A Pastelaria · bolos e sobremesas

Bolo de banana, caramelo e coco – e as tendências para 2017

Li há uns dias que no que diz respeito a comida, uma das tendências para 2017 é o “desperdício zero”.

dsc_0374

A mim não me parece que haja aqui grandes novidades, há imenso tempo que se pratica, ou devia praticar o “nose to tail” e mais recentemente o “stem-to-root”. Tornar em moda algo que sempre fizemos soa quase estranho, mas a verdade é que vivemos numa época e sociedade de tanta abundância que quase nos temos de lembrar de não desperdiçar.

dsc_0375

Eu admito que aqui por casa os únicos alimentos que por vezes compramos com algum excesso são  fruta e vegetais frescos. E digo excesso não tanto por  virmos com sacadas cheias de fruta das compras, mas por haver semanas em que realmente mal comemos em casa. Mas desperdício não há!

dsc_0372

dsc_0376

Os legumes são preparados e congelados prontos para sopas ou bases de guisados, a fruta acaba em smoothies e sorbets rápidos, ou em bolos.

É o caso deste bolo de banana. Não é a primeira receita de bolo de banana que faço e partilho convosco, nem será certamente a última, mas é tao deliciosa e rica que não resisti.

Melhor forma de usar bananas um pouco demasiado maduras para serem comidas frescas não deve haver.

dsc_0380

 

Bolo de banana, caramelo e coco

 

Ingredientes:

Bolo:

  • 150 g de farinha de trigo
  • 75 g de coco ralado
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 115 g de manteiga
  • 150 g de açúcar
  • 2 bananas grandes esmagadas (300g)
  • 2 ovos

Para o caramelo:

  • 100 g de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 bananas

Preparação:

Começamos com o caramelo:

Barrem a forma de bolo com manteiga e cubram o fundo com as rodelinhas de banana.

Levem o açúcar ao lume até obterem um caramelo escuro (mas sem o queimarem!)Assim que virem um fuminho a aparecer, deitem o caramelo sobre as bananas e reservem a forma.

Para o bolo:

Batam a manteiga com o açúcar. Acrescentem as bananas esmagadas e os ovos, alternando com a mistura de farinha, coco, fermento e sal.

Deitem o preparado na forma e levem a forno pré-aquecido a 175C, durante aproximadamente 40 minutos. Depende um pouco da forma da forma e altura do bolo. Eu usei uma forma de bolo inglês e demorou 40 minutos.

Deixem o bolo arrefecer um pouco antes de o desenformarem com muito cuidado para nao se queimarem se escorrer um pouco do caramelo.

3 thoughts on “Bolo de banana, caramelo e coco – e as tendências para 2017

  1. Adoro bolos de banana! Cá em casa pratica-se desde sempre o zero desperdicio, é um facto. Não o digo numa de me gabar, mas a verdade é que desde o momento em que casámos que temos vivido momentos de grande stress financeiro e problemas monetários graves, por isso todos os tostões foram e são muito contados, e o que se compra é consumido – quase – por inteiro, porque tem de ser, não por ser moda; porque é assim que deve ser e só assim nos faz sentido. E o meu momento de maior orgulho foi recentemente em que a um almoço reparei q tinha enchido o prato do meu filho demasiado e ele já estava a fazer esforço a comer, eu disse-lje que deixasse estar e fosse despejar o prato, deitou-me cá uns olhos!! Lembrou-me logo que não se deita comida fora e terminou o almoço, comeu tudo até ao fim. Fiquei mesmo com cara de tacho, mas cheia de orgulho lol.
    Este bolo tem mesmo aquele ar húmido, fofo que eu adoooooro, o meu problema é com o caramelo, cá em casa corre sempre TÃO TÃO mal!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

  2. Olá Ana,
    eu e a banana não casamos lá muito bem… Mas deduzo que este bolo também fique fabuloso com pera.. será? ou maçã…
    Gostei muito do tipo de consistência que aparenta ter, quase de pudim. A primeira foto então está um espanto, e dá mesmo quase ar de pudim 🙂
    Ah e coco, adoro coco e tudo quanto leva coco. É paixão!
    Gostei muito desta sugestão 🙂
    Beijocas
    Marta

    Liked by 1 person

  3. Cá em case também não se desperdiça nada. Até certas cascas de legumes servem de base a caldos.
    Por acaso acho giro isso das tendências e modas. Tal como a moda do biológico e orgânico. Essa foi sempre a filosofia da minha avó, da minha mãe, minha…, sempre comemos biológico, directamente da horta, dos pomares e da matança dos animais dos meus avós, para a mesa e nunca pensei ter de especificar “de preferência biológico ou orgânico”, nas agora como é moda, fica bonito e é de bem, especificar o que seria o natural…
    Quanto ao bolo, não sou adepta de bolos de banana, mas este com coco…
    Acho que me converteria… Lego a receita, pois babei.
    Beijinho Ana,
    Lia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s