Baunilha, “baumilha” e a cooperativa. E um bolo lindo, fácil e delicioso para o fim-de-semana.

Um dos aspectos de que mais gosto nos desafios mensais da Marta, é através deles ter a oportunidade de pensar num determinado ingrediente. Lembrar-me-ei da primeira vez que o provei o vi? Quão frequentemente o uso? É um favorito na minha cozinha?

dsc_1100

Fui uma criança dos anos setenta, do tempo antes da pasta de açúcar e do extrato de baunilha. Já nos anos oitenta lembro-me de ver vagens de baunilha e um horrível açúcar baunilhado, tao falso e forte  que  usado com mão ligeiramente mais pesada tornava qualquer sobremesa intragável.

dsc_1103

Mas adianto-me na história. O meu conto da baunilha, começa antes e eu aprender a ler o escrever, nas idas às compras com a minha avó a meio da tarde.Os supermercados eram mais pequenos nessa altura, havia um Pão de Açúcar em Almada onde os meus pais faziam compras ao sábado de manha, mas a minha avó abastecia-se na cooperativa.

A minha mana e eu adorávamos ir com a minha avó o e seu saco de lona amarelo à cooperativa. Da casa dela seria um passeio de dez minutos, passávamos por uma azinhaga (hoje uma estrada de quatro faixas), e ao chegar perto do rio, lá estava o para nós enorme edifício da cooperativa (hoje biblioteca).

No primeiro piso, lembro-me de ser um pouco mais escuro, podia-se comprar sabão azul e branco avulso, cortado por uma enorme guilhotina, gloco para limpar o chão, cera, detergente Pesto com os glutões…..

DSC_1104.jpg

Havia também estranhamente nesta área uma peixeiria. As senhoras peixeiras gostavam particularmente de nos mostrar as enguias ainda vivas, e a visão destes peixes/cobras,  assustava-me tanto que durante anos tive medo de locais onde se vendesse peixe. (morto ou vivo).

O segundo piso era mais solarengo e atrativo (não existiam guilhotinas ou peixes rastejantes, só isso já era uma vitória.).

Era aqui que se se fazem as compras de lacticínios e mercearia, fruta e legumes. Poucos eram os produtos já empacotados, comprávamos nessa altura ao peso.

dsc_1107

Foi na cooperativa que ouvi pela primeira vez a palavra baunilha, ou como a minha mana e eu dizíamos “baumilha”.

As bolachas de baumilha que a minha avó comprava para o chá era um dos meus doces favoritos, e a ideia destas bolachas deliciosas e estaladiças, a acompanhar o chá servido em grandes chávenas de pyrex na cozinha da da minha avó enche-me ainda de conforto e alegria.

O bolo que vos proponho hoje é tao simples como as minhas primeiras memórias do ingrediente  que a Marta nos convida este mês a usar. Haverá algo mais singelo do que um bolo de baunilha? A receita é a minha base para quase todos os bolos, e faz um bolo delicioso, rico e muito fácil de preparar.

Como sempre as fotografias são do bolo mínimo que preparo cá em casa, mas indico a receita para uma forma de 21 – 22 cm de diâmetro, bolo dividido ao meio e recheado e coberto.

Bolo de baunilha

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 300 g de açúcar
  • 300 g de manteiga
  • 2,5 dl de iogurte de baunilha
  • 280 g de farinha
  • extracto de baunilha – 2 colheres de sopa
  • 2 colher de chá de fermento em pó.

 

Preparação:

Batam o açúcar com a manteiga até obterem um creme fofo. Numa caneca misturem a baunilha com os ovos e o iogurte. Misturem este preparado na massa de manteiga e açúcar, atermando com  a farinha e o fermento. Deitem o bolo na forma previamente barrada com manteiga e levem ao forno pré aquecido a 170C, até estar cozido e douradinho. Desenformem e reservem.

 

 

Para a cobertura e recheio:

Ingredientes:

  • 5 dl de natas
  • 200 g de queijo creme
  • 4 colheres de sopa de icing sugar
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha
  • bolachas baumilha para decorar

 

Preparação:

Batam as natas com o icing sugar e o extracto de baunilha, adicionem o queijo. Cubram e recheiem o bolo (bem frio), com o Chantilly e decorem com as bolachinhas de baumilha mesmo antes de servir para não amolecerem.

3 thoughts on “Baunilha, “baumilha” e a cooperativa. E um bolo lindo, fácil e delicioso para o fim-de-semana.

  1. Ah o Presto com os glutões, lembro-me tão bem!! E destas bolachas de baumilha tb, a minha irmã adorava, mas raramente nos era permitido comer, só em festas de anos ou ocasiões muito especiais. A mim n fazia mossa, q n gostava. Adoro bolo de baunilha, assim simples sem mais nada mesmo, porque sou completamente doida pelo sabor da baunilha, eu aliás cheguei a usar anoooos a fio uma água de colónia com cheiro a baunilha que se comprava no Celeiro e tinha o aroma das vagens de baunilha MESMO, o que eu delirava com aquilo!!! Agora queria uma fatiazinha deste bolo, isto assim não vale!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

  2. Olá minha doce amiga,
    o que eu gostei de ler este teu post. Também eu viagem até à minha infância, e à mercearia da aldeia da minha tia, onde quase tudo se comprava a granel. E estas bolachas de baunilha, o que eu gostava delas!.. e tantas que comi 🙂
    O teu bolo é tão simples quanto delicioso, e gosto tanto de receitas assim, com história.
    Obrigado…mesmo.
    Bem-vinda à nossa mesa da “Baumilha”
    Beijinhos
    Marta

    Gostar

  3. Minha amiga,
    O que me rio com estes teus posts.
    Até consigo vsualizar a peixeira a mostrar-vos as enguias vivas, lol.
    Eu sou louca por baunilha e da infância/juventude, só me lembro do sabor horrível daquela mestela que vendiam com o nome de “aroma de baunilha” (devia ser proibido)!!…
    Só provando a verdadeira se pode vencer este trauma e não é por acaso que o nome do meu blog é limão e baunilha, pois são mesmo os ingredientes que amo de paixão.
    Olha, cá eu, em tudo o que faço e onde a baunilha entre, é a olho…, uppssss, mais um bocadinho… upppssss…, mais umas gotinhas…, upppssss…, mais umas sementes, looolll!!
    Este bolo élindo e consegui visualizaressashoras do chá que mencioans e essas chávenas de Pirex,ehehehe!! Convenhamos, tenho saudades desses tempos puros e completamente verdadeiros!!
    Um beijinho,
    Lia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s