A minha vida na Suécia · bolos e sobremesas · candy · comida sueca · desafios receitas · Natal · suecia

Arruma-se o Natal, a minha casinha e o nosso grande bake off.

Aqui em casa começaram as negociações. “Tiramos a árvore hoje?”, “Podemos esperar até ao fim-de-semana? E se as luzes nas janelas ficassem até Março?” penso que o viking anda às escondidas a desmontar o Natal, umas luzinhas a menos, uns bonequinhos desaparecidos.

dsc_0402

Custa-me, já vos contei, esta época do ano, tudo em Janeiro nos parece muito longe. As próximas férias, os dias de sol, os passeios, os planos para viagens. Voltar a estar com alguém da minha família.

dsc_0399

A minha casinha, feita pela minha mana e pela sua mini, foi desmontada hoje e colocada numa grande caixa de plástico. Vamos ter bolachas para meses, só eu e o viking, um pedacinho de Natal de vez em quando.

dsc_0406

O tema da casinha deste ano foram os edifícios da Stortorget aqui em Malmö. A nossa construção  foi decorada com chocolate, e smarties porque era uma casa decorada com luzes da Natal e neve. Em vez de caramelo ou glacê, colámos as várias paredes com chocolate branco e  usámos ainda algodão doce para fazer de neve, e umas bombocas na vez de árvores. A receita para as bolachas é esta, e neste post podem ler mais indicações  para construir com bolachas de gengibre. Os vidros das janelas são feitos com folhas de gelatina.

dsc_0397

Pepparkakor, como se lembram era o tema do nosso grande bake off de Dezembro e para além da minha casinha, tivemos também a participação da nossa Lia que fez um maravilhoso abrigo de passarinhos, e da Miranda! A propósito, já leram os livros da Miranda? Eu fiz também  um bolo muito típico  aqui da Suécia que é um pepparkaka macio.

Screen Shot 2017-01-04 at 13.51.50.png

sam_7386

dsc_0315

Em 2017 o desafio do nosso grande bake off vai continuar com um novo tema por mês. a quarta edição sai daqui a uns dias, não percam!

3 thoughts on “Arruma-se o Natal, a minha casinha e o nosso grande bake off.

  1. Essa casinha está TÃO linda, eu n consegui comer, juro!!! Tenho uma certa dificuldade em fazer comida bonita e depois comer, é uma verdadeira idiotice, dá-me sempre pena!!! Janeiro é o teu mês foleiro ahah, o meu é Março, detesto Março, esse sim, é o mês em q tudo me parece distante, o Natal, o Outono, o aconchego, é o mês em q ando farta do tempo frio e quero é a Primavera e sol e menos roupas pesadas, mas a Primavera demora horrorrrrrres e Março dura e dura e dura e … é mm o meu mẽs infeliz. Um abraçuxo apertadinho daqui, a ver se o teu Janeiro aquece um bocadinho a alma, né? É. Beijocas!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

  2. EU detesto janeiro!
    Dura, dura e nunca mais acaba…
    Já estas obras de arte de gengibre, amo de paixão. Eu adoro as casinhas assim coloridas e enfeitadas, mas como já tinha feito uma há 2 anos atrás, este ano optei por uma mais sóbria e menos “sugar rush” para os miúdos (a pensar na professora, claro… Lol).
    Venha o próximo tema, pois já estou pronta para mais um ano de Bake Off.
    Beijinho linda,
    Lia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s