A nossa cozinha nova, já me sinto humana de novo.

Como já vos contei, se me seguem no FB, estivemos durante as última semanas a renovar a nossa cozinha o que já imaginam, para mim tem sido especialmente doloroso. É  que ter copos, pratos, comida e uma imensidão de props espalhados entre a sala e a marquise, ainda mais quando se vive com três gatos, nao é fácil nao J E nao poder cozinhar? Nem fazer sobremesas?

16174776_10154340008562776_5896786072941823874_n

A área da cozinha, que dobra na verdade como sala de jantar e escritório, e onde eu se pudesse também dormia, foi um dos factores que nos agradou quando comprámos este apartamento, mas o estado em que estava meus amigos…

16427354_10154344969712776_525171264116000831_n

Não é que “precisasse” de ser renovada, não estava velha, nem a cair… A senhora que aqui vivia antes (este é um bloco de apartamentos dos anos 50), tinha feitos obras na cozinha nos anos 90, os armários eram de boa qualidade, feitos à medida, mas todos amarelos dor de barriga…. O chão era de cortiça e conversava connosco quando andávamos. Havia também uma camada de gordura a cobrir todos os moveis, e uma espécie de “ilha” no centro da cozinha, ainda dos anos cinquenta, com armários até ao tecto, semi-suspensos, que serviria para dividir a parte de cozinhar da de se comer, mas que atravancava a cozinha e a tornava muito escura.

img_0012

Assim que comprámos a casa pintámos a cozinha e os armários, arrancamos a estrutura do meio e trocámos o chão, o exaustor e o forno. E vivemos felizes até ao Natal do ano passado quando descobrimos que a estrutura dos nossos armários de baixo permitia aos meninos esconder-se num mundo a que nós nao tínhamos acesso. Ainda tentámos fechos de segurança para crianças, mas nao resultou.

img_0010

E foi depois de muitas visitas ao Ikea, de muitas discussões sobre cores e materiais, e o tamanho da cozinha que nao é standard, e se trocamos ou nao os armários de cima que estão impecáveis e têm imenso espaco, e nao se pode alterar o armário por cima do forno porque tem a ventilação, que finalmente renovámos a nossa cozinha.

img_0011

O trabalho, arrancar a cozinha velha e montar a nova foi feito em dois dias e meio, incluindo a preparação, e limpeza depois da obra concluída.

img_0009

Instalámos o sistema de gavetões com gavetas escondidas e levantámos a bancada para ficar mais ao tamnho do viking e ao que eu estou habituada no restaurante. Estamos francamente contentes com o resultado, e combina bem com o resto da nossa cozinha que vocês já conhecem, mas claro que estas cores e estilo nao sao para todos os gostos.

Nós queríamos um look um pouco industrial e por isso usámos o padrão  de betão, aço inoxidável e um lava-loiça e torneira grandes.

img_5494

IMG_4192

Eu trabalhei todo o fim de semana e só ontem durante a tarde conseguimos voltar a colocar tudo dentro dos armários e  fazer o jantar. Hoje estou de folga, já tenho um bolo no forno J

(Só uma nota final, hoje que falamos de casas. Ao longo dos anos muitos leitores, ou quem numa busca de informações sobre a Suécia aqui vem parar , me têm perguntado sobre como se encontra, compra ou aluga casa aqui. Eu tenho respondido particularmente, e de acordo com o que sei e a minha experiência. Há no FB um grupo que se chama Portugueses na Suécia e onde podem pedir ajuda relativamente a este ponto para outras áreas da Suécia. Para informação sobre Malmö e arredores podem contactar-me aqui ou no FB da Anasbageri, ajudo no que puder 🙂 )

7 thoughts on “A nossa cozinha nova, já me sinto humana de novo.

  1. Olá Ana, Parabéns pela nova cozinha. Tenho uma questão, a ver se me podes ajudar. Tenho uma batedeira parecida com a tua Kitchen Aid (pelo menos é vermelha, embora seja do Lidl 🙂 ) e há uma coisa que me faz confusão na sua utilização: quando bato manteiga e açúcar por exº (para biscoitos) tenho que ir com uma espátula buscar o que está no fundo da taça porque ao que parece as varas não chegam mesmo ao fundo. A que tens também é assim? É que não sei se é defito da minha ou se é mesmo assim. Agradeço a ajuda desde já.

    Gostar

  2. Olá Ana, que bonita que ficou, parabéns pela cozinha nova!!!
    o resultado assim black/industrial não me perturba… (nunca gostei muito de cozinhas brancas)
    realmente quem é que gosta de obras??? se pudéssemos passar do antes para o depois sem ter o durante, isso é q era 😉
    Desejo uma boa continuação de folga e de semana …
    e agora uma fatia de bolo com chá para o lanche?

    Gostar

  3. Olá minha padeirinha mai linda,

    a tua nova cozinha ficou um must!!
    A minhas obras também já começaram… nem te conto… 🙂 mas já tenho um forno e uma placa nova, quase prontas a funcionar!! e estou em pulgas para os estrear 🙂

    P.S. – Já fiz o espelho para o teu Bake Off, yehhh, agora só falta acabar o post… que é o que entretanto está mais difícil. Ficou mais estilo espelho velho e decadente, mas adorei o desafio!
    Beijossssss
    Marta

    Gostar

  4. Ana minha querida,
    Imagino o desespero, mas valeu a pena!
    Que linda a tua mova cozinha.
    Adoro esse estilo industrial e metálico e já roí 3 unhas de inveja (ehehehehe)!
    A sério. Adoro mesmo e até já imagino fotos em cima desses balcões metálicos que agora estão tão na moda…
    e esse lava louça quadrado e metálico e a torneira???? Lindos de morrer!!!
    Um beijinho linda,
    Lia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s