bebidas · bolos e sobremesas · Cremes, molhos, gelados e mousses

Mousse de chocolate, bourbon e damascos – e relatos de viagens

Ainda em Janeiro e já a sonhar com as próximas férias de verão. Desde miúda que adoro viajar, mais do que um presente novo, ou uma festa de anos, a ideia de fazer as malas e conhecer outros locais enchia-me de excitação e alegria antecipadas.

dsc_0368

Viajar era nesse tempo diferente, os meus pais eram adeptos da road trip, com enormes mapas que ao longo das semanas se iam desfazendo de tanto serem usados e deixados no carro ao sol. Com os meus avós partíamos de autopluma, viagens guiadas, hotéis marcados, guias turísticos mais ou menos competentes. (alguns iam naquele sofazinho ao lado do condutor, a dormir o tempo inteiro)

dsc_0370

A minha tia viajava também com as amigas e lembro-me de se reunirem antes das férias para, com a ajuda da revista das agências de viagens, escolher o seu destino.

Era um mundo diferente, aquele em que dependíamos de agências de viagens para comprar um bilhete de avião, e dos guias do American express para planear as nossas férias.

Há trinta ou vinte anos, parecer-nos-ia impossível que pudéssemos até “passear” pelas ruas de Londres em nossas casas.

dsc_0369

Admito que sou viciada relatos de viagens, da Peregrinação aos vlogs do Youtube, tudo me deixa a sonhar conhecer novos locais.

Penso que é por gostar tanto de ler, relatos de viagens de outras pessoas que comecei a escrever os meus. E por acreditar que posso ajudar alguém a planear também as suas férias.

dsc_0367

A Dani e o Paulo de quem já vos falei aqui, fazem os mais maravilhosos vlogs de viagens do youtube, e com eles podemos viajar pelo mundo, em locais mais ou menos glamorosos, em hotéis lindos ou a dormir em redes num barco.

A receita de hoje vem de um dos seus vídeos, e foi preparada pelo Paulo que na cozinha é uma espécie de Viking com bigode.

É uma mousse deliciosa, mas só para adultos. Se não apreciam damascos podem simplesmente omiti-los na receita.

dsc_0365

Mousse de chocolate, damasco e bourbon

Ingredientes:

  • 15 g +30 g de açúcar
  • 1 gema
  • 5o ml de leite
  • 60 g de chocolate escuro picado
  • 50 g de damascos
  • 10 ml de bourbon
  • ½ folha de gelatina
  • 100 g de natas

Preparação:

Comecem por hidratar os damascos (secos) em água quente durante duas horas (eu fiz só meia hora e notam-se na mousse os pedacinhos do fruto), depois escorram e misturem-nos num processador de alimentos até criar um puré. Reservem.

Coloquem o leite num tachinho com os 15 gramas de açúcar.

Numa  tigela batam bem  os 30 gramas de açúcar e as gemas.

Hidratem a gelatina em água gelada.

Levem o leite ao lume e, assim que ferver, deitem por cima   da mistura de gemas e mexam bem.

Deitem a mistura de novo no tachinho e cozinhem em lume  baixo, mexendo sem parar, até que atinja 82˚C (ponto napê).

Retirem do  lume a acrescentem a gelatina bem escorrida e o chocolate, misturem bem. Acrescentem depois o puré de damasco e o bourbon.

Deixem arrefecer e acrescentem finalmente as natas batitas em Chantilly. Dividam a mousse por tacinhas e reserve no frio até servir.

2 thoughts on “Mousse de chocolate, bourbon e damascos – e relatos de viagens

  1. Bem, em primeiro lugar, a chávena e o pires!!!! AMO!!!!! Tão a minha cara de camponesa fidalga inglesa victoriana!!! Segundo, mousse de chocolate é tudo, amoooo mousse, foi a sobremesa no meu casamento e tudo – feita por nós, como o resto do banquete todo lol, vida de poooobre! Terceiro, essa do passear pelas ruas de Londres em nossa casa, pah!! Nem imaginas o quanto ainda no outro dia eu me maravilhava com esta cena, ao dar por mim a passear em Nola, desde a Dauphine Street (residência de um personagem) até uma parte da Esplanade (residência de outro personagem) só para ver mais ou menos como era o caminho, como eram as vistas, só para ficar com o “feeling” da área. Alguma vez eu podia ter feito isto há vinte, trinta anos atrás? Livraaa!!! Só por isso eu já amo a net incondicionalmente lol.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

  2. Ler este posta depois do almoço…ai, Ana, que já me estou a babar. Eu que tenho andada avessa ao chocolate (é uma desgraça, eu sei), até já comia uma tacinha dessa mousse.
    Beijinhos
    Carla

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s