A minha vida na Suécia · comida sueca · Uncategorized

A nossa Páscoa

Imagino que em vossas casas a Páscoa seja quase um segundo Natal.

Por aqui, com uma família pequena e pouco dada a religião, passam-se estes dias sem folares, ninhos, compasso ou missa de Domingo de páscoa, imperdível pela minha avó em Portugal.

Foi assim que passámos o nosso fim de semana.Se nos seguem através do instagram, viram já algumas destas imagens.

Sábados fomos durante a manhã às compras. Eu detesto compras, não me interessam as modas e roupas, mas metam-me num paradiso de props como As Formigas em Malmö, e mal entro despacho o viking para outro café ou a loja Apple. “telefono-te quando estiver na caixa”.

IMG_3709.JPG“As formigas” é uma loja de produtos em segunda mao que ajuda com os seus lucros pessoas sem casa e em dificuldades. Esta loja é no Emporia, o maior centro comercial da cidade, e tem tudo de roupas a livros, alguns moveis, e claro muitos muitos props, organizados por cor!!

IMG_3708.JPG

Fomos depois ao systembolaget onde encontrei mais bocadinho de Portugal. (Na verdade esta loja da qual vos falarei mais tarde tem uma muito boa seleção de bebidas portuguesas.)

IMG_3714.JPGDepois das compras  fomos já com o nosso carrinho novo para Trelleborg almoçar com a minha sogra. Eu imaginava as igrejas cheias de pessoas pelas pequenas vilas por onde passamos, nada. Eu ainda fui tirar umas fotografias a um cemitério antiga, era a única humana viva nas redondezas!

DSC_0734.jpg

IMG_3710.JPG

(Não há compasso nem folares, mas temos os Heróis do Mar!)

Ao almoço de Páscoa na Suécia serve-se a mesma comida do que na ceia de Natal, mas em menos quantidade e variedade. A família do meu cunhado está de férias e por isso fomos só eu e o meu viking ao almoço que foi até no sábado em vez de hoje. (imaginem nós em Portugal a celebrar a Páscoa ao sábado.)

DSC_0740.jpg
A mesa posta pela minha sogra até tem um galinho de Barcelos que uma amiga lhe trouxe de Portugal.

 

DSC_0739.jpgDSC_0738.jpg

DSC_0749.jpg
O retrato do viking pintado pela minha sogra no seu ovinho. Serve também como marcador de mesa, o que de facto não é necessário, somos 3 eu não como ovos. A Ondina Maria acha que parece o Robert Smith, e tem razão 🙂

DSC_0748.jpg

 

DSC_0747.jpg
Salmao, queijo e arenque, eu nao preciso de mais nada 🙂

 

DSC_0746.jpg

 

DSC_0745.jpg

 

DSC_0744.jpg
Estas flores, as primeiras a aparecer no jardim da sogra, foram a inspiração para um bolo que fiz hoje.
11217959_10209238763986336_1828243935646745851_n.jpg
A Evelyn é a rainha dos Props! (colher para sal)

No regresso a casa o tempo passou de solarengo a isto…Primavera na Suécia…IMG_3715.JPG

Hoje foi também um dia tristonho, sei que em Portugal está a família reunida na casa da minha tia. Nós estivemos sozinhos. Eu como estou habituada a levantar-me tão cedo, acabo por não conseguir estar na cama depois da sete da manhã, Passei o dia a cozinhar. O Magnus ainda foi ao golfe. Vou agora fazer o jantar que vai ser a pedido do viking, o risoto com salmão que comemos no dia dos namorados.

IMG_3727.JPG
Um gelado especial, brevemente na Padaria

 

 

IMG_3728.JPG
Em treinos para o mega bolo dos 80 anos da Evelyn

 

Um bom resto de Domingo para todos. Muito folar e amêndoas para todos.

4 thoughts on “A nossa Páscoa

  1. Que lindo post e fotos! Também gosto de props. Adorei a galinha. Lembrou-me uma da Bordallo Pinheiro que cobiçei no eBay e deixei escapar. Dias felizes de descanso.

    Gostar

  2. Um mimo, este post!
    Obrigada por nos trazeres fotos lindas, retratos da tua Suécia em família! Não há nenhuma Páscoa igual à outra. É certo que nós, cá em Portugal, e eu especificamente nos Açores, temos tradições muito vincadas, talvez demasiado marcadas pela religião. É como digo: cada um é como cada qual, e, apesar de termos a nossa história, herdamos ao longo da vida as vivências dos que nos estão próximos, quer sejam família ou amigos. O mais importante mesmo é darmos valor à nossa saúde, ao nosso trabalho e aos que nos rodeiam e que nos fazem felizes! Amei as fotos, os props da loja e da Evelyn! beijinhos aqui de longe.
    Patrícia

    Gostar

  3. Também não faço grande coisa na Páscoa, mas é uma época agradável. Cheia de ovinhos de chocolate e tudo, não podia ser melhor! 😀 A tua parece ter sido muito bem passada. Essa loja deve ser uma perdição! Sou como tu, roupa não, prefiro mil vezes andar a ver coisas assim 🙂 E a mesa estava linda, adorei o ovo 🙂

    Liked by 1 person

  4. Olá Ana, gostei muito deste teu post cheio de fotos excelentes e fiquei a pensar que se fosse tua sogra, não tinha coragem de cozinhar para ti (he,he). A mesa estava linda!
    Quando se tem de viver num país diferente do nosso, é impossível não fazer comparações nem sentir saudades das nossas tradições. Mas a vida é feita de mudança e temos de nos adaptar e continuar a ser felizes.
    Também gosto muito das lojas de utilidades, como aqui dizemos, onde tal como nas Gourmet, como com os olhos que a vida não está para tentações!…
    Desejo-te uma Feliz Primavera. bjs. Bombom

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s