A minha vida na Suécia · A Pastelaria · bolos e sobremesas · Cremes · Cremes, molhos, gelados e mousses · desafios receitas

Cheesecake de morangos, skyr e lakrits

Maio é o mês dos morangos, em Portugal, na casa da Marta e no meu coração. Desde que me lembro que sempre houve bolos de morangos para o meu aniversário ou durante este mês já cheio de sol a anunciar o verão e as férias.

DSC_0947

O meu viking faz anos em Julho, à Suécia os morangos chegam mais tarde, e por isso e embora com dois meses de diferença, ambos associamos estes tesouros aos nossos aniversários.

DSC_0950

Admito que nunca me habituei a comer morangos durante o Inverno, há-os aqui, fáceis de encontrar, importados, já atravessaram o mundo, mas nunca me sabem aos morangos de Maio.

DSC_0956

Os morangos suecos, pelos quais a minha sogra espera pacientemente todos os anos, são mais pequenitos, e muito mais caros.

Sueco que é sueco, espera pelos morangos nacionais, sueco que é sueco, já comprou à beira da estrada, e pagando o preço do morango sueco, morangos made in Spain que os espertos compram mais baratos, colocam numa caixinha cheia de bandeirolas azuis e amarelas e fazem passar por jordgubbar. É a nossa versão do gato por lebre, fresa por jordgubb.

DSC_0952

A minha participação neste desafio da Marta é um cheesecake com muitos morangos, skyr e lakrits. O skyr e o lakrits são dois ingredientes típicos do norte da Europa e muito apreciados nestes países.

 (O leitor que há uns meses que disse que eu tinha de deixar de usar palavras estrangeiras no meu blogue está já a ter um dia cheio, e a escrever um novo comentário cheio de lições de língua portuguesa)

DSC_0955

Skyr é um produto lácteo  da Islândia, rico em proteínas e baixo em gordura. Sabe a iogurte, com um toquezinho azedo, e tem uma textura semelhante ao iogurte grego gordo, mais sólido. Não é  um iogurte e talvez seja ainda difícil encontrar em Portugal, mas podem claro substitui-lo por iogurte turco ou grego. A introdução do iogurte torna o cheesecake mais leve dos que sao feitos apenas com queijo creme e natas, e ganha também em sabor. Se puderem experimente, vão gostar.

Cheesecake de morangos, skyr e lakrits

Ingredientes:

(1 cheesecaka, forma redonda de fundo amovível de 18 cm de diâmetro)

Base:

  • 100 g de bolachas tipo digestivas Maio é mês de Morangos_frame
  • 50 g de manteiga
  • 1 pitada de lakrits/ alcaçuz em pó

Recheio:

  • 3 folhas de gelatina
  • 1,5 dl de natas
  • 75 g de açúcar
  • 2,5 dl de skyr ou um iogurte sólido
  • 150 g de queijo fresco em creme

Para servir:

Muitos muitos muitos morangos

Preparação:

Para a base:

Com um processador de alimentos misturem as bolachas, a manteiga e o lakrits. Deitem o preparado na forma previamente forrada com papel vegetal e levem ao frigorífico.

Para o recheio:

Coloquem as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Batam  1 dl das natas com o açúcar, juntem o skyr e o queijo e batam apenas o suficiente para misturar. Aqueçam  o restante 0,5 dl de natas, e dissolvam neste líquido quente as folhas de gelatina bem espremidas. Misturem no preparado de queijo e skyr. Deitem a mistura sobre a base e levem de novo ao frio até solidificar. Antes de servir desenformem e cubram com morangos.

7 thoughts on “Cheesecake de morangos, skyr e lakrits

  1. Oh minha linda padeirinha, está tão lindo o teu cheesecake!!!!!!! 😀
    Que maravilha de aspeto, e as fotos estão de cortar a respiração!
    Obrigado por mais uma vez e tão carinhosamente teres aceite o meu convite 😀
    o teu ficou com uma consistência bem mais “limpa” e bonita que o meu. O meu ficou um pouquinho mais “granuloso”. Estava ótimo de sabor, mas em termos de aparência gosto mais do teu 😉
    Será dos skyr e lakrits ?! 😉 só tu miúda para me pores a pesquisar sobre skyr e lakrits….
    BEIJO ENORME!!
    Marta

    Gostar

  2. Oh cum caneco, e vens aqui e acenas-me com o skyr e eu que não o consigo encontrar nestas terras á beira mar plantadas, está MAL!!! Ando a ansiar por experimentar skyr vai para milénios, felizmente ainda no fim de semana passado tropecei num pote de keffir o que me fez já riscar um item da – longa! – lista. Claro que o ideal era mesmo ir comer skyr á Islândia, mas… só para dizer que o raio do cheesecake parece uma Linda Evangelista nos seus temps áureos. Vá, uma Karen Mulden, que se não me engano era sueca!!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

  3. Ana minha querida,
    Eu sou louca por cheesecake e, como tal, podes imaginar o quanto amei esta tua sugestão.
    Olha, por mim, podes usar palavras estrangeiras à vontade, pois prometo não te dar lições de moral nem de Português, lol!!
    Um beijinho,
    Lia

    Gostar

  4. Os morangos que se vendem aí (e sua frequência nas variadas datas) não conheço, mas adoro o fruto, sobremesas feitas com ele e, claro, esse cheesecake tão incrivelmente lindo! 😀

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s