A Pastelaria · bolos e sobremesas

Angel food cake e os nossos receios

Sou, penso eu, uma mulher determinada. Gosto de arriscar, de aprender, de ter  experiências diferentes, e a minha cozinha/laboratório é o local ideal para provar receitas e ideias novas.

DSC_0979

Poucas coisas me assustam na cozinha, e em especial no mundo da doçaria. Nem soufflés, nem macarons, nem fondants. Repito e repito as receitas até dominar as técnicas e poder seguir  quase instintivamente todos os passos.

Mas há uma receita que sempre evitei. Não implica bolinhos dados a chiliques, não é uma receita que necessite de termómetros ou meios gramas. É o aparentemente simples Angel food cake de que ando a fugir há anos.DSC_0980

A verdade é que por muito fácil que este bolo pareça, a receita não me faz sentido.

Um bolo feito só com claras, sem gordura, que coze numa forma sem estar barrada ou enfarinhada, e que depois de cozido é virado dentro da forma de cabeça para baixo, parece-me estranho, impossível.

Compreendo a lógica, entendo que o bolico tem de se agarrar às paredes da forma para crescer, e que o viramos para que não perca o volume, mas…..

DSC_0982

Há umas semanas comprei como se lembrarão um litro de claras de ovo pasteurizadas, e fartinha de merengues e de beber sours, resignei-me finalmente a testar a receita de angel food cake.

É na verdade um bolo muito fácil de preparar, e coze durante apenas 20 minutos. O resultado é um bolo leve e que penso se adaptará com facilidade aos sabores que lhe quisermos acrescentar. Eu usei desta vez apenas baunilha, mas claras e ideias não me faltam J

DSC_0985

Eu, na altura de tirar o bolo o forno, e antes de o desenformar, ainda fui assaltada um par de vezes pelo meu luso pessimismo. “Mas isto está tudo agarrado, este bolo nunca vai sair inteiro desta forma” Mas saiu e como podem ver, só com uma pontinha menos bonita que eu podia ter facilmente coberto de icing sugar, que  é o anti-olheiras dos bolos, mas achei melhor mostrar-vos tal e qual como correu esta minha primeira experiência. Há formas especiais para este tipo de bolos, mas eu usei uma muito tradicional forma de buraco de alumínio, mais não é preciso.

Se testarem a receita digam-me qualquer coisa J

Angel food cake – take 1

 

Ingredientes:

12 claras de ovo

300 g de açúcar

150 g de farinha de trigo

 

Preparação:

Aqueçam o forno a 180°C (160° se for com ventoinha)

Batam as claras em castelo,  quando estiverem a ficar firmes acrescentem aos poucos e sem deixar de bater, metade do açúcar.

Misturem a outra metade do açúcar com a farinha. Envolvam o açúcar e farinha na mistura de claras, evitando perder tanto quanto possível as bolinhas de ar.

Deitem o preparado na forma e levem ao forno 20 minutos ou até estar cozido.

Virem a forma de cabeça para baixo e suspendam-na de modo a que o bolo fiquem pendurado. (Eu usei dois tabuleiros como suporte.)

Quando o bolo estiver frio desenformem-no passando antes uma faca pelas bordas e centro da forma.

NOTA:  este é um bolo muito simples, e estou a indicar-vos a receita básica. Eu acrescentei à minha massa um pouco de pasta de baunilha, e servi-o com Lime curd que o viking trouxe das suas compras no Fortnum & Mason.

8 thoughts on “Angel food cake e os nossos receios

  1. Adoro este bolo e confesso que também nunca me aventurei a fazer. O receio de que o bolo saia todo escangalhado. Mas tenho de experimentar esta receita. Já agora, adoro os produtos da Fortnum and Mason. Um beijinho

    Gostar

  2. É bolo do qual n consigo apreciar o sabor, tem demasiadas claras para mim, e sabe-me sempre a clara de ovo cozida – recorda-me em particular uma certa passagem de ano em que o meu excelentíssimo, já depois de bela champanheira e bom vinho a celebrar a data, decide que lhe apetece um docinho, e tendo nós claras e amêndoas, vai de fazer um bolo que fica precisamente a saber a… ovo cozido! Nunca mais consegui olhar para isto da mm forma e menos ainda comer ahahahahah!! Mas ficou bem bonito.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

  3. Olá Ana,
    a mim o que me assusta é exatamente o contrário, os macarons e os souflés…. e talvez, se calhar um pouco por “ignorância”, uma vez que nunca racionalizei os pontos que equacionas sobre o angel cake, já o fiz uma vezes, e sempre sem receios 🙂
    É um bolo que gosto particularmente, pela consistência e sabor.
    E só pode ficar maravilhoso com lemon curd.!
    Beijinhos

    Gostar

  4. Olá Ana,
    Eu gosto deste bolo. Costumo fazer a receita de um que vinha a acompanhar a forma especial que comprei para o fazer. O bolo fica saboroso,mas a cobertura que é sugerida é do pior, é mesmo horrível. Costumo fazê-lo e acompanho-o com ovos moles (sou do distrito de Aveiro – está explicado) mas isso impede-me de o fazer para aproveitar claras que por vezes sobram de outras sobremesas, pelo que adorei a sugestão do Lime Curd.
    Adoro o blog anasbageri.com, não só pelas receitas, mas também pelos detalhes pessoais que as acompanham.
    Beijinhos
    Ana Paula

    Gostar

    1. Muito obrigada Ana Paula! Eu tb não tinha gemas, comprei um litro de claras para uma bebida que o viking queria experimentar, e já não sabia o que fazer com elas. Tenho agora um molotov, que nunca fiz na vida no forno, vamos ver como sai e se acabo de vez com tanta clara!
      Obrigada também por nos acompanhar nas nossas pequenas aventuras!
      um beijinho e volte sempre, bom fim de semana 🙂

      Gostar

  5. Haha, às vezes uma pessoa ‘implica’ com determinados aspetos de uma receita e depois fazê-la é o diabo 😛 Nunca fiz um bolinho como esse, mas adoro bolos fofos do género, por isso acho que ia ficar fã 😀

    Gostar

  6. Ana linda,
    Eu nunca fiz um Angel cake.
    Não tenho a forma e não sei porque~e, é um bolo que nunca me disse nada.
    Já ouvi maravilhas desse bolo e claro que um dia hei-de experimentar, nem que seja para dizer que não me diz nada mesmo, lol!!
    Esses terrores também me perseguem quando vejo a receita de um Angel, em que leio, viras a forma e tens de deixar que o bolo caia e desenforme quando for o momento certo…? Scary!!!
    Ficou lindo o teu Angel amiga, mas tu sabes o que fazes!!
    Um beijinho,
    Lia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s