Dresden, o Elba e Capri-sonne.

Acordámos no nosso segundo dia de viagem em Dresden.

IMG_4441.jpg

Frauenkirche

IMG_4446.jpg

 

Dresden a que se chama também a Florença do Elba, é conhecida tanto pelos seus edifícios e por ser uma capital cultural, como pelo massivo bombardeamento que sofreu durante a segunda guerra mundial que arrasou por completo o centro da cidade.

picture1

Este foi um bombardeamento muito controverso porque esta cidade não tinha interesse estratégico ou militar.

Leiam o primeiro post relativo a estas férias aqui., há também informação sobre como organizamos as nossas férias e viagens.

O hotel que escolhemos foi o Holiday Inn Express Dresden City Centre. Quando estamos en route, este tipo de hotéis são os nossos favoritos, modernos e confortáveis, sempre centrais, e com um pequeno almoço simples mas o suficiente para o Viking.

Como podem ver no mapa, deste hotel pudemos alcançar facilmente e a pé todos os pontos que queríamos visitar.

Era segunda-feira de manhã  e sabíamos já que os museus estariam fechados, pelo que acordámos em cinco horas para visitar a cidade.

A primeira paragem foi no Fürstenzug – a procissão dos príncipes – um mural em azulejo que celebra os 800 anos da dinastia de Wettin que governava a Saxónia.

Visitámos depois os jardins do palácio Zwinger.

IMG_4479.jpg

IMG_4481.jpg

Hoje em dia estes edifícios que tiveram na sua maioria de ser reconstruídos depois da segunda Guerra mundial, são um complexo de museus, que estavam no dia que visitamos, já sabíamos, fechados.

IMG_4482.jpg

Uma das partes mais bonitas destes jardins e palácios em estilo barroco, é o “Banho das Ninfas”, é uma pena que a haja tão pouca ou nenhuma informação sobre este local que parece ter saído de um mundo mágico.

IMG_4485.jpg

IMG_4489.jpg

A próxima paragem e  um dos principais motivos pelo que visitámos Dresden, foi  a Frauenkirche.

IMG_4504.jpg

Esta igreja contruída pela primeira vez em estilo barroco no início do séc. XVII, foi uma das vitimas do bombardeamento das forças aliadas.

IMG_4508.jpg

O edifício ainda sobreviveu dois dias depois do ataque com bombas incendiarias, mas acabou por derrocar por completo.

IMG_4507.jpg

O resultado da derrocada foi catalogado e guardado  numa pilha no centro da cidade durante quarenta e cinco anos, até à sua reconstrução que terminou em 2005.

A subida à cúpula faz-se com a ajuda de um elevador para os primeiros 24 metros. Depois são escadas estreitas, rampas e rampas e mais escadas.

IMG_4492.jpg

Visitar cúpulas de igrejas, torres ou o Arco do Triunfo e  as gárgulas da Notre Damme, são as minhas ultra maratonas. Subir é difícil para todos, mas descer, por escadas escuras e muitas vezes estreitas e irregulares, é para quem não vê bem como eu, uma vitória incrível.

A cada novo lanço de escadas que tenho de subir, olho para o Viking e pergunto: “como vou descer isto?”,  mas vale a pena!

IMG_4496.jpg

A visita à cúpula da Igreja de Nossa Senhora de Dresden foi a mais fácil  subida que já fizemos. Para baixo não há elevador, mas à exceção das escadas à volta da cúpula propriamente dita que claro que são todas inclinadas e irregulares, a descida faz-se muito bem. Escadas largas,  e cheias de luz.

IMG_4495.jpg

A vista do topo da cúpula vale bem o esforço! Vejam estas vistas maravilhosas do Rio Elba e de Dresden.

IMG_4493.jpg

Antes de comermos o bolo tradicional de Dresden e visitar um café tao kitsch que a qualquer momento os Modern Talking lá poderiam entrar, e que vai merecer um post com receita e tudo, ainda demos mais um passeio pela cidade que depois da festança do dia aonterior, parecia estar ela própria de ressaca.

IMG_4491.jpg

IMG_4520.jpg

IMG_4519.jpg

E foi quando já a caminho do carro parámos para comprar umas bebidas que descobri mais uma coisa sobre o meu Viking que me espantou. É incrível como estando juntos há tantos anos, ainda nos surpreendemos pelos motivos mais estranhos. O gigantone não sabia o que era um  Capri Sonne.

IMG_4524.jpg

IMG_4513.jpg

IMG_4517.jpg

Como será isto possível? Eu pensava que saber como pegar nestes pacotinhos fazia parte da nossa herança genética, mas pelos vistos não na Suécia! Ele não só não sabia onde espetar a palinha, como apertou o pacote pelo meio! (resultados ridículos, felizmente mais ninguém o viu, ou ainda era expulso da Alemanha.)

IMG_4516.jpg

Passeio de Brul

E com o Viking a limpar as nodoas de sumo de laranja da t shirt, partimos a meio do dia de Dresden em direção à nossa próxima paragem: Nuremberga e Fussen.

 

Não percam no próximo episódio:

-gente de memória curta

-uma morte no lago

-chegámos ao país dos contos de fadas

 

Podem ler mais sobre as nossas viagens na categoria Por aí, e nas tags: Alemanha, UTMB, férias, viagens, road-trip, Alpes….

One thought on “Dresden, o Elba e Capri-sonne.

  1. Epah, já fiz xixi pelas pernas abaixo de me rir, não aguento!!
    Primeiro: tu não disseste Modern Talking!!! É que eu fiz logooooo um bruto filme agahahah com eles a entrarem MESMO café adentro e o teu viking a perguntar-te quem eram e se eram conhecidos ahahahah. Modern Talking para mim é sinónimo de ter doze anos de idade loool e comprar a Bravo e virem lá posters do gajo moreno e cabeludo com a mulher – nunca consegui perceber porque carga de água é que a revista punha posters do homem COM a esposa, qual é a teenager inconssienti que quer ter a mulher do seu idolo espatada acima da sua cama???
    Segundo: NÃO!!!!! NINGUÉM não sabe o que é o Capri Sonne – o qual eu não podia beber porque fazia muito mal segundo os meus pais… lembras-te dos granizados Fá? Também não os podia comer, e fazia-o ás escondidas em casa da minha melhor amiga. Como não conhece o Capri Sonne, como???? E que visão digna de filme cómico há-de ter sio o sumo a espirrar pacote a fora, pah, não me aguento nem de escrever sobre isso pq começo a ver o filme todo e só me rio!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s