A minha vida na Suécia · A Pastelaria · bolos e sobremesas · Cremes, molhos, gelados e mousses · gelados e mousses · Heston Blumenthal

A guerra das mousses de chocolate e a minha receita vencedora….no momento….

Como já vos contei há uns anos há na minha família uma guerra velada aberta para o prémio da melhor mousse de chocolate.

dsc_0004

Esta é uma sobremesa que não pode faltar nas nossas festas familiares e no Natal, e penso que embora a minha mana tenha tentado fazer frente à mousse de chocolate  da minha tia com uns maravilhosos pudins de chocolate e caramelo, a verdade é que nada bate a riquíssima sobremesa da nossa boleira mor.

Não conheço uma pessoa que não goste de mousse de chocolate, caseira, feita a sério, com manteiga e chocolate escuro.

dsc_0011

Penso que se há alguma variação desta sobremesa que não aprecio, é a que usa claras em castelo que eventualmente acabam por perder o ar e deixar a mousse liquida e sem graçola nenhuma.

Na Padaria há inúmeras receitas de mousse de chocolate, das mais tradicionais, à inovadora criação de Herve This que apenas usa água e chocolate, e a levíssima mousse de Heston Blumenthal,  e hoje apresento-vos mais uma versão, sem ovos e sem manteiga.

dsc_0005

A receita original é do ICKFD mas eu fiz algumas alterações e acrescentei um cheirinho a Natal.

É fácil de fazer e não correm o risco da mousse talhar ou acabar num batido, ideal para principiantes ou para que diz que não sabe cozinhar.

Mousse de chocolate de caramelo, laranja e especiarias

Ingredientes (serve 6 gulosos)

  • 180 g de açúcar
  • 1,5 dl +1,5 dl de natas
  • 1 pitada de flor de sal
  • 1 colher de café de canela
  • 1 colher de café de gengibre
  • raspa de 1 laranja
  • 250 g de chocolate escuro

 

Preparação:

Piquem o chocolate em pedacinhos pequenos.

Vão precisar de dois tachinhos.

No primeiro coloquem o açúcar, no segundo as primeiras natas com as especiarias e a raspa da casca de laranja.

Levam ao lume.

Podem se quiserem mexer o açúcar porque este caramelo é feito sem água e não vai cristalizar. Quando o açúcar ganhar um tom âmbar e sentirem um leve cheiro a queimado, (leve! Não é deixarem o açúcar ficar preto e a cozinha cheia de fumo!), deitem as natas quentes sobre o caramelo, com cuidado porque vai crescer um pouco, mexam bem e   misturem com o chocolate picado.

Acrescentem o sal e deixem arrefecer.

Batam entretanto as natas em chantilly e assim que o preparado de chocolate e caramelo estiver frio, envolvam as duas misturas.

Transiram para tacinhas de servir e reservem no frigorífico.

2 thoughts on “A guerra das mousses de chocolate e a minha receita vencedora….no momento….

  1. Bem, tu nem sonhas o qto eu AMO mousse de chocolate!! Tal é a paixonite que até no meu casamento a sobremesa foi uma mousse de chocolate – o catering do casamento foi feito p mim e marido, don’t ask lool – com natas em taças de chocolate branco que devia estar tão boa que desapareceu em dois segundos. É a minha receita de mousse preferida, o uso das natas mata-me, eu sou cá uma gorda que só gosto é destas coisas assim, pesadas e engordativas loool! Como deves imaginar, ao ler aqui a tua receita até os olhinhos se me brilharam todos de emoção e gula ahahahahahah!!! Mas como tem laranja, marido dizia logo q nem pensar… se lá é possivel n gostar de chocolate e laranja?? Estes góticos pah!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

  2. Eu não digo que não gosto, mas como não sou louca por chocoalte, mousse de chocolate, nem me aquece nem me arrefece. Provo, mas não como uma taça dela (strange I know…, lol).
    Já o meu marido coitado, sofre imenso com este meu pouco amor ao chocolate, pois tanto ele como os miudos, são os verdadeiros chocolate lovers e se lhes fosse a fazer a vontade, só fazia doces e sobremesas e bolos com chocolate. Mas voltando à mousse, o meu marido adora mousse de chocolate e reclama que nunca lhe faço. Este ano vou fazer e vou fazer-lhe esta tua receita, pois tem as duas coisas que ele mais ama: chcolate e caramelo!!
    Pronto, está decidido, e és responsável pela felicidade dele este Natal.
    Beijinhos linda,
    Lia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s