A Pastelaria · bolos e sobremesas · Cremes · Cremes, molhos, gelados e mousses · Uncategorized

Um bolo sem receita e o dia da Nutella

O apaixonado por nutella cá em casa é o viking que não dispensa umas torradas com este creme de avelas ao pequeno-almoco de fim-de-semana.

Penso que este creme não existia em Portugal quando eu era criança, havia qualquer coisa como um creme extra pegajoso para espalhar no pão, e o meu favorito: Tulicreme!

DSC_0577

O que eu adorava Tulicreme,  um pitéu que a minha mãe raríssimas vezes permitia em nossa casa. Eu costumava olhar cheia de inveja para os papo-secos do lanche das minhas colegas de escola cheios deste creme maravilhoso, os meus eram recheados da marmelada do terror feita pela minha mãe.

DSC_0579

Hoje celebra-se o dia da Nutella e imagino que vos pareça até pouco próprio que eu use este post para proclamar a minha paixão por outro creme de barrar. Mas a verdade é que não morro de amor pelo creme de avelas.

Em sobremesas, misturado com outros ingredientes é até bastante agradável, mas por si só, acho-o demasiado doce e enjoativo. (mas admito que há dias em que como uma colher directamente do frasco, quando tem de ser.)

DSC_0582

A receita de hoje é tao simples que nem merece o nome de receita. Veio directamente do fantástico How to cook that, que tem um video com dez super receitas para fans da nutella. Espreitem! O viking adorou, eu comi também uma fatia, teve de ser……

DSC_0586

 

Brownie mousse de Nutella

Ingredientes para o bolo:

4 ovos

300 g de nutella

Preparação:

Barrem e forrem um tabuleiro. Aquecam o forno a 180C.

Batam os ovos durante 8 minutos, misturem a nutella, deitem no tabuleiro e levem ao forno. O meu cozeu apenas por 20 minutos, mas depende do tamanho do vosso tabuleiro. Como sabem queremos um bolo ainda meio cozido.

Depois de frio, cubram o bolo com mais nutella, na foram de mousse.

Ingredientes:

2 dl de chantilly

100 g de nutella

Preparacao:

Muito complicado, é bater os ingredientes até terem a consistência de creme de manteiga.

 

 

7 thoughts on “Um bolo sem receita e o dia da Nutella

  1. Também sou do tempo do Tulicreme 🙂 Entre duas bolachas Maria uma camada BEM GENEROSA! Ai como eu adorava… e ainda esperava que as bolachas amolecessem! Melhor ainda!
    Nutella… a perdição da nova geração, mas admito que também gosto 😉
    Boa receitinha esta, vou guardar.
    Beijo
    CláudiaV

    Gostar

  2. Também não morro de amores por Nutella…
    e lembro-me tão bem do Tulicreme!! Tão bom. Sabes que aqui há uns tempos, comprei uma embalagem, por pura gula!! e saudades daquele sabor maravilhoso que me lembrava de infância!
    Mas não sei se foi da idade ser outra, ou se efetivamente o sabor é diferente, mas foi um desilusão enorme….. o sabor em nada era igual ao que me lembrava de miúda….

    este brownie está maravilhoso! 😀
    Beijinhos

    Gostar

  3. Ai Ana, fui espreitar o post da marmelada do terror heheh! Que terror mesmo, coitadinhas das formigas, mas acho que a tua mãe foi uma visionária: num dos últimos episódios que vi do Masterchef Austrália, havia formigas como ingrediente ;). Acreditas que nunca provei a Nutella? Tenho tanto medo de ficar fã (adoro avelãs torradas) que o melhor é nem experimentar. Já o Tulicreme nunca fez as minhas delicias, lá em casa também não entrava, era mesmo só pão (“molete” e não” papo-seco”) com manteiga. E eu, como tu, a ver as minhas amigas a lanchar pão com Tulicreme e a ficar cheia de inveja, mesmo sem ter provado, até que a minha mãe lá me fez a vontade: comprou, provei e não gostei!
    Moral da história: mesmo assim era capaz de provar uma fatia gulosa desse bolo.
    Beijinhos

    Gostar

  4. Oh Ana, lol!!!
    O que me rio com os teus posts…
    “marmelada do terror feita pela mãe”?? Tadinha!!!
    Olha, mas compreendo-te pois acontecia exactamente o mesmo comigo e até o fiambre era tão raro lá em casa, que eu invejava os lanches das minhas colegas…
    Eu também não sou de morrer de amores por chocolate e coisas com chocolate, mas de vez em quando, também lá vai uma colherada de Nutella do frasco.
    Eu fiz panquecas com Nutella, pois tenho cá em casa 3 amantes de Nutella e desapareceram antes de conseguir tirar uma foto ao interior, lol!
    Este bolo, tenho a certeza, também seria devorado por eles num instante e eu também o provaria claro!!
    Beijinhos linda e fiquei muito contente com a notícia do guisado de peixe :)).
    Lia

    Gostar

  5. ‘Mas a verdade é que não morro de amor pelo creme de avelas’ ?!?! 😛 Não acredito que és uma criança Tulicreme! Qual é a próxima revelação, serás também uma criança Nestum?! Eu sou uma criança Nutella (que não se note pelo nome do blog) e Cerelac com orgulho 😀
    Só provei tulicreme uma vez, confesso que não fiquei fã 😛 Tenho de lhe dar uma nova oportunidade.
    A história da marmelada D: De vez em quando ainda me lembro dessa tua história e fico horrorizada. Assim como a pessoa que estiver comigo nesse momento, porque como é óbvio tenho de partilhar o pensamento 😉
    Esse bolo parece-me mesmo bom, intenso e delicioso! Ainda por cima simples 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s