A Pastelaria · bolos e sobremesas · Cremes, molhos, gelados e mousses · desafios receitas

Tarte brûlée de limão

 Já a chegar o fim de Março e do desafio da Marta que desta vez nos convidou a usar limões como os ingredientes nas nossas receitas, aqui fica a minha participação neste passatempo que se tem vindo tornar mais e mais interessante em cada edição.

DSC_1171

 Para vos ser honesta a única dificuldade que tive este mês foi  escolherLimão Logotipo

uma receita à altura do desafio da Marta, porque a verdade é que eu adoro todas as frutas citrinas, e em especial o limão.

Não há como umas gostas ou um pouco da raspa da casca deste ingrediente quase mágico para iluminar e acordar o sabor de um prato. Tudo, de molho bechamel, a pasta, batatas cozidas, a uma mousse de chocolate, melhora com um toque de limão.

 DSC_1172

A receita que escolhi é uma deliciosa tarte brûlée de limão, uma sugestão que tem tudo para impressionar e fazer sucesso, mas que não deixa de ser surpreendentemente simples.Sirvam-na como sobremesa, ou acompanhada de uma chávena de chá ao lanche, vão adorar.

DSC_1174

Como vos disse há uns meses, os melhores queimadores para crème brûlée ou outras receitas, são os que se compram muito mais baratos e maiores do que os de brincar, em lojas de bricolage.

Se não querem perder tempo a fazer a massa de tarte, comprem um rolo de massa quebrada fresca, o resto faz-se em minutos.

DSC_1176

 Queimem a tarte apenas antes de a servir para o açúcar estar ainda estaladiço e tentador ao chegar aos pratos.

Tarte Brûlée de limão

Ingredientes:

Para a massa:

Ingredientes:

  • 190 gramas da farinha de trigo
  • 25 gramas de icing sugar
  • ½ ovo (guardem o resto para o recheio)
  • 100 gramas de manteiga

Preparação:

No processador de alimentos misturem a farinha com a manteiga e o açúcar. Acrescentem o meio ovo e processem até a massa começar a estar ligada. Formem um disco/retângulo dependendo do formato da vossa forma, com a massa e guardem-na no frigorífico durante 30 minutos. Estendam a massa e forrem uma forma de tarte, voltem a colocar a massa no frigorífico  mais 30 minutos, ou 10 no congelador. Piquem a tarte com um garfo, cubram-na com papel vegetal ou de alumínio e encham-na com arroz ou grao crú. Levam a forno pré-aquecido a 175C durante 15 minutos. Retirem o grao e o papel e voltem a levar ao forno até a massa estar bem cozida e estaladica.

Recheio:

  • 180 g de açúcar
  • sumo e raspa de 1 limão grande
  • 6 ovos
  • 2,5 dl de natas

Para queimar:

  • Açúcar

Preparação:

Facam e cozam a massa de tarte seguindo as isntrucoes que vos dou acima. É importante que a base fique bem fininha.

Depois da tarte cozida por completo retirem-na no formo e baixem a temperatura para 120C.

Numa tigela misturem  todos os ingredientes rapidamente e passen-nos através de um passador de rede fina para a base de tarte.

Levam ao forno durante aproximadamente 25 minutos. O centro da tarte tem de estar ainda macio, e balancar um pouco quando agitam ao de leve a forma.

Deixem arrefecer a tarte por completo e levem-na ao frigorifico. Antes de server polvilhem a tarte com acucar e queimem-na com um queimador a gás ou ferro quente como faziam as nossas avós com o leite crème.

3 thoughts on “Tarte brûlée de limão

  1. Oh minha querida,
    obrigado pelas tuas tão doces palavras! É sempre tão bom contar com a tua participação, e o entusiasmo e a dedicação com que aceitas o meu convite mês após mês deixa-me tão feliz e tão honrada 🙂
    A tua receita tem tanto de simples como de cativante e delicadamente elegante. E esse sabor! Impossível resistir. O limão tem realmente o poder de tornar tudo, qualquer receita, qualquer ingrediente mais especial.
    A mesa de março vai ser tão especial!
    Beijoca gigante
    Marta

    Gostar

  2. Querida Ana,
    Também estou a cada mês mais apaixonada pelo passatempo da nossa Marta e, como sabes, sou louca por citrinos e tal como tu, em especial o limão.
    Esta tarte tem a minha cara e nome escrito all over!!
    Não só pelo ingrediente principal, o limão, mas também porque amo tudo o que seja brulêe.
    Beijinho linda,
    Lia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s