A Pastelaria · bebidas · bolinhos e bolachas · desafios receitas

O nosso grande bake off – Em Novembro fazemos Jaffa Cakes

Começo por agradecer mais uma vez por terem logo desde a primeira edição acarinhado, promovido, e participado neste projecto. Somos ainda tao pouquinhos que nem vos vou maçar com um round up, mas este mês aposto que vamos ter mais participantes.

addtext_com_mtq1ndq1mtazmzgw

O segundo desafio deste ano do Great British Bake off foram os Jaffa cakes. Como sabem estes são uns bolinhos com uma camada de bolinho genoise, um recheio de laranja e cobertos de chocolate.

dsc_0163

Foram introduzidos no UK/RU em 1927 pela marca McVitie, e tinham este nome por serem recheados com laranjas Jaffa. Como a marca nunca registou o nome, muitos outros fabricantes criaram as suas versões destes bolos com a mesma denominação.

dsc_0161

Eu já comi estes bolinhos comprados numa loja de conveniência ou bomba de gasolina, tarde,  depois de um concerto ou quando viajamos, e deixem-me já contar-vos que talvez pela força das circunstâncias nas quais ataco uma caixa de jaffa cakes, este não é o meu bolo favorito.

 

O que é estranho, porque a mistura genoise, laranja e chocolate tem tudo para resultar maravilhosamente bem.

Mas, ah! Estamos a prepararmo-nos para o Natal e eu bem sei que o clube do Nosso Grande Bake Off gosta de um bom cocktail e por isso em vez de gelatina de laranja, recheei os nossos Jaffa Cakes com um daiquiri de morangos. Não precisam de me agradecer Jdsc_0159

Fácil, fácil esta receita, e como estamos no Natal e são vermelhinhos, fazem até um presentinho catita para quem também é chegado  a uma bebida para adultos.

dsc_0162

Podem fazer  a mesma receita, mas omitir o rum, se vão partilhar os bolinhos com minis.

Para a receita original, usa-se um pacote de gelatina de laranja, misturada com doce de laranja, ou noutras receitas com raspinhas da casca.

 

Jaffa Cakes de Daiquiri de Morango

(faz 9 a 12 bolinhos dependendo do tamanho das formas)

 

Para os bolinhos:

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 25 g de açúcar
  • 25 g de farinha

Preparação:

Aqueçam o forno a 165°C e barrem as vossas forminhas ou tabuleiro de muffins.

Batam o ovo com o açúcar até a mistura estar fofa e branca, acrescentem a farinha peneirada envolvendo bem.

Deitem o preparado nas forminhas, 1 colher de sopa por porção. Levem ao forno durante 5 a 7 minutos. Desenformem e reservem.

 

Para a gelatina

  • 250 g de morangos congelados
  • 3 folhas de gelatina
  • 50 g de açúcar
  • 1 colher de sopa de sumo de lima
  • rum, o que precisarem
  • chocolate escuro para a cobertura (150 g mais ou menos, dependendo do tamanho das formas)

 

Preparação:

Façam uma compota com os morangos e o açúcar. Acrescentem as folhas de gelatina demolhadas, o sumo de lima e o rum. Passem mistura por um passador de rede fina para um tabuleiro untado com óleo.

Depois da gelatina solidificar cortem círculos e coloquem-nos por cima dos bolinhos. (Os círculos devem ser ligeiramente menores do que os bolos.)

Derretam o chocolate em banho Maria ou no micro-ondas, e cubram com ele os vossos  bolinhos. O chocolate não deve cobrir os lados dos bolos, mas para mim este foi um processo demorado, a  minha motricidade fina não é das melhores.

Agora vai é sobrar-vos gelatina…. vão ter de fazer uns gelly shots…. que pena.

 

8 thoughts on “O nosso grande bake off – Em Novembro fazemos Jaffa Cakes

  1. Oh pá, mas o que é que se passa aí pelos nortes com os lakrits?! É alguma coisa relacionada com o frio? Perdem as papilas gustativas, é? 🙂 Eu não consigo perceber mesmo! Aqui o meu +1 foi fazer uma formação à Dinamarca e trouxe chocolate com alcaçus, gomas de alcaçus, rebuçados de alcaçus… Nenhum de nós (eu e os miúdos) conseguiu comer isso! Que sabor tão estranho, tão distante de tudo a que estamos habituados… Como é possível isso ser tão popular com as crianças por aí? Não há mais nada? 😀
    Já as oreos fazem grande sucesso e os teus monstrinhos estão um amor. Por aqui punha a miúda a fazer as bolinhas, o miúdo a comer as oreos e eu ficava ‘sogadita’ a beber qualquer coisa… rum, uísque, whatever…;)
    O teu HC é bem esperto. Esse ‘Annnnna’ claro que só pode trazer’ água no bico’ e ele sabe bem com quem é que tem de ir ter quando quer alguma coisa feita.

    Gostar

  2. Só os provei de compra, mas acho muito interessante a mistura de texturas e sabores destas bolachinhas. Aprecio e seguramente caseiros ainda apreciarei mais.
    Queria muito e vou fazer os possíveis por participar nesta edição. Adorei o tema 😉

    Bjinhos

    Gostar

  3. Minha padeirinha mai linda…
    I’m so sorry, mas desta vez não consigo marcar presença no teu desafio… não existe obrigação mas existe sempre um carinho muito especial e uma vontade ainda maior… mas o tempo não estica… e não deu mesmo..
    Beijocas
    Marta

    Gostar

    1. Então que palermice é essa? Não precisas nunca de pedir desculpa, bem sei que só não participamos nos passatempos e desafios umas das outras qd no não podemos!
      um grande beijinho minha linda, não te preocupes 🙂

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s