A minha vida na Suécia · A Pastelaria · comida sueca · Por aí · Restaurantes · suecia

O melhor fica para nós ….mas eu partilho convosco a nossa escapadela desta semana

A minha avó é o paradigma do “vamos andando”.

O seu mantra é “o melhor fica para nós”, o que por outras palavras significa nao contar a estranhos, aka, pessoas fora da família, nem as nossas tristezas nem as nossas alegrias.

Se contamos uma desgraça é porque nos fazemos de coitadinhos, se partilhamos uma alegria é porque somos toleirões.

Cresci assim….não se diz nada.

Esta foi uma regra que aos poucos fui quebrando  quando abri a padaria o que nao  deixou a minha família propriamente  a saltar de alegria.

Ainda assim penso que demorei  quatro anos a partilhar uma fotografia minha, ou a contar-vos que o meu viking na realidade se chama Magnus.

Por trás deste anonimato que a internet nos permite, estava acima de tudo o medo de ser mal compreendida. E se os meus leitores pensam que me ando a armar aos cucos……

Desde comecei a partilhar convosco para além das minhas receitas,  um pouco mais da minha vida, com as suas tristezas e alegrias, raramente (embora aconteça) tenho recebido um comentário desagradável, e é por isso que continuo a contar-vos  a minha vida fora da cozinha.

Recebo  imensos e mails de leitores que gostavam de ver mais posts sobre a Suécia e sobre como é viver aqui, que gostam de espreitar o meu dia a dia e é para eles e para todos que se alegram com a alegria dos outros o meu post de hoje.

Se me seguem via instagram ou facebook já viram algumas destas fotografias J

Fomos esta semana numa muito curta road trip a Estocolmo, eu tinha uma hora marcada na embaixada de Portugal para renovar o passaporte, sim eu recuso-me a ter um passaporte sueco.

O viking apanhou-me no restaurante depois do meu turno, que começa às 5.30 am, e lá fomos nós, aqui ficam alguns momentos da nossa pequena escapadela de 28  horas.

IMG_3770
Saímos de Malmö com chuva e muito frio nem parece que estamos já no fim de Abril
IMG_3787
Um dos meus marcos favoritos a caminho de Estocolmo é o Senhor Peixinho, ou na realidade o Gigante Vist. Nas maos tem um molho de ervas com o qual segundo a lenda fez uma ilha.
IMG_3790
Ficamos alojados no hotel Infra City entre o centro de Estocolmo e o aeroporto. Mais um hotel Scandic que conhecemos 🙂

O nosso quarto no nono andar era enorme e tinha até uma mini cozinha e um frigorifico extra. (não fosse apetecer-me cozinhar) Como sou trabalhadora da companhia recebemos também um tapinha com doces e fruta.

Jantámos já tarde no hotel, nada de especial e até honestamente abaixo do standard dos restaurantes Scandic em que já comemos.

A sala de jantar/pequeno almoco parece saída de um filme do James Bond e ocupa todo o átrio do hotel. é meio selva, meio estilo piroso, fontes, estátuas, lagos com peixe, pontes, quedas de água…..ui….sem palavras.

IMG_3799

IMG_3805

IMG_3801

IMG_3808

Depois do pequeno almoço dirigido-nos ao centro de Estocolmo onde eu tinha uma hora marcada para renovar o meu passaporte. O edificio onde se situa a embaixada e a secção consular é tao bonito que não resistimos a tirar umas fotografias.

IMG_3815

IMG_3816

Descansada por já poder ir de férias para a semana, estava na altura de comer e fomos à Pastelaria de Daniel Roos (podem ver o livro dele na loja da Pastelaria). Este chef de pastelaria sueco é bastante conhecido (ok, no meio…) e ouvi ontem que foi ele fez a sobremesa para a festa de anos do rei de alguns dos casamentos reais. (não que isso me interesse muito.)

IMG_3820
Bolo de maca e canela para mim, chocolate branco e yuzu para o Viking.

Isto eram umas onze da manha mas nunca é cedo para provar estas delicias.

Eu adorei a mousse de maca que parecia mesmo um sabonete de glicerina, uma das minhas paixões 🙂

IMG_3822

IMG_3823

Já a caminho de casa, e com a hora de almoco a aproximar-se o viking surpreendeu-me com uma visita e almoco no hotel a Marmota Dourada.

É um local magnifico, com vista sobre o lago, calmo, serviço e comida cinco estrelas. Eu mal posso esperar por voltar para aqui passar um fim de semana inteirinho, e depois conto-vos tudo.

IMG_3829
O café do hotel com a marmotinha dourada

IMG_3832

IMG_3834
A sala de jantar

Depois de almoço o Magnus levou-me ainda a Gränna. Foi nesta pequena vila que um viuva inventou os famosos polkagrisar dos quais já vos falei aqui e as ruas estão repletas de lojas que fazem e vendem este doce.

IMG_3842

IMG_3846

IMG_3845

IMG_3844

Na página da Anasbageri no facebook há um vídeo desta loja 🙂

E depois de um dia de aventuras, a caminho de casa onde os meninos nos esperam. Obrigada por nos terem acompanhado.

IMG_3841

One thought on “O melhor fica para nós ….mas eu partilho convosco a nossa escapadela desta semana

  1. Adorei o post! Ainda bem que partilhas, porque quem está deste lado fica um pouco mais ‘rico’ com partilhas assim 😀
    A mousse-sabonete estava simplesmente fantástica 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s