A Pastelaria · bolos e sobremesas · desafios receitas · Restaurantes

Clássicos de outros tempos, uma questão para todos, e a receita que nunca tinha feito

 

Fomos há umas semanas jantar ao Escama, um restaurante de tapas aqui em Malmoe. As sobremesas, embora não maravilhosas, eram a recriação de dois dos clássicos nos restaurantes da minha infância.

DSC_0923-2.jpg

Era o tempo antes dos cheesecakes, dos fondants, das mil e uma variações da trindade, bolachas, natas, leite condensado, e nos restaurantes três sobremesas clássicas faziam as nossas delicias.

E foi a propósito delas que comentei com o viking que não só nunca tinha feito um pudim molotof, como há anos que não comia este doce.

O meu rapaz que não cresceu em Portugal nos anos setenta e oitenta, não faz ideia do que era um molotof, e imaginou que, com um nome destes, fosse uma sobremesa flamejada.

DSC_0925-2

E eu que ainda tinha claras, decidi  fazer pela primeira vez em quarenta e quatro anos um molotof.

A receita é incrivelmente fácil e contei ainda com a ajuda da querida Paula Alexandra Sousa que respondeu a algumas dúvidas que tinha na preparação desta sobremesa. (Não há leitores como os clientes desta padaria!)

DSC_0927-2

Molotof é para mim uma  das três sobremesas obrigatórias em todos os restaurantes de quando eu era miúda, quais são para vocês as duas outras?

DSC_0926-2

 

Molotof

Ingredientes:

  • 12 claras
  • 12 colheres de sopa de açúcar

 

Caramelo:

  • 200 g de açúcar

 

Preparação:

Aqueçam o forno a 180°C.

Para o caramelo levem a fogo médio o açúcar. Como vão fazer um caramelo seco podem mexer o açúcar assim que as bordinhas começarem a escurecer. Este caramelo é muito mais rápido de fazer do que um com água, e por isso não tirem os olhos do tachinha.

Quando o caramelo atingir uma cor âmbar e linda, forrem com ele uma forma de buraco no meio. Muito cuidado porque a forma vai ficar também muito quente.

Para o pudim, batam as claras em castelo, quando as claras estiverem meio batidas acrescentem ao pouco o açúcar até obterem uma massa firme e brilhante.

Deitem o preparado na forma e levem ao forno 20 minutos. O molotof vai crescer que nem um pudim mutante. Desliguem o forno e deixem o pudim arrefecer lá dentro. Desenformem e sirvam em enormes e fofas fatias.

7 thoughts on “Clássicos de outros tempos, uma questão para todos, e a receita que nunca tinha feito

  1. O meu marido adoooooora molotov, eu detesto. Há uns tempos fez um, comeu ele e o rebento, eu fiquei a olhar looool. Lembro-me dos molotovs nos restaurantes, mas eu era raro ser-me permitido comer sobremesa, e quando acontecia, nem olhava para a carta, era mousse de chocolate, sempre, sempre. Acho que me recordo de arroz doce e leite creme constarem dos menús, mas mais por serem as coisas que a minha irmã pedia.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

  2. Também nunca fiz molotof, nem sequer provei essa sobremesa até agora! Qualquer dia tenho de fazer como tu, inaugurar-me neste clássico 🙂
    Enquanto profissional no que toca a cozinha vais achar isto um ultraje, mas para mim a sobremesa obrigatória num restaurante é aquela taça de gelado Mozart da Olá 😛 Isso ou viennetta 😛

    Gostar

  3. Ana eu faço um molotof mas adiciono caramelo às claras batidas em castelo. Caramelo feito com o mesmo nº de colheres de sopa de açúcar que as claras. cozo em banho de maria no forno SÓ 7 A 10 MINUTOS. A forma é só untada e polvilhada de açúcar. Sirvo com um falso leite creme pois utilizo o tacho onde fiz o caramelo e adiciono leite, casca de limão e quando ferver com cuidado uma gema dissolvida com 1 colher de Maizena para engrossar um pouco Fica menos enjoativo do que esse e bem mais fresquinho

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s