A minha vida na Suécia · bebidas · Por aí

Célia, este é para ti, e uma visita à Arken e à boozeland

Fomos na semana passada a Copenhaga visitar mais uma vez o museu de arte moderna Arken. Adoro este lugar, parece um barco perdido literalmente no meio das dunas.

DSC_0988

IMG_4316.JPG

Para além da coleção do museu visitamos duas fantásticas exposições, a primeira da obra de Gerda Wegener, uma artista dinamarquesa e do seu marido/mulher Einar Wegener/Lili Elbe, que conhecerão do filme  The Danish Girl.

IMG_4327.JPG

E uma enorme retrospetiva da francesa Niki de Saint Phalle, que eu admiro imenso.

IMG_4331.JPG

IMG_4332.JPG

niki-de-saint-phalle_dk_-i-do-art-agency.mp4

 

IMG_4333.JPG

IMG_4328.JPG

IMG_4330.JPG

Se seguiram este nosso domingo via Instagram, terão notado um carrinho de compras cheio de garrafas, e algumas fotografias de um armazém apinhado de bebidas alcoólicas.

Sim fomos à Bottle shop abastecer. Na Suécia as bebidas alcoólicas só se vendem no systembolaget que é monopólio do estado e são comparativamente bastante mais caras. É por isso comum, muito comum, que os suecos façam excursões à Alemanha e à Dinamarca para comprar bebidas.

E passar pela bottle shop quando vamos a Copenhaga não é nada! Há autocarros que vão de propósito à Alemanha, cheios de suecos, passam a fronteira, entram nuns barcos enormes que foram transformados em supermercados de bebidas, compram que nem loucos, voltam a  meter-se no autocarro e arrepiam caminho  para casa.

O viking eu eu passamos imensas vezes por estes autocarros quando fazemos as nossas road trips pela Europa e da próxima vez tiramos umas fotografias.

Eu tenho desculpa para a garrafa de vodka do centro, é para fazer extracto de baunilha….

E para uma garrafa de Rum também, a culpa é da Célia Cruz que sugeriu um gelado com sabor a mojito. Como é que eu poderia resistir a esta ideia? Vejam aqui a lista dos vossos pedidos e os gelados que já fiz.

DSC_0991

Como sabem o álcool nao congela, nem o açúcar, e por isso neste tipo de sorbets, gelados ou granitas, é essencial que balancemos os ingredientes de modo a que não acabemos nem com um bloco de gelo, nem com uma bebida gelada que nunca solidificará.

 

As granitas são ideias para dias de muito calor, e nesta versão podem substituir um cocktail antes da refeição, ou na verdade a  qualquer hora do dia!

DSC_0987

 

Granita de mojito

Ingredientes: (1 litro de granite)

  • 6 dl de água
  • 100 g de açúcar
  • raspa e sumo de 4 limas
  • folhas de menta a gosto
  • 60 ml de rum

 

Preparação:

Comecem por fazer um xarope com a agua e o açúcar. Deixem arrefecer. Num copo misturador juntem o xarope com os restantes ingredientes. Batam bem e depois passem o preparado por um passador de rede fina.

Deitem a mistura numa caixa pouco funda e levem ao congelador.

Quando notarem que começou a solidificar, misturem com um garfo. De novo para o congelador, raspando de vez em quando sempre com um garfo até que obtenham a consistência que desejam.

Sirvam com lima e um extra shot de rum, tem de ser…..

2 thoughts on “Célia, este é para ti, e uma visita à Arken e à boozeland

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s