Ana - cozinheira · bolos e sobremesas · gelados e mousses · Restaurantes

Um bolo de chocolate F** amazing e o amigo Charlie Brown

Nunca entendi bem o valor da noite de passagem de ano, a obrigação de nos divertirmos imenso, de se fazerem planos ou promessas.

Ainda vivia em Portugal e optava sempre por passar o ano em casa com amigos ou a família, um pequeno ou grande jantar, a mesa cheia, o congelador a estourar de gelo, baldes transformados em frapés improvisados.

DSC_0414

Lembro-me de que muitas  das minhas colegas de então marcavam mesas em hotéis para jantar e passar a noite no bailarico, mas para mim que sempre fui avessa a comboiozinhos e amigos Charlie Brown, este cenário aproximava-se mais a um filme de terror do que a uma festa.

DSC_0412

 

Para quem como eu gosta de trabalhar na área do serviço, esta noite é uma das mais excitantes. Os restaurantes estão marcados há meses, e quando o HC nos perguntou se alguém queria ter folga nesta noite ninguém se acusou.

A verdade disse-lhe eu, é que todos temos família e amigos, e todos gostávamos de estar com eles, mas sabemos bem como estes serviços são importantes, e assim como assim a nossa brigada é uma segunda família.

DSC_0411

Equipas organizadas: Kramer-  Nicklas e Pau, Stortorget- Bjarne e Ana.

“E tu?” Perguntei eu ao HC. “Eu não trabalho nessa noite”.

Mais um HC a liderar por exemplo, nada de novo.

Se passam o vosso ano em casa e ainda não decidiram que sobremesa servir, deixo-vos esta sugestão de um magnifico bolo de chocolate, É bom, é mesmo bom… é como o HC o descreveu f***ing amazing.

No restaurante vamos servi-lo com sorbet de maçãs verdes e um caramelo com espinheiro marítimo. (será este o nome em português?). Em casa optaria por um sorbet de limão ou toranja ou porque não um pouco de gelado de baunilha.

DSC_0413

Deixo o resto do menu e o relato desta noite para outro post, por hoje aqui fica a receita. Fácil fácil, fácil, não há como falharem, mãos à obra, vai ser um sucesso.

 

Bolo Marcel

Ingredientes:

  • 175 g de chocolate escuro
  • 175 g de manteiga
  • 175 g de açúcar
  • 7 gemas
  • 5 claras

 

Vão necessitar também de:

  • 1 forma com aro amovível
  • açúcar e manteiga para barrar e polvilhar
  • papel vegetal para forrar a forma
  • cacau para decorar

 

Preparação:

Aqueçam o forno a 175˚C.

Barrem e forrem a forma com papel, eu volto a barrar e polvilhar com açúcar.(é importante que forrem o aro da forma com uma tira de papel para terem um bolo bonito e que se desenforme mais facilmente)

Derretam a manteiga e o chocolate em banho Maria.

Batam as claras em castelo, juntem 1 /3 do açúcar aos poucos batendo sempre.

Batam as gemas com o restante açúcar. Adicionem a mistura de manteiga e chocolate às gemas. Envolvam as claras.

Deitem metade do preparado na forma e levem ao forno apenas por 30 minutos, durante este tempo guardem a outra metade no frigorifico.

Retirem o bolo do forno, deixem arrefecer um pouco e deitem na forma a outra metade da massa. (a mistura crua por cima da mistura  cozida)

Guardem tudo no congelador até cinco minutos antes de servir.

Desenformem com cuidado e antes de servir polvilhem com cacau em pó.

10 thoughts on “Um bolo de chocolate F** amazing e o amigo Charlie Brown

  1. Também não sou fã de comboizinhos e do amigo Charlie Brown…Sempre passei os fins de ano em casa, umas vezes cheia de amigos, outras vezes só com os meus pais, mas nunca tive grande pachorra para excessivas folias. Admiro a tua paixão, e optares por passares o ano a trabalhar, ainda que seja no que verdadeiramente gostas. Acho fabuloso 🙂
    Beijinho grande e espero que o teu 2016 seja repleto de momentos apaixonadamente, deliciosamente, e profundamente memoráveis!

    Gostar

  2. Sempre fui de passar o ano em casa com a família, mas desde o ano passado, com os miúdos quase criados decidimos que merecemos um jantar de gala na companhia de amigos. Adoro cozinhar para a família e para os amigos, mas nesta altura do ano sabe mesmo bem ter mesa reservada e poder apreciar a companhia dos amigos mais foliões. Detesto as repetidas músicas da época, mas como este ano decidimos passar o ano em hotel o panorama musical será um pouco diferente. Assim espero.
    Resta-me desejar-te um ano muito feliz, repleto de saúde e sucesso!
    Beijinhos aqui de longe.
    Patrícia

    Gostar

  3. Eu passo sempre a passagem de ano com a família 😀
    Agora ao mencionar brigada lembraste-me do livro ‘um dia na vida de ivan denisovich’. 🙂
    O bolo parece fantástico, e com gelado por cima melhor ainda 😀

    Gostar

  4. Nunca fui muito de passagens de ano, para mim é mais uma oportunidade de estarmos à mesa com quem gostamos e isso sim é bom! Fazer planos e balanços também nunca foi o meu forte, prefiro pensar no bom que colho a cada instante. E viver o presente. Acredito que seja uma noite bem animada no restaurante e com esse bolo só pode ter sido bem doce!
    Bom ano Ana! Um grande beijinho.

    Gostar

  5. Concordo contigo nessa fobia de falsa felicidade de ter passagens de ano frenéticas e falsamente felizes.
    Tal como tu, prefiro-a em casa, ou em casa de amigos. Um bom jantar, boa conversa e boa companhia até se anunciarem as derradeiras badaladas.
    Esse bolo só pode ser mesmo f**** amazing :))).
    Beijinhos querida e tudo de bom e muito sucesso para ti,
    Lia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s