A minha vida na Suécia · bolinhos e bolachas · bolos e sobremesas

Financiers de coco e pêssego e coisas de fruta.

Os pêssegos com a sua textura fresca e carnuda e a cor quase dourada, são um dos reis do verão e foram eles os escolhidos pela Marta como ingrediente do mês de Julho.

DSC_0977

Aqui já imaginam andamos sempre atrasados e os pêssegos que temos agora estão ainda   a dar para o verde e pálidos como se nunca tivessem visto sol. Também ainda não vi figos, e cerejas comprei uma vez para o cheesecake floresta negra e nunca mais encontrei.

Vivo em Malmö, é a terceira cidade do país, não compreendo como possa ser tao difícil comprar fruta, mas é, e muito muito cara…

DSC_0975

E querendo participar no desafio da Marta, tive de arranjar forma de dar aos meus tristes pêssegos um pouco de brilho e calor do Verão.

A minha opção foram uns financiers de coco com pêssegos caramelizados. São uma delicia. Sabem aquelas miniaturas de coco que se compravam ao peso? É esse o sabor e a textura, uma maravilha.

Eu usei a forma típica de financiers que é retangular para estes bolinhos se parecerem com lingotes de ouro, mas podem usar por exemplo formas de queijada ou cupcakes.

Os financiers são feitos com amêndoas picadas, eu usei desta vez farinha de coco, mas fica ao vosso critério.

DSC_0974

Para a receita vão precisar de fazer beurre noisette. Não há nada mais fácil. Basta colocar a manteiga num tachinho e levar ao lume em calor médio. A manteiga vai derreter e começar a borbulhar, cria espuma. Vão ver que a manteiga vai escurecer criando um tom dourado e que no fundo da panelinha estão uma espécie de migalhas escuras. Não é a gordura que está queimada são os sólidos do leite que estão a caramelizar. Se provarem a manteiga notarão que não só se tornou ligeiramente doce, como faz quase lembrar o sabor de nozes ou avelas.

Retirem do lume e passem por um passador muito, muito fino, eu uso um filtro de café. Se não têm  filtros de café em casa, coloquem por exemplo um guardanapo de papel aberto (só uma folha) por cima do passador antes de coar a manteiga.

DSC_0976

Podem claro usar esta manteiga dourada sem a coar, mas por exemplo num bolo de baunilha, vão notar-se os pontinhos escuros.

 

Financies de coco e pêssegos caramelizados

 

Para 4 lingotes

Ingredientes:

  • 5 claras
  • 125  gramas de beurre noisette
  • 140  gramas de icing sugar
  • 30  gramas de farinha
  • 120 gramas de farinha de coco
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (fac)

 

Para os pêssegos caramelizados:

  • 2 pêssegos
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de açúcar

 

Preparação:

Aqueçam o forno a 190ºC. Cortem os pêssegos em tirinhas e cubram com eles as formas, dividam a manteiga e o açúcar por cima dos pêssegos. Levem ao lume só até estarem dourados.

Batam as claras em castelo. Aos poucos e misturando levemente para evitar que se perca muito ar, acrescentem os ingredientes secos e finalmente a manteiga. Dividam a massa pelas forminhas e levem ao forno durante aproximadamente 15 minutos, dependendo um pouco do tamanho das formas, ou até os bolinhos estarem cozidos.

5 thoughts on “Financiers de coco e pêssego e coisas de fruta.

  1. Olá minha querida Ana,
    estes financiers estão com uma cor dourada tão linda!…
    E se não dissesses, não parecia que esses pêssegos estão meio verdes, até estão com uma cor vermelha bem bonita 🙂
    Adoro a conjugação do coco com o pêssego, acho fabulosa, por isso tenho a certeza que são deliciosos estes financiers.
    Obrigado por mais esta receita maravilhosa para a nossa mesa de Julho.

    Beijocas gordas
    Marta

    Gostar

  2. AIIIII Ana!!!
    Amo financiers e amo beurre noisette, como podes imaginar e já fiquei a salivar com esta tua versão maravilhosa para a nossa Marta linda!!!
    Olha, fiz (logo naquele dia) o pre order do R. Blanc mas ainda não saiu, por isso há que aguardar, mas sei que não decepcionará, vindo de quem vem, não é?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s