A minha vida na Suécia · A Pastelaria · bolinhos e bolachas · comida sueca · Refeições light · refeições rápidas

Preparativos para uma Páscoa sem folares, cabrito, e sem stress

O menu do Domingo de Páscoa na Suécia é, já vos contei, igual ao menu da noite de Natal e igual ao menu do Solstício de Verão.

IMG_0024.jpg

Por aqui ao contrário do que me lembro de Portugal, não há folares nem bolas, cabrito ou batatinhas assadas. Não, mais arenque em pickles, mais batatas cozidas, mais ovos. (Podem se tiverem curiosidade ver imagens da Páscoa do ano passado em casa da Evelyn, aqui.)

Este ano, e embora eu trabalhe no fim de semana de Páscoa, festejamos este dia com uma refeição  aqui em casa.

E vocês “Ó Bageri, tu não estás boa da cabeça, sais do Hotel à uma da tarde e vens a cheirar a bacon e ovos Benedict servir o almocinho de Páscoa?” E eu…”É isso ou mais arenque e ovos cozidos…”

O viking e eu não somos como sabem pessoas religiosas, e em geral   mais do que a morte e ressurreição de Jesus, penso que se celebra na Suécia a chegada da Primavera e o acordar da natureza.

E é este o espirito que queremos trazer para casa e para a nossa mesa. Um refeição leve, cheia de cor e sabores frescos o a condizer com a época. Em vez de um almoço tradicional, que eu nem teria tempo de preparar, vamos (vou eu porque o viking vai às compras e aspira a casa enquanto come chocolates) servir uma seleção de mini pratos para que cada um coma o que lhe apetecer.

IMG_0023.jpg

Imagino que pelas vossas casas o forno vai estar ligado desde cedinho  com banda sonora da bênção urbi et orbi directamente de Roma, mas se optarem um passarem o dia ao Sol, e quiserem convidar a família para os amigos para algo mais informal aqui fica o meu menu.

Tenho pouco tempo e vou para a minha cozinha depois de chegar do trabalho, por isso não há nada complicado ou que qualquer um de vocês não consiga fazer.

As preparações começam hoje e podem ir seguindo os meus passos para uma Páscoa sem stress e sem carne, também através do instagram da Anasbageri.)

Salgados:

Cupcakes de salmão (sábado à tarde)

Ovos recheados (são cascas de ovos cheias com mousse de queijo fresco a fazer de clara e com “caviar” laranja em vez de gema) – vejam instruções no fim do post.

Scones de alho selvagem (ou cebolinho) – (sábado à tarde)

Sandes de queijo creme e pepino (pão de forma, fatias de pepino muito fininhas, queijo estilo philadelphia) (domingo)

Sandes com Skagen (um creme feito com endro, maionese e camarões.) (domingo)

(para grupos grandes sugiro também umas tartes, vejam  as minha receita muito antiga acompanhada de fotografias de muita qualidade: – Tarte de azeitonas e tomate

outra boa ideia que eu não vou pôr em prática, são ovos cozidos, cortados ao meio. Retira-se a gema que se mistura com ervas picadinhas, maioneses, camarões ou atum, e volta-se a rechear a clara com esta preparação a fazer de gema.

Doces

Whrills de água de rosas (biscoitinhos recheados de chantilly e doce de morango – terça-feira – biscoitos, finalização no domingo)

Vasinhos de erva cidreira (ou menta) – mousse de erva cidreira, crumble de biscoitos de chocolate, erva cidreira para decorar)

Bolo de Páscoa –  o meu delicioso Bolo caminha agora numa decoração primaveril. – bolo caminha, creme de manteiga, doce de morangos, chantilly, decoração de sugar paste – (o bolo é feito sexta-feira, recheado e coberto no sábado – decorações no Domingo)

Creme brulee com flor de laranjeira e pistachoscreme bruleé perfeito com passo a passo para principiantes aqui, aromatizado com um pouco de água de flor de laranjeira e decorado com pistachos.

Eu nao terei tempo, mas estas bolachinhas decoradas, são também fáceis de fazer, boas para entreter os vossos minis, e ficam lindas numa mesa primaveril. Vejam a receita aqui

DSC_1179

 – Usar cascas de ovos para servir comida.

Terão visto há anos, penso que na segunda sessão do Masterchef Austrália, uma sobremesa que “eggs and soldiers”, servida dentro de casquinhas de ovos.

IMG_0026.jpgEstas tigelinhas são lindas e originais, podem servir tantos pratos doces como salgados e são ideias para a Páscoa.

Comecem por com a ajuda do canto perto do punho de uma faca, partir a casca do ovo de forma a o esvaziar. (aproveitem os ovos para por exemplo fazer o vosso bolo de páscoa com esta receita.)

Levem as cascas a ferver durante três minutos. Deixem arrefecer as cascas e depois com cuidado retirem a membrana que está ainda dentro do ovo e que vai parecer um pouco como uma pele que se descola muito facilmente do interior de todo o ovo.

Sequem as casquinhas e estão prontas a usar.

3 thoughts on “Preparativos para uma Páscoa sem folares, cabrito, e sem stress

    1. e sim, é tipo cevada pensal e mocambo, eu comprei da delta pq estava em promoção é afinal é muita boa, livra, até ando a beber no leitinho e tudo mesmo é velhinha ahahahah. Manda-me é os scones de alho selvagem, que eu mando-te a cevada ahahahah.

      Gostar

  1. Querida Ana,
    Mesmo sendo estes mini pratos todos, vais ter uma trabaleheira enorme, mas é tudo tão bom. Tenho de ir passar a Páscoa aí contigo…
    Os cupcakes, que desconhecia, vão já comigo, pois são mesmo a minha cara!!
    Por cá vai haver cabrito sim, não por motivos religiosos nem nada que se pareça, mas porque é tradição mesmo entre os amigos escoceses com quem celebramos a Páscoa.
    Quanto aos folares e afins, sinceramente, nao gosto nada e portanto, dispenso tudo isso. Para sobremesa, será algo à base de suspiro que, como sabes, é a minha perdição e guilty pleasure…
    Ohhh Esses eggs and soldiers…
    assim que li a tua frase, veio-me logo à cabeça a imagem deles.
    Se me lembro!!! Não é receita do Heston?
    Beijinhos linda e uma Páscoa muito feliz,
    Lia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s