bolos e sobremesas · comida sueca

Bolo de mel perfumado e os aromas do Natal

Se pudesse viajar no tempo, poderia, à chegada na minha máquina do tempo, e ainda antes de se abrirem as portas, saber em que casa estávamos a festejar o Natal.

dsc_0181

Guardo como bens preciosos os aromas dos Natais da minha infância, e faço frequentemente o esforço de os trazer à memória num exercício que me os ajude a preservar.

A casa da minha avó materna com o aroma a musgo para o presépio do meu avô, coscorões e filhós, massa a levedar para o bolo rei, o pinheiro que nessa altura ainda era verdadeiro e acabado de cortar.

dsc_0178

Pão de ló no forno e chocolate derretido em casa dos meus pais, o cheiro da toalha de mesa acabada de engomar, da nossa mesa de doces.

Passei até agora poucos Natais na Suécia, e o ano passado foi a primeira vez que o pude fazer em minha casa,  apenas porque o meu mano nos veio visitar.

dsc_0182

É difícil tentar criar as minhas próprias tradições e memórias quando fui até agora invariavelmente arrastada para casa de um dos meus sogros, mas eu insisto.

Aconchega-me nesta época o aroma da canela e do gengibre, do mel e do glögg, e este bolo de mel e especiarias deixou toda a casa a cheiras a bolinho e conforto durante horas.

dsc_0180

Não há imagens dos bolinhos abertos porque já foram congelados, vão fazer parte de um cabaz de Natal, juntamente com as forminhas do Ikea.

A receita foi adaptada do ICKFD que podem ver aqui.

Bolo de chocolate e especiarias

Ingredientes:

  • 150ml de leite
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de cravinho em pó
  • 1/4 de colher de chá de noz moscada
  • 150 g de mel
  • 4 ovos
  • 100 g de açúcar mascavado
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • 80 ml de óleo vegetal (usei óleo de nozes)
  • 25 g de cacau em pó
  • Uma pitada de sal
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 175 g de farinha de trigo

 

Preparação:

Aqueçam o forno a 175°C.

Juntem o leite com as especiarias e levem ao lume até levantar fervura. Assim que ferver, adicionem o mel, tapem o tachinho e reservem.  Quando o leite estiver morno, coloquem a mistura no liquidificador e batam juntamente com os ovos, o açúcar, a baunilha e o óleo.

Numa tigela grande peneirem todos os ingredientes secos. Acrescentem os ingredientes líquidos e misturem até incorporar bem mas sem bater demasiado.

Distribuam a massa pelas duas  forminhas do ikea  previamente untadas e polvilhadas com chocolate em pó. (ou numa forma de bolo grande, ou até em forminhas de cupcakes).

Levem ao forno por aproximadamente  30 minutos.

2 thoughts on “Bolo de mel perfumado e os aromas do Natal

  1. Ui ui ui tem tudooooooo para ser mm ao meu gosto, este bolo!! Engraçado que eu só comecei a ter aromas que associo ao Natal depois de viver em Manchester e lá passar o Natal. Não que tenha sido um Nata mega memorável, nada disso, foi normal, foi diferente, claro mas foi normal, sem grandes espectacularidades. Masa verdade é que o aroma e os sabores do natal Inglês mexeram bem mais comigo, foi quase que um momento de dejá vu, de reconhecimento ancestral, e hoje em dia dou por mim a recriar tudo isso na minha casa, nos meus Natais. Bicho esquisito que eu sou ahahahahah
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s