A Pastelaria · bolos e sobremesas · Cremes

Profiteroles de matcha com craquelin e a falsa rapidez….

Irritam-me os vídeos com receitas no facebook, irritam-me muito. Primeiro porque são na sua maioria roubados dos seus autores sem o mínimo de respeito pelo trabalho que fazem. Depois porque quase sempre apelam às receitas pré-fabricadas  e ao enfartanço.

DSC_0024 copy

Não me entendam mal, eu como sabem adoro sobremesas, e não tenho nada contra usarmos bolachas compradas para a base de um cheesecake, ou tiramisu. Sou adepta de receitas fáceis com o máximo sabor e qualidade de ingredientes, (já estou como a Nigella), mas chega de marshmallows, leite condensado e candymelts!

DSC_0027

Ninguém parece estar imune à loucura destes vídeos, até aparecem na página da Anne Rice! Anne Rice! (pergunto-me se ela saberá que quando está ausente o secretario que toma conta da sua página, lhe enche a parede de receitas com bolachas oreo e manteiga de amendoim.)

DSC_0030

O meu viking há uns tempos enviava-me também estes vídeos, “olha esta massa com carne no forno estilo bolo, tão boa” – e eu que detesto pasta toda pegada e não como carne: “é tao fácil que até tu podes fazer.”

Ultimamente mudou de estratégia, quando vê um prato ou sobremesa que quer experimentar, mostra-me a fotografia sem dizer nada. Foi assim que me veio parar às mãos uma fotografia de profiteroles de matcha.

DSC_0031

Quem pode resistir?

Sabem bem que somos viciados em matcha, gelados, macarons, pralinês…há numa pastelaria um bolo com matcha, é o que pedimos.

Podem ler mais sobre este ingrediente aqui. E mais uma vez lembro que este é um sabor que não agrada a todos, mas vale mesmo a pena experimentar. Fiz esta receita usando também um chapelinho para os profiteroles a que se chama craquelin. Vou brevemente fazer um post com esta técnica sem o uso de matcha e com mais fotografias para completar o passo-a-passo dos profiteroles.

DSC_0028

Para esta receita, claro, não precisam do craquelin, ou do xarope, mas faz uns profiteroles mais bonitos!’

DSC_0032

 

Profiteroles de matcha com craquelin

 

Para os profiteroles:

Vejam a minha receita passo a passo aqui.

 

Para o craquelin:

Ingredientes:

  • 20 g de manteiga
  • 35 g de farinha de trigo
  • 35 g de açúcar
  • 1 colher de café de matcha

Preparação:

Misturem todos os ingredientes até formarem uma massa como se fossem fazer bolachas. Estiquem a massa entre duas folhas de papel vegetal com um rolo de massa e cortem com um copo ou cortador de bolachas, círculos do tamanho dos vossos profiteroles.

Leme os círculos ao congelador.

Antes de levarem os profiteroles ao forno, cubram-nos com os círculos de craquelin, e assem-nos da mesma forma.

 

Para o creme lègére de matcha:

Ingredientes:

  • ½ receita da minha receita já muito antiga de creme de pasteleiro  à qual de adiciona 1 colher de sopa (ou ao vosso gosto de matcha.)
  • 2 de de natas batidas em chantilly

 

Preparação:

Depois de arrefecerem o creme de pasteleiro no frigorífico, misturem-no cuidadosamente com o chantilly.

Podem usar apenas o creme de pasteleiro, mas fica um pouco mais pesado e difícil de rechear os profiteroles se vão usar um saco de pasteleiro.

 

Para o caramelo de matcha – façam este caramelo só depois dos profiteroles feitos, frios e recheados!

Ingredientes:

  • 90 g de açúcar
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá de matcha

Preparação:

Levem os ingredientes ao lume medio até formar uma calda. Com muito cuidado mergulhem o topo dos profiteroles na calda e reservem até servir.

2 thoughts on “Profiteroles de matcha com craquelin e a falsa rapidez….

  1. Haha, vídeos de receitas no facebook realmente são o pão nosso de cada dia 😛 Alguns até estão bem feitos e giros, com ideias originais e tudo, mas há muita gente que opta pelo caminho fácil, que é fazer uma receita com o maior número de guloseimas, cremes, chocolates ou bolachas de marcas conhecidas para as pessoas partilharem 😛
    Parece que esta estratégia é mais eficiente, pelo menos resultou nestes profiteroles deliciosos! Nunca provei matcha e ando mesmo curiosa 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s