bolinhos e bolachas · comida sueca · desafios receitas · suecia

Lussekatter 2016 – os melhores bolinhos de Santa Lucia de sempre

 E chegámos a um dos dias favoritos de todos os suecos, Santa Lucia. Muitos dos nossos colegas com minis chegam neste dia mais tarde ao trabalho porque vão às escolinhas dos seus filhos assistir aos concertos de Lucia.

dsc_0340

Todos os anos há também pequenos cantores que nos visitam no hotel ou até no escritório do Viking. É um dia cheio de magia, velas e muita luz.

Aos longo dos anos tenho aqui na Padaria partilhado convosco vários post com receitas, tradições e história deste dia e dos bolinhos que por esta altura comemos.

DSC_0341.jpg

São uma espécie de brioches com açafrão que se fazem em  vários formatos tradicionais sendo os mais famosos os que formam um  “S” e que se chamam Lussekatter ou gatos de luz, de Lucia ou de Lucifer… (já li as três versões).

 

Os Lussekatter são também o desafio deste mês do Sweet World da Lia e da Susana que nos convidam a elaborar em nossas casas mais um clássico sueco.

Eu admito que no dia 13 de dezembro, já estou todos os anos um pouco cansada de Lussekatter que servimos no hotel desde o início de Dezembro. Este ano confesso, nem tencionava prepare-los em casa, mas não ia perder o desafio do Sweet World!

DSC_0345.jpgFiquei ainda mais entusiasmada quando vi no Instagram que uma padaria de Estocolmo tinha criado este ano uns Lussekatter folhadinhos!

Não desistam ainda desta receita, a massa é laminada mas nada complicada de fazer e eu fotografei um passo a passo para vos ajudar.

Aqui o resultado final não faz uns rolinhos tao perfeitos porque a massa cresce de forma diferente, mas acreditem que estes, com uma camadinha de manteiga e açúcar, sao muito mais saborosos do que os tradicionais lussekatter e vão fazer um sucesso nas vossas casas. Quando fazemos uma massa laminada a sério, temos de ter muito cuidado para todas as voltas e camadas da massa ficarem perfeitas, mas neste caso  nem precisam de ser preocupar com isso. Estas “dobras” são, embora de forma menos exacta e direitinha, as mesmas que se usam para a massa de croissants.

DSC_0342.jpg

Lussekatter 2016

 

Para estes bolinhos vão necessitar de

 

(para as fotografias que fiz para o passo-a-passo, só usei metade da receita e faz oito lussekatter grandes.

 

Preparação:

Comecem por preparar a massa e deixa-la levedar até duplicar de volume.

 

Enquanto esperam, espalmem a manteiga num retângulo que vai ocupar 2/3 da vossa massa. (eu esmago a manteiga num saco de plástico para congelar, mas podem usar papel ou película  aderente.

Reservem a a manteiga no frigorífico.

img_0103

Estendam a massa num retângulo 1/3 maior do que a vossa placa de manteiga.

img_0103

Dobrem a massa como podem ver nas imagens, primeiro como se fosse um envelope, virem, a massa vai parecer como se fosse um livro, e dobrem de novo.

IMG_0104.JPG

IMG_0105.JPG

Se usarem farinha, pincelem-na da massa antes das dobras.

Marquem a massa indicando que já fizeram duas dobras e reserve no frigorífico.

IMG_0106.JPG

IMG_0107.JPG

Voltem a fazer estas dobras mais duas vezes. Nas voltas 5 e 6 salpiquem a massa com um pouco de açúcar antes de dobrar.

IMG_0108.JPG

Coloquem  no frigorífico mais meia hora. É muito importante que continuem a refrescar a massa para a manteiga não derreter.

Estendam a massa num retângulo com 1 a 1 1/5 cm de altura, cortem tirinhas em enrolesm cada uma na forma de um “S”.

img_0109

IMG_0110.JPG

IMG_0111.JPG

Levem ao forno aquecido a 185C durante 15 minutos, é o tempo necessário de fazerem um chá, lavarem as tigelas e saborear o aroma do açafrão a espalhar-se pelas vossas casas. Comam estes lussekatter de preferência enquanto escutam um coro de meninas suecas a celebrar este dia e um bom Santa Lucia para todos.

4 thoughts on “Lussekatter 2016 – os melhores bolinhos de Santa Lucia de sempre

  1. Também digo o mesmo dos meus, heheh 🙂 E agora? Apesar de diferentes e de só os mostrar ao mundo dia 20, posso dizer que ficaram MARAVILHOSOS, tal como os teus 🙂
    Bjinhos e… manda um bocadinho de neve para cá 🙂 Aí já neva, não?
    CláudiaV

    Gostar

  2. Eu nem sei bem o que dizer, Ana! 🙂
    Fiquei a babar ao ver estes teus Gatinhos… Primeiro porque sou louca por massa folhada e depois pelo aspecto bem folhadinho e estaladiço que eles apresentam. Deviam estar maravilhosos!
    Muito Obrigada por mais uma fantástica participação 😉
    Adorei, adorei, adorei!
    E quando te cansares de buns desta categoria manda para cá. 😀

    Bjinhos

    Gostar

  3. Que estranho Ana,
    Eu!!!! A louquinha da massa folhada…
    Ia jurar a pés juntos que tinha comentado os teus buns, pois se houve buns nesta edição que me deixaram a babar, foram estes teus e lembro-me de me ter apetecido ir imediatamente para a cozinha reproduzi-los e só não o ter feito por motivos óbvios (gordices a mais no mês de dezembro)…Bom, dito isto, fica o comentário em falta, com pedido de desculpas e a certeza de que estes buns serão reproduzidos na minha cozinha e não esperarei até ao próximo natal, acredita…
    Um beijinho grande,
    Lia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s