A minha vida na Suécia · A Pastelaria · bolos e sobremesas · comida sueca · suecia

Inauguramos a época de Natal e este ano vamos todos para a cozinha, todos! – Bolo mármore de peppermint e veludo vermelho.

É oficial, estamos quase no Natal,  e na Padaria começámos já a planear as nossas festas.

addtext_com_mteynjiwnjc0nje

Sou como sabem pouco dada a religião e ajuntamentos familiares, mas chegando Novembro, mal posso esperar pelas minhas visitas natalícias, pelo Gloria in excelsis Deo, pela minha mini árvore, e as minhas poucas e minimalistas decorações. (com três meninos em casa não posso arriscar mais.)

dsc_0158

Até ao ao fim de Dezembro, e se não me faltar tempo, engenho e arte, preparem-se para uma overdose de Natal, bolos, prendas caseiras, sugestões de presentes, comida, bolachas, e mais uns pedacinhos do nosso Inverno aqui na terra do Pai Natal.

A primeira sugestão  para o Natal 2016 é este bolo de peppermint e red velvet.

dsc_0148

Esta receita foi inspirada nos suecos e muito tradicionails polkagrisar, dos quais já vos falei aqui e aqui para a visita à fábrica e loja.

dsc_0150

No que diz respeito a bolos, não deve haver método mais simples do que o “all in one”,  – tudo numa tigela. É uma receita básica, simples a acessível a todos, mesmo os que dizem que não sabem fazer bolos, e que com uns pequenos truques podemos transformar num fantástico bolo festivo.

dsc_0153

 

Eu usei uma forma de 16 cms, para bolos maiores, dupliquem a receita.

 

Bolo de peppermint e red velvet

 

Ingredientes:

  • 200 g de farinha
  • 200 g de icing sugar
  • 200 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 4 ovos
  • extracto de peppermint
  • corante em gel ou pó vermelho

Par decorar:

  • Polkagrisar
  • 4 dl de chantilly

Preparação:

Aqueçam o forno a 175°C. Barrem a forma com manteiga e polvilhem com farinha.

Numa tigela coloquem todos os ingredientes (excepto o corante), e batam com a batedeira em velocidade baixa até terem um creme homogéneo.

Deitem ¾ o preparado na forma e misturem um pouco de corante no ¼ restante.

Misturem bem e acrescentem  a massa colorida à restante misturando levemente.

Levem ao forno durante aproximadamente 35 minutos.

 

Desenformem e deixem arrefecer bem antes de rechear com o chatilly e decorar com os polkagrisar.

3 thoughts on “Inauguramos a época de Natal e este ano vamos todos para a cozinha, todos! – Bolo mármore de peppermint e veludo vermelho.

  1. *suspiro* Polkagrisar *suspiro*… são tão lindos… é daquelas coisas que dá vontade de ficar a olhar. Aquelas cores chamam tanto por mim.
    Lembro-me de ser pequena e alguém me oferecer uns rebuçados que pareciam umas almofadinhas às riscas que eu achei tão delicados que só comi um e fiquei em eterna adoração para com os outros (a tal ponto que a minha mãe acabou por os deitar fora pois foram ficando moles com a humidade). O mais parecido que encontramos aqui provêm de uma lojinha espanhola relativamente recente que abriu em Lisboa (na Rua da Conceição) e que dá pelo nome de Papabubble (http://www.papabubble.com).
    Gostei muito deste teu bolo. Aliás gosto sempre de tudo. Dos posts, dos ‘cenário’, das fotos, do que revelas ‘à parte’ (sobre ti, sobre o sítio onde vives, sobre ‘os teus meninos’) e, principalmente, por ‘fazeres tudo ao contrário’… de cozinhares de propósito para fazeres os posts (em vez de fazeres os posts por teres cozinhado). Doidices minhas.
    Também gosto do facto do que apresentas ter sempre uma escala ‘reduzida’. Sobremesas qb, bolos de dimensão para bonecas (percebe-se que é para ti e para o viking). Aqui, quando faço alguma coisa, tem de ser em escala ampliada. 🙂
    Beijos grandes e por aqui continuarei expectante com tantos planos até ao Natal (assim tenhas tempo!!!). Eheh, vou copiar tudo! 😉
    Catarina

    PS-Ando para te contar ao tempo que tenho pensado muito em ti porque a minha miúda (15 anos) entrou para a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e anda entusiasmadíssima. 😉
    PS1-Não ligues muito ao meu nick. Ainda é do tempo que mantinha um blog com o mesmo nome. 😉

    Gostar

    1. Catarina, obrigada! Olha também tenho andado para ter perguntar, sobre a tua mini maxi, lembro-me de teres postado as facas no instagram, e eu andava cheia de curiosidade.
      Passa muito tempo em casa a picar cebolas? Eu quando estudava passava o tempo livre a treinar cortes de legumes e arranjar peixe. Ia ao mercado, pedia peixes inteiros com os interiores e tudo. Mal sabia eu que ia acabar no restaurante onde se compram filetes…. longe vai o tempo do HC doido e dos caldos feitos com as espinhas do peixe que arranjávamos.
      Vi o site da lojinha, bem gira….nao sabia que gostavas tanto dos polka grisar…. 🙂 Me aguarda :)’
      beijinhos beijinhos 🙂

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s