A Pastelaria · bolos e sobremesas · desafios receitas

O nosso grande Bake off e bolo drizzle de laranja

Não sei se em Portugal se vê o Great British Bake off, mas este programa/concurso de boleiros amadores, é um sucesso há sete sessões no Reino Unido e já tem versões em mais de quinze países, da Suécia ao Brasil.

addtext_com_mtmxmjq4njg1ng

Eu acompanho o GBBO desde a primeira sessão e adoro adoro adoro cada episódio. Para boleiros amadores, a tenda, o jardim inglês, as loiças lindas, a Sra Dona Mary Berry e as apresentadoras que são um doce, devem ser um sonho tornado realidade.

E sabem o que me fascina neste programa? Os concorrentes. Jovens académicos, donas de casa, um padre, um jogador de rugby, gordos, magros, despenteados, feios e bonitos, com dentes certinhos ou nem tanto.

dsc_0087

Na Suécia há também uma versão, o Paulo participou na primeira sessão e fez até alguns bolos portugueses!

Cada episódio tem um tema e os participantes têm três desafios: o Signature Challenge no qual devem fazer uma receita de acordo com tema que seja própria e um sucesso comprovado. Há depois um Technical Challenge no qual têm de seguir uma receita mínima indicada pelos juízes. E há finalmente um Showstopper Challenge no qua los concorrentes deverao apresentar uma criacao que mostre talento , criatividade e inovação.

dsc_0097

No Reino Unido está agora a decorrer a sétima sessão que será a última com Mary Berry, talvez a versão inglesa da Dona Maria de Lurdes Modesto.

Há anos que penso “qualquer dia faco os desafios todos de uma sessão”, mas vou adiando, até agora. addtext_com_mtqwmta5nza3oq

O drizzle cake é o primeiro desafio do primeiro episódio com o tema BOLOS da sessão sete.

Este é um bolo fofinho, e tradicionalmente ensopado numa calda de limão ou outro citrino. A receita é incrivelmente fácil e é ideal para esta época do ano.

Se se quiserem juntar a mim neste desafio bake off basta  fazerem uma receita de um drizzle cake, e deixarem o link do vosso post aqui por baixo nos comentários até ao fim do mês de Outubro.

Podem ver o vídeo deste episódio aqui.

 

Para o meu drizzle cake usei como base a receita do Lemon Drizzle Cake da Senhora Dona Mary Berry mas fiz algumas alterações. Usei em vez de limões, laranjas aromatizei a calda com licor de laranja e baunilha.

dsc_0092

Para decorar usei pistácios e raspas de casca de laranja. É um bolo mesmo saboroso, muito aromático e uma maravilha para servir a meio da tarde com um chávena de chá.

Fiquei com muita vontade de voltar a fazer a receita com limas e limões! O bolo que fiz é apenas metade da receita que indico, já sabem, somos só dois, um bolinho mini dura uma semana 😉

 

Bolo Drizzle de laranja

 

Ingredientes:

  • 225g de manteiga
  • 225g de açúcar
  • 275g de farinha
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 4 ovos
  • 4 colheres de sopa de leite
  • raspa de 2 laranjas
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha.

 

Para o drizzle:

  • Sumo das duas laranjas
  • 175 g de açúcar
  • 2 colheres de sopa de licor de laranja

 

Preparação:

Aqueçam o forno a 180°C graus. Barrem uma forma com manteiga e forrem o fundo com papel vegetal.

Numa tigela grande batam todos os ingredientes. (método all in one)

Deitem o preparado na forma e levem ao forno até o bolo estar cozido. (mais ou menos 45 minutos)

Enquanto isso preparem o drizzle misturando apenas os 3 ingredientes.

Piquem o bolo com um garfo e sem o desenformar deitem por cima o drizzle. Depois de frio desenformem o vosso bolinho  decorem e sirvam com uma chávena quente de chá.

