bolos e sobremesas · candy

Brownie de caramelo e mini pretzels

A primeira receita do ano é uma deliciosa mistura de dois dos meus sabores favoritos: sal e caramelo.

dsc_0381

Há meses que ando para fazer este bolo, mas admito que foi imaginar que seria demasiado doce ou pesado que me fez hesitar algumas vezes, estava enganada.

DSC_0394.jpg

dsc_0386

Embora combine camadas  caramelo e chocolate, esta sobremesa é doce apenas o suficiente, graças ao uso de mini pretzles em vez de bolachas na base.

DSC_0392.jpg

Adoro usar estes aperitivos salgadinhos, que os  meus pais comiam aos fins-de-semana como uma bebida quando eu era miúda, em sobremesas.

dsc_0381

Aqui na Padaria já os viram como troncos de árvore no meu bolo floresta negra, e fazem uma fantástica base de cheesecake.

DSC_0388.jpg

O bolo tem três componentes, mas nem por isso é complicado ou muito demorado na sua preparação. A versão que vos apresento veio publicada na revista Buffe de Dezembro para um bolo de 30 por 20 cms, eu como sempre fiz apenas metade da receita. Experimentem porque vale mesmo a pena.

dsc_0391

 

Brownie de caramelo com mini pretzels

 

Para a base:

Ingredientes:

  • 125 g de pretzels
  • 75 g de manteiga derretida
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Aqueçam o forno a 175C. Forrem uma forma com papel vegetal e barrem também o papel com manteiga.

Misturem os pretzels, a manteiga e o açúcar no vosso processador de alimentos até a mistura parecer areia molhada. Forrem com este preparado o fundo da forma e levem ao forno durante 10 minutos. Reservem.

 

Para o brownie:

Ingredientes:

  • 400 g de chocolate amargo (70%)
  • 175 g de manteiga
  • 5 ovos
  •  300 g de açúcar mascavado
  • 1 colher de chá de sal
  • 90 g de farinha de trigo

Preparação:

Batam os ovos com o açúcar. Acrescentem o chocolate e a manteiga derretidos. Envolvam a farinha peneirada e o sal, misturando sem bater. Deitem o preparado sobre a base de pretzels e levem ao forno durante 25 minutos.

 

Para o caramelo:

Ingredientes:

  • 50 g de manteiga
  • 140 g de açúcar
  • 1 ½ dl de natas
  • ¼ dl de xarope claro ou mel
  • 2 colheres de café de flor de sal
  • prezels para decorar

Preparação:

Misturem todos os ingredientes excepto o sal e os pretzels, num tachinho e levem a lume baixo até se formar um creme parecido com leite condensado cozido, e atingir uma temperatura de 120C.

Deitem a mistura sobre o brownie (ainda dentro da forma), espalhem e salpiquem com o sal. Depois de arrefecer cortem em cubinhos e decorem com os prezels.

3 thoughts on “Brownie de caramelo e mini pretzels

  1. Oi Aninhas,
    Oh pá, a mão fofinha que vemos lá por cima é da sobrinha? Conseguiste fazer alguma coisa com ela e com a sua farda nova? Fiquei cheia de vontade de a ver de mini-jaleca! Nada como uns sobrinhitos para darem calor à nossa vida e, nesta época ainda melhor.
    Este ano não participei no teu passatempo. Como ganhei no ano passado não quis tirar a hipótese a outras meninas que te visitam! Ahahah, estou a a brincar! O que aconteceu é que com a casa sempre cheia e com reuniões na escola de 19 a 22 mal tive tempo para me orientar com as compras e refeições cá de casa quanto mais ainda conseguir ‘ter tempo para mim’… Gostava de me ter sentado a rever os teus posts um-a-um com tempo (já que, este ano, por não ter um especialmente dedicado a mim não era tão fácil escolher 😉 ) para selecionar um e não foi possível. Para o ano será melhor! 😀
    A miúda recomeçou ontem e nós 3 começamos todos hoje (isto de ter uma família inteira que todos os dias sai para a escola é muito estranho!) mas passei por aqui para te enviar um beijinho especial e desejar-vos um ano maravilhoso.
    Quanto à tua receita… eu adoro estas misturas doces e salgadas… só não experimento já porque esta época das férias de Natal é mesmo uma grande overdose e tenho de voltar à minha dieta (com esta idade os kilos vêm mais depressa do que vão!) e já tenho o miúdo e o pai a fazerem anos ainda este mês. E esses pretzels também fazem parte da minhas memórias de infância (nunca devem ter saído de moda pois o Lidl, agora, vende uns ‘baldes’ grandes disso).
    Um abraço grande e até já.
    Catarina

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s