com pele
100 g de açúcar

Preparação:
Com o açúcar e um pouco de água, façam um caramelo escuro, mas não o deixem queimar.
Deitem-no sobre as amêndoas, deixem secar, partam-no em pedaços e piquem-no mais ou me-nos finamente como preferirem.

Creme/recheio

4 gemas
1 colher de café de extrato de baunilha
150 g de açúcar
0,5 dl de natas
175 g de manteiga

Preparação:
Batam todos os ingredientes excepto a manteiga e levem o preparado ao lume, mexendo sempre até engrossar. Vão notar que o creme está a ficar mais espesso uns segundos depois de um fuminho começar a surgir junto às paredes da panelinha, tenham muito cuidado para não fazerem ovos mexidos!
Passem o preparado por um passador de rede fina, deixem-no arrefecer um pouco e com a ajuda de um batedor elétrico vão juntado a manteiga amolecida batendo até o creme estar frio. Reservem no frigorífico até montarem o bolo.

Montagem:
Coloquem os merengues num prato alterando com o praline e o creme de gemas, cubram com o creme e polvilhem com mais praline para terminar.

12 thoughts on “Bolo Oscar II – a tarte de amêndoa do Ikea – finalmente!

  1. Ana querida, sem querer ser chata, vai lá aos ingredientes do merengue e muda as gemas para claras 🙂 senão num destes dias alguém vem aqui reclamar contigo LOL
    Gostei da receita e confesso que nunca dei comnta desse bolo lá na loja sueca.

    Gostar

  2. Apesar de gostar bastante de ir ao ikea e para no café para um cinnamon roll e uma bebida quente, não conhecia este bolo. Fiquei com água na boca! Ainda bem que estavas determinada a partilhá-lo connosco 🙂 Vitória! 😛
    Beijinhos,
    Raquel

    Ps-na lista de ingredientes do merengue estão 4 gemas e não 4 claras, se bem que foi um engano que todos entendemos, talvez seja melhor corrigir 🙂

    Gostar

  3. oh!! Ana não queria dar tanto trabalho!!

    Só tenho que agradecer e muito este gesto tão simpático 🙂

    Obrigada Ana e assim que eu experimentar, digo como correu, mas não consigo prometer ser tão rápida 🙂

    Beijinhos

    Maria João

    Gostar

  4. Olá Ana,
    Ainda bem que conseguiste fazer o bolo que tanto querias e que insistia em correr mal, pois adoro!! Não conhecia este bolo das minhas visitas ao IKEA mas com estas camadas de sabores que tanto gosto, vai ser mais uma das tuas receitas a ir para a minha lista.
    Um beijinho,
    Lia.

    Gostar

  5. Ah, batalha vencida mulher!!
    É assim mesmo 🙂
    Desconhecia este bolo, também é raro ir ao Ikea, moro longe de qualquer um deles, mas sei que preferia comer este teu que o de lá, de certeza.
    Deve ser muito bom, um pedaço de “bom” caminho por assim dizer.
    Um beijinho.

    Gostar

  6. Ficou com uma aspeto mesmo bom! Digo-te já que não conhecia, mas também só fui 2 vezes ao ikea e a minha única experiência gastronómica consistiu em almôndegas. Não eram grande coisa 😛 Da próxima vez que for, pode ser daqui a um ano ou daqui a dez, vou ver se presto atenção. De qualquer maneira é um motivo bem mais forte para a deslocação do que comprar mobília 😀

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s