 

13 thoughts on “O nosso grande Bake off e bolo drizzle de laranja

  1. Olá, ontem começou em Portugal o Best Bakery, e como ultimamente não tenho estado muito atenta à apresentação deste tipo de programas, pensei que este formato seria parecido com o Great British Bake off (um programa que ando há imenso tempo para ver), mas afinal não tem nada a ver. Já ouvi dizer maravilhas do Great British Bake off, portanto depois de ler este post, a curiosidade ficou ainda mais aguçada. 🙂 E bolos húmidos? Adoro! Acho que vou experimentar esta receita!

    Gostar

  2. Olá Ana,
    não conheço o programa que falas, mas pelo que descreves, deve ser empolgante de ver. Programas ligados à culinária só consigo ver mesmo o MasterChef (mas só vejo o australiano), e mesmo esse ainda não consegui ver um único episódio da ultima série. Tenho mesmo pena de não ter tempo para ver programas desse género, porque se aprende imenso, mas o tempo não chega mesmo.
    Em relação às tuas novidades, parecem bem desafiantes, e como tal, podes contar comigo!
    Beijocas grandes

    Gostar

  3. A minha irmã é mega fã do GBBO, eu nunca vi. Durante anos vi o Masterchef Australia como quem vai á escola, últimamente não tenho conseguido apanhar desde o inicio e acabo por não seguir, o que é estúpido pois se há programa com o qual aprendi mesmo muito, foi c esse. Adoro drizzle cakes, costumo fazer um de limão super fragrante, tb faço de laranja mas eu gosto mm é de limão, sou uma croma!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt

    Gostar

  4. Ana minha querida, eu AMO o #gbbo. Aliás, sou viciada desde a primeira série e nunca perdi um único episódio. Amo tanto que, como imaginas, não há livro do Bake Off que não tenha…
    Acho que o Bake Off, tal como o conhecemos, vai deixar de existir, pois esta é a última série da BBC. Vai passar para o Channel 4 e nem a Mary Berry nem as duas apresentadoras vão. Só o Paul é que vai…
    Cheira-me que vai perder a alma e a essência, mas vou estar de espírito aberto…
    Amei este teu drizzle é só fiz uma vez, no primeiro curso de 1 dia de baking . Andava com imensa vontade de fazer um e este teu desafio veio mesmo a calhar, pois já sabes, podes contar comigo!
    Um beijinho linda,
    Lia

    Gostar

  5. Não conhecia o programa, mas pelo que descreves deve ser muito interessante! Ainda bem que finalmente te decidiste a alinhar no desafio, porque este bolinho tem um ar magnífico. Deve ser tão bom!

    Gostar

  6. Ana, que desafio tão giro!
    Gostava imenso de ver o GBBO; mas aqui não consigo, nem tenho tv por cabo, mas pelo que leio e vejo, pelos livros e pelos concorrentes que saem de lá e acabo por conhecer um pouco mais, parece-me um programa que eu ia adorar!
    Se não conseguir participar (ando sempre sem tempo com o work) pelo menos vou vendo os teus desafios!
    Um beijinho.

    Liked by 1 person

  7. Desafio concluído ! nem sei bem como…quem me manda a mim ver os post das pro, depois fico com ideias. O meu drizzle já lá está no meu empoeirado blog http://opandacomebambu.blogspot.com/2016/10/drizzle-cake-de-outono.html
    Não posso vir aqui é tudo um apetite e se eu gosto de viajar no prato. Já vi ali na categoria das tuas receitas uma serie de receitas escandinavas que estou deserta para experimentar. assim haja tempo.
    beijinhos
    manela

    Gostar

  8. Ana, vi há dias este teu desafio e claro que adorei. Este mês não dá mesmo para participar, mas em Novembro conta comigo 😉 Ainda por cima queria melhorar um drizzle da Delia que fiz em tempos e achei demasiado forte e ácido. Fica para uma próxima.
    Nunca vi o Great British Bake off, apesar da Lia falar muito dele. Mas adorei a tua entusiasmada descrição do programa e fiquei com imensa vontade de conhecer.
    Muitos Parabéns pela iniciativa!

    Bjinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s