Bolo Viking – o bolo do meu gigante

Quer queiramos quer nao, há cá em casa ao chegar Fevereiro, sempre algo para lembrar o dia dos namorados. O viking deixou felizmente de me oferecer flores, mas sem uns chocolates ou corações de maçapão  não passamos.

dsc_0518

Este ano decidi também criar um bolo especial para o meu gigante com sabores de que ele gosta e claro, decorado com muitos corações. (os corações  foi ele que comprou, e é ele que os come, eu não aprecio estas gomas….detesto gomas…..)

dsc_0527

Guinness, chocolate e whiskey, que pode um viking querer mais? A receita é tao fácil quanto deliciosa, e podem em vez de creme de manteiga e whiskey rechear e decorar o bolo apenas com chantilly.

dsc_0530

Eu, num acto de loucura que me é comum, decidi fazer um bolo tão alto como o meu rapaz, foi a primeira vez que fiz um bolo com seis camadas e apenas com dez centímetros de diâmetro, o que o fez inclinar  estilo torre de Pisa, mas até nem ficou mal.

dsc_0521

dsc_0533

Usei Guinness extra stout, mas podem usar outra cerveja, e até a cerveja com chocolate, penso que feita pela Sagres.

Mesmo que pertençam ao clube “Ai Bageri que isto é muito complicado”, não deixem de experimentar, o bolo é mesmo fácil, e como fica muito fofo e nada seco, podem, se vos faltar o tempo ou o engenho, cobrir tudo com chocolate derretido ou polvilhar com cacau em pó.

A receita que vos apresento é o suficiente para um bolo feito numa forma  de fundo amovível com 22 cm de diâmetro, dividido ao meio e recheado.

Recheei o bolo com creme de manteiga de chcolate e guinness e cobri com o mesmo creme de manteiga e um feito com whiskey.

dsc_0522

dsc_0522

Bolo viking

Para o bolo

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 2dl de cerveja stout
  • 60 g de cacau em pó
  • 180 g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato
  • 120 g de manteiga
  • 285 g de açúcar mascavado ou açúcar amarelo

Preparação:

Barrem e forrem a forma com papel vegetal. Aquecam o forno a 165C com ventoinha.           Batam  a manteiga com o acúcar até obterem um creme fofo. Juntem alternando os ovos batidos com a cerveja e a farinha misturada com o cacau, o fermento e o bicarbonato. (aqui usem a batedeira na velocidade minima, apenas para misturar, ou vao desenvolver o glúten na farinha e ficam com um bolo emborrachado e pesado.)

Deitem o preparado na forma e levem ao forno durante 30 a 40 minutos dependendo do tamanho da forma e altura do bolo.

Desenformem e deixem arrefecer.

Para a cobertura e recheio:

 

Preparação:

A 1/3 do creme de manteiga acrescentem o whiskey. A 2/3 a cerveja e o cacau.

Recheiem o bolo com o creme de manteiga de chocolate. Cubram todo o bolo muito levemente com o mesmo creme e levem ao frio dez minutos. Misturem os dois cremes para obterem  um padrão matizado e voltem a cobrir com esta mistura o bolo. decorem a vosso gosto e surpreendam a vossa cara metade com um bolo maravilhoso.

 

 

2 thoughts on “Bolo Viking – o bolo do meu gigante

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s